Pular para o conteúdo principal

A Troca da Guarda

Este fim de semana assistimos a Troca da Guarda, na Praça São Marcos, cidade alta. A ideia é lembrar dos cavaleiros do século XVII, na época em que inventaram a gravata. Os croatas fizeram parte da Guerra dos 30 anos, colaborando com o exército francês contra a Inglaterra. Reza a lenda que as mulheres amarravam os lenços nos pescoços dos homens antes da viagem, os franceses gostaram da "moda" e deram uma aperfeiçoada e se tornou a famosa "cravate", em croata "kravata". Sempre recomendo àqueles que querem um souvenir típico que comprem a gravata.
Toda vez que assisto a esses homens montados nos cavalos, com o sol à pino, roupas quentes e pele na cabeça me dá uma agonia danada. Que calor, hein! Muito querer! 
Posso dizer que é um "espetáculo" interessante e realmente é impactante. Não é todo dia que a gente vê algo deste estilo nas ruas! 


Comentários

  1. Aqui é igualzinho, tenho até dó dos pobres coitados nesse calor deshumano com essas roupas quase invernais. "Ossos do oficío"!

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Sério?! Nao creio! Dá uma pena, né!? Fazer o quê!Bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Marilia td bem? Estava fazendo umas pesquisas sobre a Croacia e achei o seu blog. Eu vivo em Luxemburgo e vim passar uns dias aqui em Zadar, amanha eu volto. Eu notei que aqui tem poucos brasileiros e os croatas sao bem tranquilos. Sera q eh impressao minha? rss Peço desculpas se fui inconveniente, mas nao sabia onde comentar.

    Depois da uma passada no meu blog: www.patixavier.com

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia
      imagina, fico feliz que tenhas comentado!
      Tudo ótimo! Que legal, Luxemburgo!
      Sim, há 200 brasileiros, mais ou menos, na Croácia e os croatas em geral são calmos, exceto quanto assistem a partidas de futebol hehe!
      Dei um pulinho no teu blog e achei bem legal, vou olhar mais com calma!
      Bem vinda ao blog e brigada pelo comentário,
      bj!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Turismo no inverno Croata

Esse fim de semana estivemos com duas turistas brasileiras aqui em Zagreb . Depois de fazermos o city-tour, o passeio pelos castelos fomos para os Lagos Plitvice. Não sabíamos exatamente como estariam os lagos, somente que parte estava congelada, algumas trilhas fechadas e um trecho da estrada não estava limpo. A prova que não estamos acostumados a fazer turismo no inverno por achar que não há muito o que ver, pra mim, caiu por terra. Nesse passeio vimos uma das paisagens mais lindas que podia imaginar. Cena de filme, tudo branco, só nós na estrada e muita neve. No caminho paramos em Rastoke , um lugarzinho com moinhozinhos cercados de quedas dágua, um amor! No verão, as pessoas páram no meio da estrada pra tomar banho de rio. Depois, chegamos ao Parque Nacional Plitivicka Jezera , com 16 lagos, que é protegido pela Unesco como patrimônio da humanidade, desde 1979! Geralmente, a cor da água é de um tom incrível, meio esverdeado ou azulado pra alguns. Dessa vez, est...

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar. Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas!  Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem u...

De volta a ser uma guia brasileira na Croácia: costurando uma colcha de retalhos!

É fim de ano, pandemia, mas ainda há turismo em Zagreb!  Ao retornar a viver na Croácia é incrível perceber as diferenças entre os dois países, as pessoas mais fechadas, a temperatura gelada, as árvores com um pouquinho de gelo e as decorações natalinas. Tentar vivenciar as alegrias de inverno, as temperaturas baixas, sem neve, tem sido um desafio e tanto! Voltar a guiar aqui é uma experiência única, principalmente, tratando de ser a primeira guia brasileira na Croácia. Quando cheguei em 2008, quase não havia brasileiros e muito menos, turistas da nossa terra por aqui. Tanto mudou nestes anos... novos guias brasileiros, diferentes turistas, a cidade mais moderna e cosmopolita, a pandemia, tudo novo, de certa forma.  O fato é que é um prazer poder apresentar este país que tenho tanto carinho, que me deu tanto e que respeito muito aos nossos conterrâneos. Por ter voltado ao Brasil por 2 anos e meio, depois de 11 anos de Croácia e agora estar aqui de novo, é muito interessante ve...