sexta-feira, 27 de abril de 2012

Plantando tudo dá

Há horas estou querendo plantar umas ervas aromáticas. Finalmente ontem consegui comprar sementes de manjericão, pois não tinha de alecrim nem hortelã. 
Hoje usei as minhas pazinhas fofas que ganhei de presente do meu irmão e cunhada. Me senti uma expert! Mãos à obra, plantei numa sementeira e agora é esperar pra ver! 


8 comentários:

  1. QUe feliz coincidência!

    Aqui em casa tem uma área boa que bate muita luz, e tambem quero fazer uma horta de ervas. Fui atrás de informações que me surpreenderam, por exemplo, algumas ervas tem que ficar sozinhas nos vasos, eles tem que ser fundos, outras podem e devem se misturar, e podem ser nas jardineiras...diante de tanta informação, pensei em pedir ou buscar orientações de quem entende.

    Voce tem essas noções? Se tiver coloca aqui que eu vou seguindo depois. QUando eu souber melhor te aviso tambem, o projeto horta ficou suspenso temporariamente que o sol virou, nao esta amis batendo ali, coisas de marinheia de primeira morada, rsrs.

    Boa sorte com a sua hortinha, e muitos aromas para vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coincidência mesmo!
      Pois é, quando chega nesta época sempre fico afim de fazer uma pequena hortinha! Já tinha dado uma pesquisada e a partir disso comecei.
      O que eu achei foi o seguinte:

      1 - Em qualquer lugar
      Para programar uma horta, nem é preciso dispor de espaço. A paisagista Ana Claudia e Costta Pinto usou o parapeito da janela para enfileirar as pás para cereal com ervas e temperos: a partir da esq., capuchinha, sálvia, manjericão, cebolinha, bálsamo, sálvia e alecrim. O trato é simples. “Bastam quatro horas diárias de sol e regas todos os dias para que se desenvolvam”, diz Ana Claudia. A dica antes de plantá-las na pá para cereal ou em qualquer outro recipiente é fazer um furo no fundo, para drenar a água e não encharcar demais as espécies.

      2 - Mudas misturadas
      Jardineiras são ótimas para driblar a falta de espaço em apartamentos ou áreas pequenas, porque podem conter mudas de diferentes tipos. Cuidado apenas ao escolher as espécies que dividirão a mesma caixa. A hortelã tem raízes invasoras, que destroem as de outras espécies. “Deve ser plantada sozinha, assim como a salsinha”, diz a herborista Sabrina Jeha, da Sabor de Fazenda. “O que se usa mais é melhor ter em vaso separado”, completa ela. Algumas misturas que dão certo: alecrim, tomilho e sálvia; manjericão, anis, carqueja e sálvia; e manjericão, manjerona e cebolinha.

      3 - Adubos naturais
      Uma horta caseira pode ter o luxo de ser orgânica. Além da torta de nim, que aduba e afasta pragas e doenças, pode-se usar húmus de minhoca ou torta de mamona, que é rica em nitrogênio e faz com que as folhas fiquem grandes e robustas. no entanto, cuidado: a torta de mamona é tóxica para bichos e crianças. Evite misturá-la à farinha de osso, porque os cachorros são atraídos pelo cheiro. Pode-se substituir a torta de mamona pela torta de algodão.

      Espero que aproveite as dicas! Vamos trocando ideias e ajudando uma a outra!
      Obrigada e pra ti tb!

      Excluir
    2. Que legal Marilia muito obrigado! VOu guardar com chave de ouro essas dicas, e vou pesquisar mais tambem, vamos trocar figurinhas na hortinha, rsrs beijos!!!

      Excluir
    3. De nada, imagina!
      Vamos nos falando! Sempre é bom trocar informações!
      Beijo e bom fim de semana!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi, Rebeca

      bem vinda!

      Vou te mandar um mail pra gente conversar com calma então!
      Beijo

      Excluir
  3. Olá, Marilia.
    Por coincidência, hoje meu marido e eu mexemos em nossas plantas, que estavam precisando de vasos maiores.
    No momento, não temos mais esses temperinhos, mas já tivemos salsinha e manjericão. É bom demais colher os temperos na hora!
    Também tenho o costume -e a necessidade, por causa do trabalho- de ler e reler vários livros ao mesmo tempo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Liège
    já tive manjericão e hortelã e adorei a sensação de poder colher na hora. Agora dei uma espiada e o manjericão tá nascendo devagarinho! Tomara que vingue!
    hehe também?! Pois é, sempre achei estranho o jeito que a minha mãe lia e agora faço igual!
    Beijo!

    ResponderExcluir