Pular para o conteúdo principal

Turismo no inverno Croata












Esse fim de semana estivemos com duas turistas brasileiras aqui em Zagreb. Depois de fazermos o city-tour, o passeio pelos castelos fomos para os Lagos Plitvice. Não sabíamos exatamente como estariam os lagos, somente que parte estava congelada, algumas trilhas fechadas e um trecho da estrada não estava limpo.
A prova que não estamos acostumados a fazer turismo no inverno por achar que não há muito o que ver, pra mim, caiu por terra. Nesse passeio vimos uma das paisagens mais lindas que podia imaginar. Cena de filme, tudo branco, só nós na estrada e muita neve.
No caminho paramos em Rastoke, um lugarzinho com moinhozinhos cercados de quedas dágua, um amor! No verão, as pessoas páram no meio da estrada pra tomar banho de rio.
Depois, chegamos ao Parque Nacional Plitivicka Jezera, com 16 lagos, que é protegido pela Unesco como patrimônio da humanidade, desde 1979! Geralmente, a cor da água é de um tom incrível, meio esverdeado ou azulado pra alguns. Dessa vez, estava quase tudo congelado, mas dava pra ver um poquinho da linda cor!
Colocarei algumas fotos dos lugares no verão e no inverno pra verem a diferença!
P.S Interessante é lembrar que saímos de Zagreb sem neve e somente no caminho, quanto mais se aproximavamos da região de Lika, mais a paisagem se embranquecia e a neve começava a cair!

Comentários

  1. Marilia, as fotos estão lindas! Da próxima vez que formos à Croácia tu e o Jerko tem que prometer nos levar lá!
    Abraço,
    José

    ResponderExcluir
  2. Oi, Zé!
    Pode deixar, está prometido!Agora só falta vcs voltarem pra cá de novo!
    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marilia, me chamo Marcos e moro no Rio de Janeiro. Vendo vários sites indicando países baratos de se viver pergunto, qual o custo de maneira geral para se viver na Croácia ?

      Excluir
    2. Oi Marcos, não sei como tá o custo aí, mas sugiro ver no site numbeo que mostra super bem e compara entre duas cidades!

      Excluir
  3. Lindaaaaaasss fotos[o contraste!] mas melhor no verão! sem dúvida!!para mim,claro ! As brasileiras devem ter gostado muitoooooo! Tenho que conhecer também esse lugar tão famoso e lindoBeijos marta

    ResponderExcluir
  4. Bah!as fotos ficaram incríveis, o lugar é lindo.Como tu disse, parece de filme. :)
    Abraço
    Nil

    ResponderExcluir
  5. Meu deussssssssssssssssssssssssssssssssss,
    Nil tu apareceu por aqui! Que coisa boa! Viu só que lugar lindo? Agora já tens motivo pra vires nos visitar! Estamos esperando!!!bjs
    Mami,
    tu tb tens que voltar aqui pra conhecer!
    bjão

    ResponderExcluir
  6. Bem...é mesmo muito muito bonito!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Marilia, que paisagens incríveis!
    Como é bom descobrir esses lugares maravilhosos e redescobri-los a cada estação!
    Tomara que um dia eu consiga ir a Croácia!
    Fiquei feliz por conhecer seu blog e saber que temos coisas em comum.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Belas fotos! Adoro fotos de neve. Mesmo as coloridas parecem preto e branco...
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Estou apaixonada pela Croácia e por um croata. Estamos noivos, ele vem ao Brasil em Abril e pretende me levar...rsrs. Pretendo me mudar o mais rápido possível para este lindo país. Irei morar em Slavonski Brod. É um homem doce, apaixonado, um gentleman. Adorei seu blog. Gostaria de poder contactar por email, msn, conhecer um pouco mais da cultura croata. meu email é birosa2010@hotmail.com. Abraços e felicidades.

    ResponderExcluir
  10. Olá queridas,
    que bom que gostaram das fotos!
    Realmente as fotos na neve parecem preto e branco!!!
    Liège espero que um dia venhas conhecer esse lindo país!
    Mais uma apaixonada por um croata! Seja bem- vinda querida, não deixaste nome!Já te escrevi pra que possamos nos falar melhor!
    Um beijo a todas!

