Pular para o conteúdo principal

Mudança de conceitos


Desde que vim morar na Croácia mudei meus conceitos em relação aos afazeres de casa, de beleza, além dos tamanhos de apartamentos e casas. Há horas estava querendo escrever sobre isso e lendo o post http://vivernasuecia.blogspot.com/2011/10/estilo-de-vida-europeu-e-sustentavel.html resolvi fazê-lo.
Aqui na Europa, podemos dizer, os costumes são diferentes em relação às empregadas domésticas, salões de beleza, etc. Quero dizer que rara são as pessoas que têm alguém pra limprar a casa e quando tem, vem uma vez por semana. Eu e o Jerko limpamos sozinhos, eu faço minhas unhas, depilação, etc...
Sobre os apartamentos, me dei conta que no Brasil, na realidade em que vivi, eles eram bem maiores que os daqui. No começo estranhava, mas quando passei a limpar a casa me dei conta o porquê disso, além dos preços exorbitantes por metro quadrado.
Hoje estranho quando alguém me fala de empregadas domésticas, apartamentos enormes e idas ao salão de beleza frequentemente. São costumes diferentes, culturas que somente quando estamos longe percebemos com outro olhar. De certa forma, acho que a gente se adapta com as novas realidades e aprende a valorizar o que tem.

Comentários

  1. É realmente interessante observar costumes diferentes, e sentir que eles são melhores que os nossos quando nos trazem oportunidades de nos tornarmos "cuidadores" de nossas vidas!
    As vezes viver anos numa cidade pequena e vir para a cidade grande já é um baque nos nossos costumes, imagine uma cultura diferente!
    Avante e bons aprendizados, beijos
    A gente aprende junto.

    ResponderExcluir
  2. Realmente essas vivências nos dão uma outra noção de realidade. Vivendo e aprendendo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Acho que estamos no meio dos costumes do Brasil e Croácia. A crise geral vai fazer com que passemos a deixar de poder pagar a empregadas a frequentar menos o cabeleireiro... só é mau porque isso gera mais desemprego...Mas tudo bem! eu faço bem todas as tarefas de casa e até ajuda a exercitar o corpo. Ainda trato do jardim e gostava de fazer uma mini horta.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma interessante comparação!
    Realmente as mudanças têm seu lado bom e ruim, temos que aprender a nos adaptar.
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marilia!

    Esta sendo complicado para mim qui nos Estados Unidos. A minha casa e enorme e nao tenho empregada, uma faxineira cobra 200,00 por dia, e nao e o dia todo. :( Mas estou me virando...

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Waleska
    imagino que não deva estar sendo fácil...Além disso, as casas aí são sempre enormes.
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Oi Marília!
    É verdade isso que vc escreveu...eu, por exemplo, achei que os pais do meu namorado fossem super ricos porque têm empregadas, mas daí com o tempo reparei que isso era muito comum aquí no Brasil. Sinceramente, não estou conseguindo me acostumar com isso e as vezes até fico querendo gritar com a empregada para que me deixe lavar a louça e arrumar o meu quarto em paz. Que saco!
    beijos!
    Lada

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lada
    que bom te ver por aqui!
    Imagino que deva ter sido um choque pra ti ver as empregadas no Brasil. Pra nós é muito comum, mas pra quem não é de lá...Hoje quando vou ao Brasil já olho diferente! Te entendo totalmente!
    Beijos, bem vinda ao blog e manda notícias!!!

    ResponderExcluir
  9. olá Marilia.Adoro ler suas histórias e por outro lado acabo conhecendo um pouco da cultura dos croatas vista por uma brasileira.
    Estou de casamento marcado com um croata e ano que vem mudo para a cidade de Zadar,confesso que estou super feliz com esta mudança e bem realista das dificuldades que vou,encontrar,apesar de falar fluente inglês,sei que para falar com a minha futura familia nem sempre usarei a lingua inglesa,então o que mais me preocupa é em relaçao lingua deles...eu acho um pouco dificil para pronunciar.Voce pode me dar algumas dicas.Um grande abraço e até mais.Andréia

    ResponderExcluir
  10. Oi, Andreia
    bem vinda ao blog!

