sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Vinhos e rakijas



Uma coisa que tenho que admitir aqui é a qualidade dos vinhos e rakijas. Por preços acessíveis e com grande variedade, é possível tomar ótimas bebidas.
Os vinhos cada vez mais passam a ser conhecidos pelos outros países da Europa. Como ainda a produção de vinho é artesanal, isso dá um diferencial muito grande.
Quando cheguei aqui não sabia quais vinhos eram bons. Depois de um tempo investigando a área descobri, com uma grande amiga minha apreciadora de vinho, os sabores e marcas que me agradam.
As rakijas, bebida destilada da ameixa ou uva, são um mundo a parte. Há rakijas feitas de nozes, ervas, mirtilo, pêra e as mais docinhas, que adoro, de mel e cereja. Como já tinha comentado sobre as feiras que ocorrem seguidamente em Zagreb, há sempre chance de provar mais algum sabor que não conhecia e levar pra casa um novo aperitivo.
Ontem tive a oportunidade de provar uma rakija de azeitonas! Pois é, nunca tinha imaginado tomar algo assim. Esta minha amiga me ofereceu e acabei provando. Achei bem forte e diferente o gosto, mas valeu provar.
Quem passar pela Croácia sugiro que prove umas dessas bebidas, pra quem gosta de álcool e sabores diferentes, não vai se arrepender!

4 comentários:

  1. tão bom passar por cá e assistir a uma verdadeira viagem turística, com paisagens e ainda sabores da Croácia ( e Brasil...) gosto tanto!!!!!!
    beijinhos
    cláudia

    ResponderExcluir
  2. Coisa boa saber disso, Cláudia!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Marília!
    Quando estivemos na Croácia, provamos tds os vinhos que pudemos, mas ficamos encatados com o espumante, que, se não me falha a memória, chamava-se Vodnika.
    Foi no nosso último jantar, no restaurante do hotel que fica na praça principal da cidade. Um momento que gardaremos para sempre, um sabor que dificilmente tremos esquecer!
    Trouxemos dois vinhos e uma cerveja para casa.

    bjx,

    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniele
      não conheço este Vodnika, mas vou dar uma provada.
      Adoro o licor de cereja e o gemist.
      Há vinhos bem gostosos por aqui.
      Beijos!

      Excluir