    ResponderExcluir
  11. Que lugar lindo! Estou ansiosa para conhecer...Abraços, querida.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Aldenice!
    Realmente eh lindo demais! Acho que vais gostar tb!
    Abc,

    ResponderExcluir
  13. Minha mãe nasceu em Osijek e morou em Hrastovac, interior da Croácia.Pretendo conhecer esse lindo país dos meus antepassados, que tanto sofreram por ter de deixá-lo em épocas tão difíceis...Parabéns pelas lindas fotos! Vc está morando aí? De que parte do Brasil vc é?
    Abraço e curta muuuuiiiito essa oportunidade.
    Vilma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vilma! Meu pai nasceu em Osijek. Também pretendo ir naquela região antes de morrer.
      Vou tentar me comunicar com a Marília para traçarmos um roteiro pra "velha"......rs.....Lucia

      Excluir
  14. Olá Vilma,
    bem vinda! Nossa que legal saber de uma brasileira com origens croatas!
    Que bom que gostaste do blog!!!
    Moro aqui faz quase 3 anos, sou casada com um croata e dou aula de História e Civilização Brasileira no curso de português na faculdade!
    Sou gaúcha de Porto Alegre e tu?
    Espero que possas vir um dia pra cá, pois esse é um país lindo com uma paisagem maravilhosa e história muito interessante!
    Em que ano a tua mãe foi para o Brasil e pra onde?
    Um abraço grande pra ti tb e pode deixar que estou curtindo muiiiiiiiiiiiiiiiiiito!

    ResponderExcluir
  15. Marilia!!! Ahhhh meu sonho eh conhecer Plitvice no inverno, as fotos sao incriveis!
    Conheci tambem Rastoke quando fui a Plitvice, mas era inicio do outono (estava bem quente ainda).. cada dia que passa eu fico mais apaixonada pela Croácia!
    Ps: impressão minha ou o teu blog virou um point das brasileiras apaixonadas por croatas? hehehehe
    bjao

    ResponderExcluir
  16. Oi, Renata!
    Realmente Plitvice no inverno é incrível!!!Vale à pena ver de novo hehehe!
    Sim, o blog virou um baita point!!!! Fazer o que, esses croatas são uns sedutores de brasileiras heheeh!!Bj

    ResponderExcluir
  17. Realmente é maravilhoso, existem lugares e existem lugares, esse é o lugar, parece um sonho.Rangel.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Rangel
    realmente eu nunca tinha visto uma paisagem como essa, é deslumbrante!
    Bem vindo ao blog!

    ResponderExcluir
  19. Oi Marilia, não sabia nada sobre a croácia, agora estou em uma busca enorme de informações sobre. Vou para croácia esse ano para cidade de Split, mas o único "problema" que provavelmente eu vou em janeiro e volto em fevereiro para um estágio internacional, eu tenho o período de set/2012 até maio/2013 para ir, mas só posso ficar por 2 meses, como estou estudando , não queria perder aula, por isso estou querendo ir em jan-fev. Gostaria de conversar com vc por e-mail se possível, hidden_pps@hotmail.com . Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Patrick
    pode deixar que vou te escrever e aí falamos com calma!

    ResponderExcluir
  21. Olá, Marilia. Tudo bem?

    Em julho deste ano, minha esposa e eu passaremos 20 dias pela Europa. Chegaremos à França (Paris), no dia 1º de julho. De lá, iremos à Hungria (Budapeste), Ljubljana e Bled (Eslovênia) e Croácia (Zagreb, Lagos Plitvice e Pula). Nosso vôo de volta à Paris (pela Ryanair, no dia 14 de julho), sairá de Pula, e já está comprado. Como será nossa primeira vez na Croácia, gostaria (se possível, claro) de falar contigo, por e-mail. Em verdade, precisamos de dicas de transportes. Ou seja, como nos locomoveremos aos destinos que lhe escrevi. A principio, passaremos dois dias em Zagreb. Depois, a idéia é seguir dos Lagos Plitvice até Pula. Gostaríamos de fazer tudo de ônibus, se assim for mais interessante.

    Desde já, muito obrigado pela atenção e ajuda.

