sexta-feira, 28 de outubro de 2011

União Europeia? Não, obrigado


Estamos vivendo um momento muito delicado aqui na Croácia. O ex-primeiro ministro está sendo julgado pela corrupção enquanto estava no governo (ele deixou o mandato e depois tentou fugir). Além disso, no fim do ano são as eleições pro parlamento e em janeiro será o Referendum: quando o povo votará a favor ou não da entrada da Croácia na União Europeia.
Não sou entendida de enconomia, mas tenho acompanhado um pouco e conversado com os croatas pra ver qual é a opinião deles.
Essa imagem "União Europeia? Não, obrigado" tenho visto seguidamente pelas ruas, em camisetas, cadeiras de roda, adesivos, etc. Grande parte das pessoas está contra, pois a Uniao Europeia está numa crise enorme e a Croácia também. Nas televisões há diversas propagandas explicando as perguntas da população e facilidades da UE. A data da entrada já está marcada para julho de 2013, agora é esperar pra ver.

5 comentários:

  1. O Ante é contra... Ele acha que pode trazer benefícios (talvez a médio-longo prazo), mas o risco de virar uma Grécia é alto, segundo ele. Fora que tem a idéia da Croácia ser uma fonte natural (principalmente água) para Europa e ligação para os países do leste/oriente, o que pode ser prejudicial se o governo virar um fantoche da verdadeira EU (alemanha e frança). Só sei que já há muitas, muitas villas e casas na Dalmácia e ilhotas que já não pertencem aos croatas... Enfim, parece que o país está vivendo um leilão.

    ResponderExcluir
  2. Conheço várias pessoas que têm a mesma opinião que o Ante. Te confesso que estou bem curiosa pra ver o que vai dar!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Se for inevitável no momento, que seja para o melhor!
    Bjao

    ResponderExcluir
  4. Também estou curiosa para ver o que vai acontecer e torço para que seja o melhor para a Croacia .
    Vi num livro de uma pessoa que estava sentada ao meu lado a palavra croata[várias vezes] então pedi lhe se me daria o nome do que estava lendo:A era das revoluções"de Hobsbawn da editora Paz e TerraConheces ou melhor já ouviste falar? BEIJOS Marta

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mami
    conheço sim este livro. Já li alguns capítulos!
    Beijos e saudades!!!

    ResponderExcluir