sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar.
Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas! 
Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem uma transição. É o mesmo que li e percebo em relação à chegada do capitalismo aqui na Croácia durante a guerra de independência de 1991-1995, não foi lento e gradual e sim, boom, chegou e se instalou. Ninguém está preparado para as mudanças que iriam ocorrer com esses fatos e para quem está dentro nem consegue entender direito o que está acontecendo, só percebe que algo mudou.
Vamos levando e aprendendo com os novos ventos. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste a...