    Nossa que legal saber da tua vinda pra Zadar!

    Fico contente em ver que estás ciente das dificuldades e diferenças culturais que vais encontrar ao vir pra cá. Muita gente acha que é fácil, mas não é. Tem que ter muito querer!
    Em relação à língua, acho que é fundamental aprender o croata, pois abre muitas portas. Não é fácil, mas é possível! Tem que se esforçar bastante, mas dá pra aprender!
    Será um prazer te algumas dicas! Me manda um mail pra podermos conversar melhor, ma.lica@hotmail.com
    Um grande abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  11. Percebi a mesma coisa quando estive aí (não só Croácia, mas na Europa em geral). As pessoas "se viram" melhor sozinhas (falando em classe média-média alta), não precisam de empregadas, salões de beleza semanais, carros novos a cada 2 anos (padrão americano importado por nós)... enfim, "luxos" atualmente indispensáveis em muitos lares brasileiros mas supérfluos para os europeus... Em compensação acho q eles têm um "luxo" que ainda não temos (ou, não sabemos aproveitar), como, viagens e conhecimento de mundo muito maior do que o nosso. Acho que os europeus sabem vivem muito melhor do q a gente (sem questões sociais, falo de classe média para classe média). Em geral o brasileiro quer muito ter/parecer e o europeu quer muito ser/conhecer.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rê
    ao ler teus comentários vejo que temos uma opinião bem parecida! Fico feliz de ver teus comentários por aqui! Tô louca pa gente se ver ao vivo, falta pouco!
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Oi!!! Às vezes demoro para postar, mas sempre volto! hehehe
    Sim, quando chegares, por favor, me avise e vamos tomar um "café" ;) O Ante já vai estar por aqui também! Beijão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Souvenirs croatas

Sempre que a gente vai pra algum lugar é comum comprarmos alguma lembrança quando voltamos pra casa. Toda vez que vou ao Brasil, tento levar produtos orginais e interessantes daqui. A listinha básica vai desde rakija (equivalente à nossa cachaça, mas feita de uva, ameixa, etc.), sachês de lavanda, bombons Bajadera feitos de avelã e chocolate, Vegeta (tempero para comida feito de legumes secos), coração de Licitar (são feitos de pão de mel, inicialmente, mas hoje servem para decorar) até coisas mais caras como gravatas, canetas tinteiro e guarda chuvas vermelhos. A gravata, pra quem não sabe, é uma invenção croata do século XVII. Quando os soldados croatas foram lutar na França, amarraram um lenço ao redor do pescoço e os franceses deram uma aperfeiçoada. Já a caneta tinteiro foi inventada por um eslovaco, nacionalizado croata, Slavoljub Eduard Penkala, (nasceu na Eslováquia, mas viveu em Zagreb ). No início do século XX, ele criou e patenteou a caneta. Depois de fazer a lista o d

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar. Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas!  Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem u

De volta a ser uma guia brasileira na Croácia: costurando uma colcha de retalhos!

É fim de ano, pandemia, mas ainda há turismo em Zagreb!  Ao retornar a viver na Croácia é incrível perceber as diferenças entre os dois países, as pessoas mais fechadas, a temperatura gelada, as árvores com um pouquinho de gelo e as decorações natalinas. Tentar vivenciar as alegrias de inverno, as temperaturas baixas, sem neve, tem sido um desafio e tanto! Voltar a guiar aqui é uma experiência única, principalmente, tratando de ser a primeira guia brasileira na Croácia. Quando cheguei em 2008, quase não havia brasileiros e muito menos, turistas da nossa terra por aqui. Tanto mudou nestes anos... novos guias brasileiros, diferentes turistas, a cidade mais moderna e cosmopolita, a pandemia, tudo novo, de certa forma.  O fato é que é um prazer poder apresentar este país que tenho tanto carinho, que me deu tanto e que respeito muito aos nossos conterrâneos. Por ter voltado ao Brasil por 2 anos e meio, depois de 11 anos de Croácia e agora estar aqui de novo, é muito interessante ver Zagreb