sábado, 15 de outubro de 2011

Pensamentos...


Uma coisa que há tempos me incomoda e me preocupa são as crianças vestidas de adulto. Acho que não existe quase mais roupas infantis, e sim de micro adultos.
Há uma indústria enorme voltada para o público infantil. As crianças desde cedo são bombardeadas com marcas de roupas pra que se sintam mais bonitas e melhores. O que me deixa indignada é ver aqueles tocos de gente vestidos com roupas de adulto e de marca. Desde bebês usando jeans e camisa pólo (aqui vejo muitos), a menininhas na escola usando jeans, colete, botas, iguais a mulheres adultas. Me pergunto por que os pais fazem isso...
Me lembro quando tinha 10 anos e fui a uma festa de aniversário de um colega meu. Lá me senti diferente e discriminada pois era a única que estava usando um vestido e não calça jeans. Me senti muito mal.
Pra quem me conhece sabe que sempre me interessei pelos estudos de gênero e publicidade. Escrevi minha monografia de fim de curso sobre a influência dos anúncios de beleza e higiene numa revista nos anos 30. Consegui verificar que desde então os padrões de beleza e eterna juventude já existiam. Me dá a sensação que nada mudou e na verdade, só tem piorado. Se antes as mulheres usavam espartilho, hoje elas colocam silicone e assim vai...
Bem, esse é um desabafo que há horas queria colocar pra fora e acabou tomando forma.

3 comentários:

  1. Marilinha!
    Estes modismos vem e vão...Vem e vão...
    Quem veste as crianças são os pais!O que deve prevalecer é o conforto!
    Conheço fotos da minha mãe e suas irmãs, usando maravilhosos e confortáveis vestidinhos levíssimos e com as pernas totalmente de fora, em 1930,no Rio de Janeiro e em passeio com os pais! No Boom da Mini-saia,minha mãe achava o assunto antiquérrimo e foi a primeira a cortar a barra de todas as nossas saias, inclusive a do uniforme de escola!A freira superiora chamou para uma conversinha e ela foi categórica:"Estamos no Brasil, é verão, que sentido tem as crianças usarem estas roupas pesadas e européias até a canela da perna, com este calor de 40 graus?
    Nos dias atuais as marcas investem na família para ampliar as vendas.Mas falta bom-senso, principalmente quando usam a mesma gramatura de um tecido jeans de adulto para a criança!As pequenas ficam imobilizadas ou uns robôzinhos...Aproveitamento do tecido não é design infantil.Design de vestuário infantil é outro departamento e outros princípios que devem considerar inclusive e principalmente a mobilidade,o conforto e as temperaturas!!!
    Beijinhos e saudades da Fernandinha

    ResponderExcluir
  2. Onde anda a Peixinha???
    Beijinhos da Fernandinha

    ResponderExcluir
  3. Fernandinha querida,
    estou aqui do outro lado da telinha!
    Concordo com o que escreveste!
    Espero que a gente se veja em janeiro no Rio!
    Beijo!!!

    ResponderExcluir