terça-feira, 12 de junho de 2012

A Troca da Guarda

Este fim de semana assistimos a Troca da Guarda, na Praça São Marcos, cidade alta. A ideia é lembrar dos cavaleiros do século XVII, na época em que inventaram a gravata. Os croatas fizeram parte da Guerra dos 30 anos, colaborando com o exército francês contra a Inglaterra. Reza a lenda que as mulheres amarravam os lenços nos pescoços dos homens antes da viagem, os franceses gostaram da "moda" e deram uma aperfeiçoada e se tornou a famosa "cravate", em croata "kravata". Sempre recomendo àqueles que querem um souvenir típico que comprem a gravata.
Toda vez que assisto a esses homens montados nos cavalos, com o sol à pino, roupas quentes e pele na cabeça me dá uma agonia danada. Que calor, hein! Muito querer! 
Posso dizer que é um "espetáculo" interessante e realmente é impactante. Não é todo dia que a gente vê algo deste estilo nas ruas! 


4 comentários:

  1. Aqui é igualzinho, tenho até dó dos pobres coitados nesse calor deshumano com essas roupas quase invernais. "Ossos do oficío"!

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Sério?! Nao creio! Dá uma pena, né!? Fazer o quê!Bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Marilia td bem? Estava fazendo umas pesquisas sobre a Croacia e achei o seu blog. Eu vivo em Luxemburgo e vim passar uns dias aqui em Zadar, amanha eu volto. Eu notei que aqui tem poucos brasileiros e os croatas sao bem tranquilos. Sera q eh impressao minha? rss Peço desculpas se fui inconveniente, mas nao sabia onde comentar.

    Depois da uma passada no meu blog: www.patixavier.com

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia
      imagina, fico feliz que tenhas comentado!
      Tudo ótimo! Que legal, Luxemburgo!
      Sim, há 200 brasileiros, mais ou menos, na Croácia e os croatas em geral são calmos, exceto quanto assistem a partidas de futebol hehe!
      Dei um pulinho no teu blog e achei bem legal, vou olhar mais com calma!
      Bem vinda ao blog e brigada pelo comentário,
      bj!

      Excluir