domingo, 22 de abril de 2012

Zagreb: Máquina do tempo

Sábado de manhã, em Zagreb, é o dia em que se vai ao mercado Dolac comprar verduras, frutas e flores. Toma-se um café no sol, conversa-se com os amigos e disfruta-se do bom tempo.
Ontem, quando eu estava passeando pelo centro, vi que começou a chamada Máquina do tempo. É um projeto da Associação Turística da cidade, para incentivar o turismo, que reúne uma porção pessoas fantasiadas de personagens históricos croatas. A sensação que se tem é realmente de voltar no tempo. Me deparei com um baile, no coreto, com várias pessoas vestidas à carater.   
O interessante desse projeto é que além de se ver jornaleiros, escritores, soldados e governantes dos séculos XVIII e XIX, pode se parar para falar com eles e aprender a história de cada um. Ano pasado conheci alguns deles, ao guiar alguns grupos, e tiramos umas fotos bem legais! 


Zagreb: Máquina do tempo vai de 21.4 até 30.9, acontece na Cidade Alta aos sábados, das 17 às 20 horas, quando o tempo está bom.

5 comentários:

  1. Interessante, para alguns, momentos de emoção. Certamente para os mais velhos, uma oportunida de ficar jovem. Para os jovens um contato com o passado para abraçar sua própria história.
    www.saitica.blogspot.com
    daniel

    ResponderExcluir
  2. que bacana!
    aqui sabado tambem é dia de mercado.
    deve ser incrivel viver numa cidade onde a tradição milenar propicia no mesmo espaço livre encontros para a gente suprir as necessidades das compras e dos afetos. as cidades europeias tem uma configuração preciosa que nos traz liçoes urbanas ate hoje, beijos e muito bom proveito!

    ResponderExcluir
  3. Pois é Daniel, é interessante perceber como para cada idade tem um significado diferente.
    Abraço!

    Concordo contigo, Sílvia!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Olá Marília! Pretendo viajar para a Croácia no próximo mês e achei seu blog - muito legal. Sabe me indicar o melhor meio de fazer viena - zagreb? Tenho 5 dias, queria ficar 1 noite em zagreb, 1 dia nos plitivice e os outros 3 no litoral quais praias perto de zadar vc indicaria?
    Obrigada!
    Thaís

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thaís
    que bom que vens pra cá e achaste o blog!
    O mais fácil é de ônibus, dá umas 5 horas.Tem trem, também, mas demora mais, em geral.
    Acho legal o roteiro, podes ir em alguma ilha na frente de Zadar, têm várias. Pertinho de tem tb a ilha de Pag que é muito linda. Para onde vais seguir depois?
    Se quiseres, me manda um mail pra poder conversar melhor, ma.lica@hotmail.com
    Bem vinda ao blog!

    ResponderExcluir