sexta-feira, 15 de junho de 2012

Desabafo: coisas que odeio na Croácia

Como em qualquer lugar do mundo, há muitas coisas coisas que não gosto na Croácia e me irritam profundamente. Recentemente, vivenciei algumas delas.
Odeio o mal humor das pessoas nos locais de trabalho, públicos ou não. Agora mesmo liguei pra um lugar e foram tão rudes que resolvi dizer na cara da pessoa que ela é mal educada e desliguei. NUNCA faço isso, sou extremamente educada, mas ultimamente minha paciência está no fim. 
Outra coisa que me enlouquece é o sistema burocrático do país, principalmente relacionado a parte dos vistos de moradia. Estou há 4 anos e meio e a cada ano tenho que renovar meu visto. Até aí, tudo bem, mas o sistema é muito idiota e requer muuuuuuuuuuuuita paciência e papéis. A cada ano parece aumentar o número de documentos, talvez não seja. Não há organização para receber informações, então cada vez que se chega no balcão, as pessoas têm que buscar mais papéis, comprar um selo (biljega) para colocar no requerimento, uma confusão. Aí as pessoas furam a fila e demora mais ainda. Desta vez, até que durou pouco, 2h na polícia. Nos últimos anos passeio horas esperando, um saco.
Acho que por estar meio estressada passei a falar o que me vem na cabeça e não me importar muito com o que os outros pensam. Na própria polícia, falei para a senhora que estava me atendendo que o colega dela é muito rude e ano passado jogou o passaporte em mim. Infelizmente vai ser o mesmo infeliz que vai me dar o visto daqui a um mês. Não entendo como colocam pessoas que não sabem lidar com outras num tipo de trabalho como este, muito menos com estrangeiros. Há muita coisa para melhorar neste quesito. É nessas horas que sinto falta do meu país, mesmo com todos os seus problemas. A simpatia do brasileiro não tem igual.

8 comentários:

  1. Eu tenho trauma de ir na policia e de carimbar papeis! Me lembro que para casar eu tive que colocar tanto carimbo em tanto documento que cheguei a enlouquecer! Finalmente, minha domovnica saiu. Mas por causa do meu pai, pq se fosse pelo Nik eu ia estar carimbando documento ateh hoje! Rs... Saudades de vc! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karen
      saudades tuas tb!
      Pois é, realmente esta polícia traumatiza as pessoas, é incrível!
      Coisa boa, viva! Parabéns, agora vai ficar tudo mais fácil!
      Beijo

      Excluir
  2. Esse tratamento é proposital. É para que os estrangeiros não respirem por muito tempo. Uma maneira fdp de mandar o cidadão "plantar cebola" ! Arre égua não gosto de lembrar do meu tempo de exilado. Nossa burocracia tb é irritante, lidar com a polícia é igual em qualquer parte. Assim é a vida, "bola prá frente que atrás vem gente" !
    daniel do www.saitica.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que é, mas não dá pra aguentar, me tira do sério!
      Tu deve ter passado por poucas e boas.
      É isso, aí, não dá pra se abalar não!
      Adoro teus comentários por aqui!
      Abração!

      Excluir
  3. Eu lembro ano passado da gente indo na Polícia pra vc ver seu visto! Infelizmente parece que o drama não melhorou em nada...ô Europa

    ResponderExcluir
  4. Eu tb me lembro direitinho, pra tu ver que as coisas não mudam não...

    ResponderExcluir
  5. olá tudo bem?
    Meu nome é Viviane, sou brasileria .Estou morando na Croácia á 4 meses... o meu passaporte vai expirar no ano que vem no mês de maio... não pude conseguir o visto de 1 ano por causa disto.. Vc sabe se poderei renovar meu passaporte por aqui mesmo por agora e dar uma outra entrada para o pedido de visto para 1 ano? bjss

    ResponderExcluir
  6. Oi, Viviane
    e, que cidades vives?Nossa que pena.
    Sim, na embaixada brasileira em Zagreb podes renovar. Boa sorte!Bj

    ResponderExcluir