    Meu e-mail é:

    israelazevedo@rocketmail.com


    Felicidades,

    Israel

    ResponderExcluir
  22. Oi, Israel

    tudo ótimo.
    Que legal que vocês vêm pra cá!
    Pode deixar que vou dar as todas as dicas que precisarem.
    Vou te mandar um mail pra falarmos melhor!
    Felicidades pra vocês tb!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marília!
      Tudo bem?
      Primeiramente, adorei o blog! Com toda certeza, nao irei para a Croácia sem lê-lo por inteiro

      Só q estou com o mesmo problema do Israel.. Simplesmente nao encontro informacoes de como me deslocar dentro da Croácia. Irei fazer uma viagem pelo leste europeu, e sairia de Vienna para Zagreb. E entao gostaria de conhecer Zagreb, Plitvice, Zadar (ou Split, estou na dúvida entre as duas, pois o roteiro é corrido) e Dubrovnik (que me disseram ser imperdível).. Por favor, me ilumine um pouquinho? =) Está difícil de verdade encontrar informacoes!
      Há ônibus entre estas cidades? Ou é escasso?
      Agradeço desde já pela ajuda.
      Um abraço,
      Luíza

      luiza_azevedo15@hotmail.com

      Excluir
  23. Oi, Luíza
    tudo ótimo!
    Que bom que gostaste do blog!
    Já te mandei um mail com as dicas!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  24. Marilia,
    Simpático o seu blog! Andou pensando em conhecer o Leste europeu - Croácia, Montenegro, Bulgária, não fiz ainda o roteiro. Normalmente alugo carro e dirijo bem nas estradas, mas não sei nesses países se teria a mesma facilidade, se as estradas são sinalizadadas como, digamos, na nossa europa mais conhecida e, além do mais, como seria fazer um percurso no mes de janeiro, por conta do clima. Há també a questão da moeda, pois a gente depois do euro se desacostumou de pensar em câmbio. Se você pudesse me dar umas dicas, ficaria muito agradecida. Meu mail é dalara@oi.com.br
    um abraço, Maria

    ResponderExcluir
  25. Oi, Maria
    que bomq ue gostaste do blog!
    Vou te mandar um mail para conseversarmos!
    Abraço,
    Marília

    ResponderExcluir
  26. A Croácia parece mesmo um país muito bonito , porém é muito pouco divulgado aqui no Brasil.
    Vou utilizar suas imagens em um trabalho escolar sobre esse país tão pouco conhecido.

    ResponderExcluir
  27. Oi, Anônimo
    realmente a Croácia é muito linda e as informações sobre ela no Brasil ainda são poucas.
    Obrigada por avisar que vais usar as imagens. Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  28. Oi Marilia,
    Adorei seu blog, moro em Malta e estou indo para Croacia o mes que vem ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,

      nossa, Malta!! Que loucura!
      Que bom que gostou!
      Espero que aproveite bem aqui!
      Beijo

      Excluir
  29. Oi Marilia!

    Parabens pelo seu post!

    Eu vou ficar em Zagreb durante o mes de Dezembro e queria saber de lugares ao redor para conhecer, cidades ao redor, se da pra ir de onibus ou eh melhor trem, se tem lugar para passar o final de semana.

    Vou te passar meu email, ok?!

    camilinhabarbosa@yahoo.com.br

    Obrigada desde ja!

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Olá Marilia!
    Estou planejando uma viagem a Croácia em agosto e tenho lido todo o seu blog em busca de informações. Obrigada pela generosidade!
    Tenho encontrado a mesma dificuldade que outros leitores teus, quanto aos meios de locomoção dentro da Croácia. Meu roteiro vai ser muito parecido com o da Luíza, à exceção de que devo seguir de Split ou Dubrovnik para a Grécia.
    Se puder me encaminhar o email com dicas, ficarei muito grata!!

    acnovato@terra.com.br

    Boa sorte em terras estrageiras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Então, não é tão difícil como parece. Há ônibus entre as cidades e eles dão conta direitinho!
      Te escreverei um mail pra falarmos com calma
      Obrigada!

      Excluir
  31. Olá, suas fotos estão mesmo lindas.
    No meu caso sou português e estou a 'gostar' de uma croata. Ela esteve cá no inverno passado, e convidou-me para passar o próximo Natal em sua casa.
    Eu gostaria de saber mais ou menos como são os preços na Croácia, lembrando que sou de um pais de moeda Euro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      os preços, mais ou menos, regulam com Portugal. Conheço o seu país e posso dizer que há coisas mais caras e outras mais baratas. Na costa é mais caro, principalmente durante a temporada de verão.

      Excluir
    2. Obrigado, vou para Zagreb e será inverno. Acredito que o frio lá será maior do que aqui.

      Excluir
    3. De nada!
      Com certeza, é bem mais frio que aí! Costuma nevar por aqui, se agasalhe!

      Excluir
  32. Oi Marilia
    Estamos (Elizete e Eu) planejando uma viagem para a Italia em Novembro, a Elizete manifestou a vontade de conhecer a Croacia....mas em novembro.Estou com uma dúvida enorme se o frio de novembro não é uma roubada...
    Vc pode me ajudar ou pode dar algumas indicações?
    Abs
    Edward

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edward e Elizete,
      olha, a temperatura é praticamente a mesma que na Itália. Ainda não faz muito frio, na minha opinião!
      Há ainda turistas nesta época, mas não há praia!
      Caso queiram tirar mais dúvidas, me escreva para mariliapcscz@gmail.com
      Abs e bem vindo ao blog!

      Excluir
  33. Olá Marilia, gostei muito do blog :)
    eu estou pensando em passar a virada do ano 2013/2014 em Zagreb com alguns amigos (adoro a Croácia)

    o que você me diz ? há muitas coisas interessantes lá para se fazer nessa data ?

    abraço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      que bom que gostou!
      Há shows na praça principal na noite da virada, fogos, festas em locais fechados e feiras durante o dia. Sinceramente, até agora não passei o ano novo, então não posso dar a minha opinião! Só posso adiantar que é bem frio e pode nevar.
      Abs,
      Marília

      Excluir
  34. Olá Marilia que bom, encontrei um blog óptimo, que fala sobre a Croácia. Já tem mais uma seguidora!:) Vou para a Croácia para a semana, mais a minha bebé e gostava de pedir-lhe umas dicas se possível! Vou enviar-lhe um e-mail para mariliapcscz@gmail.com. Muito obrigada:)

    ResponderExcluir
  35. Oi Cátia,
    Pode me escrever! Imagina!

    ResponderExcluir
  36. Olá Marilia! Estou indo a Europa no final de novembro e minha viagem termina em Praga. Eu e os companheiros de viagem estamos com um grande interesse em conhecer a Croácia, porém pela época do ano e o tempo um pouco corrido estamos na dúvida se seria aconselhado. Na verdade temos livre o dia 01(no qual saímos de Dublin) até o dia 05(no qual já estamos com hotel comprado em Budapeste). Você acha que vale a pena pela época do ano? Acha muito corrido? Obrigada, Thais.
    thaisguimaraespe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Oi Thais,
    Eu acho que vale sim senão se importam em não pegar praia e ter tempo frio. Acho que dá pra conhecer algo neste tempo sim. Te escreverei pro mail.
    De nada!

    ResponderExcluir
  38. Oi xará! hehe
    Sou louca para conhecer a Croácia e talvez tenha um tempo livre no final de outubro. É muito frio essa época do ano, chove muito ou é tranquilo pra ir? Imagino que não dê pra pegar praia nessa época, né? Ainda assim, você acha que vale a pena?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  39. Oi, Xará!
    Não costuma estar ainda muito frio, mas como o tempo está louco vai saber!
    Acho que vale a pena sim, não costuma ter muita chuva e a paisagem é super bonita, é outono. Não, praia não rola...
    De nada!

    ResponderExcluir
  40. Oi! Tudo bem? Vou para Zagreb dia 02 de Maio vindo de Budapeste. Gostaria de saber qual o melhor jeito de ir (trem ou ônibus) e aonde comprar a passagem aqui do Brasil..
    Obrigada
    Mayara

    ResponderExcluir
  41. Ou Mayara,
    conheço pessoas que fizeram este trajeto de trem e foi tranquilo. Acho que não dá pra comprar pela internet, só na estação, mas dá uma olhada no site deles! fica tranquila que nesta época não tem muita gente então dá pra comprar sem stress, em geral!
    De nada!

    ResponderExcluir
  42. Oi Marilia, lindo blog e parabéns pela ótima energia.
    Estamos indo de férias e dentro do roteiro está Croácia.
    Entraremos por Dubrovinick, 31/01, onde eu quero passar meu aniversário dia 01/02. Seguiremos rumo ao norte onde sairemos por Zagreb para Budapeste no dia 09/02.
    Gostaria de dicas locais para conhecer em uma semana. Também gostaria de saber se é possível viajar de trem, ônibus, ou alugar um carro?
    Quero conhecer o parque dos lagos, como faço para fazer um tour com agência de viagem? (achei lindas as tuas fotos no inverno)
    Obrigada pela atenção!
    Rosilene (de Porto Alegre)

    ResponderExcluir
  43. Olá Marilia, tudo bem contigo? Conheci seu blog agora quando comecei minhas buscas da viagem que farei em janeiro. Minha viagem vai ser Paris, algumas cidades da Suíça, algumas da Italia (onde alugaremos um carro) e de veneza quero muito ir a Bled e Lago Plitvice. Estou com certo receio em pegar esse último trecho e pesquisando bastante para ver se realmente vale a pena no inverno. Tenho medo de chegar lá e estar completamente vazio, tipo, lugares fantasmas kkk. Já fui a Europa outras vezes e algumas cidades pequenas pareciam fantasmas mesmo, sem ninguém nas ruas. Vc que foi no lago no inverno, como funciona? Quais foi sua impressão? Tem como me mandar mais fotos por email para nos basearmos?? muito obrigada, Cristiana
    cristianaadvogada@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. Oi Cristiana, te responderei por mail então!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marília ! Tudo bem ?

      Adorei seu blog ! Estou á procura de algumas dicas sobre a Croacia no inverno . Eu e marido vamos para a Croacia dia 10/02 e voltaremos dia 28/02, serão 10 dias. Queria saber se neva nesta época e se faz muito frio? O que devemos fazer, dicas do que conhecer nesta época . Amamos frio e queríamos ver a neve, esquiar e somos amantes da gastronomia. Ouvi dizer que há estações de esqui, verdade ? Temos somente medo de estar muito frio impossível de sair , e encontrar tudo fechado e cidades muito vazias . Isso acontece ? De puder me ajudar , ficaria muito grata .


      Anne - meu e-mail é silva.anne.k@gnail.com

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Souvenirs croatas

Sempre que a gente vai pra algum lugar é comum comprarmos alguma lembrança quando voltamos pra casa. Toda vez que vou ao Brasil, tento levar produtos orginais e interessantes daqui. A listinha básica vai desde rakija (equivalente à nossa cachaça, mas feita de uva, ameixa, etc.), sachês de lavanda, bombons Bajadera feitos de avelã e chocolate, Vegeta (tempero para comida feito de legumes secos), coração de Licitar (são feitos de pão de mel, inicialmente, mas hoje servem para decorar) até coisas mais caras como gravatas, canetas tinteiro e guarda chuvas vermelhos. A gravata, pra quem não sabe, é uma invenção croata do século XVII. Quando os soldados croatas foram lutar na França, amarraram um lenço ao redor do pescoço e os franceses deram uma aperfeiçoada. Já a caneta tinteiro foi inventada por um eslovaco, nacionalizado croata, Slavoljub Eduard Penkala, (nasceu na Eslováquia, mas viveu em Zagreb ). No início do século XX, ele criou e patenteou a caneta. Depois de fazer a lista o d

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar. Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas!  Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem u

De volta a ser uma guia brasileira na Croácia: costurando uma colcha de retalhos!

É fim de ano, pandemia, mas ainda há turismo em Zagreb!  Ao retornar a viver na Croácia é incrível perceber as diferenças entre os dois países, as pessoas mais fechadas, a temperatura gelada, as árvores com um pouquinho de gelo e as decorações natalinas. Tentar vivenciar as alegrias de inverno, as temperaturas baixas, sem neve, tem sido um desafio e tanto! Voltar a guiar aqui é uma experiência única, principalmente, tratando de ser a primeira guia brasileira na Croácia. Quando cheguei em 2008, quase não havia brasileiros e muito menos, turistas da nossa terra por aqui. Tanto mudou nestes anos... novos guias brasileiros, diferentes turistas, a cidade mais moderna e cosmopolita, a pandemia, tudo novo, de certa forma.  O fato é que é um prazer poder apresentar este país que tenho tanto carinho, que me deu tanto e que respeito muito aos nossos conterrâneos. Por ter voltado ao Brasil por 2 anos e meio, depois de 11 anos de Croácia e agora estar aqui de novo, é muito interessante ver Zagreb