Pular para o conteúdo principal

Receita croata




Como adoro cozinhar e descobrir receitas novas, pensei em postar aqui uma receitinha croata muito saborosa e fácil de fazer. Me lembrei da Sílvia, do blog http://sylribeiro.blogspot.com/, ela sempre posta umas comidinhas muito gostosas que me inspiram!
O nome da receita é meio complicado, chama-se čušpaiz, mas o sabor é ótimo! Na verdade, é um refogado feito com qualquer legume, mas esse é meu predileto, uma mistura muito interessante: batata com pepino! Já fiz aqui em casa pra vários brasileiros e teve uma ótima aceitação. Vamos lá! Pra duas pessoas leva:
2 batatas
1 pepino
1 cebola pequena
1 dente de alho pra quem gosta (isso fui eu quem incrementei, pois adoro alho)
Primeiro, descascar os legumes, ralar o pepino no ralador grosso, picar a cebola e o alho e cortar a batata em cubos médios.
Refogar o alho e cebola no óleo, acrescentar depois o pepino e deixar alguns minutinhos.
Adicionar a batata, o vegeta (tempero croata feito de legumes secos, muito saboroso)e sal, cobrindo com água.
Depois de uns 5 minutos de cozimento, acrescentar a páprica. Verificar quando a batata estiver cozida, retirar uma parte e esmagar, colocar de volta na panela e mexer. A consistência é de um ensopadinho grosso.
No fim, se acrescenta um pouco de creme de leite. Fica uma delícia!
Dobar tek (bom apetite)!
P.S Se alguém testar, me avise como ficou!

Comentários

  1. legal! otima receita, adorei ser lembrada aqui.
    vou fazerem casa, com algumas variantes, seguindo sua receita e usando batata doce e erva doce por exemplo, creme de leite a base de aveia, nossa quanta ideia aparece de repente! obrigado marilia namastê!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida
    que bom ver que já tens mil ideias como incrementar e refazer a receita! Adorei!
    Beijo e me avisa como ficou!

    ResponderExcluir
  3. Olha, quanto ao maracuja que tu planta, tem que ser na primavera ou verao, essa planta num eh de frio. Depois que ela crescer e der flores, vc precisa polinizar com cotonete, porque nao deve ter aí uma abelha chamada mamangava, ela é especialmente criada na natureza pra polinizar maracujazeiros.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, obrigada pela informação!
    Não sei quem és, mas fico muito agradecida!

    ResponderExcluir
  5. Olá Marília,

    Adorei a receita e o seu blog!

    Já estou te seguindo!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  6. OI, Ilália

    que bom que apareceste por aqui! Adorei conhecer o teu blog!

    Bem vinda!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Marília: copiei essa receita mas ainda não a fizVou fazê la e te dizer mas jás comi na tua casa e achei deliciosa! Beijos Marta

    ResponderExcluir
  8. OI, mãe
    tens que tentar fazer, pois é mto gostosa e simples!
    Beijos com saudades!

    ResponderExcluir
  9. Oi Marilia ,
    Sou nelson laskowsky aqui do Rio, eu e minha mulher estamos indo nessa quinta para Dubrovnik , vamos até Budva/Montenegro e voltamos cruzando toda Croacia até Bled e terminamos em Zagreb dia 19 de outubro tudo de carro.
    Li todo seu blog desde o inicio atras das suas observações e dicas .
    Vi sua paixão pela comida , algo que temos em comun , sou dono aqui no Rio do restaurante Fellini (http://www.facebook.com/fellini.rj?v=wall)
    e proponho uma "troca" queria saber de algumas sugestões suas de restaurantes em Zagrb e ou em outros lugares que voce conheça ou sugira e mesmo o que pedir típico,assim como lugares que voce julgue imperdiveis de se conhecer pela Croacia .
    Em troca teria imenso prazer em receber voces dois aqui no nosso bufê gastronomico como convidados em uma visita ao Rio de Janeiro.
    desde já agradeço a sua atenção.
    saudações,
    nelson e ana
    a proposito em nossa pagina ha links para varias das nossas receitas.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nelson
    que legal ver que temos uma paixão por comida em comum! Com certeza recomendarei pra vocês alguns pratos típicos e restaurantes! Adorei a proposta da troca, agradeço desde já e adianto que iremos ao Rio no início de janeiro! Fico muito feliz com o convite!
    Se puderes, me manda um mail pra poder te escrever com calma, o meu é ma.lica@hotmail.com
    Posso dizer desde já que vocês irão provar uma culinária muito gostosa e um pouco diferente da nossa!
    Abraço!
    P.S Tu já tinhas passado por aqui antes, né? Pois fui ao site do teu restaurante e me lembrei!

    ResponderExcluir
  11. Vou testar a receita...ou melhor, vou traduzir e falar pra minha amiga que gosta de cozinhar fazer pra gente, da última vez que fui me aventurar a fazer ovos mexidos quase arranquei a ponta do meu dedo! hahaha! Como vc já percebeu, sou mto despreparado... Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Bem, não precisa nem dizer que tu na cozinha não combina! Me lembro do nissin miojo aqui em casa heheh!
    Beijos e boa sorte aí!

    ResponderExcluir
  13. Ficou muito boa! Fiz com gengibre e o pepino realmente surpreendeu: dá pra ser comido quente e parece abobrinha. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  14. Que bom que gostou! Nossa, deve ter ficado interessante com gengibre!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Marilia. td bem? Meu nome é Inara Cencig, sou redatora em um site (Lar Natural) e amei a sua receita. Estamos fazendo um especial da copa e postei com os devidos créditos e link para o seu blog esta receita! Se voc~e quiser mandar uma foto sua com o prato, será maravilhoso! O meu email é inara@inaracencig.com.br O Nosso site é o www.lar-natural.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Inara, td!
    Que bom que gostou!
    Nossa, dei uma olhada no site e achei muito legal. Que legal que vais colocar a receita lá! Obrigada!
    Não tenho nenhuma foto minha com o prato infelizmente senão
    mandaria.
    Quando vais postar a receita?

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber onde eu consigo o condimento FANT EO VEGET aqui no Brasil minha mae e Croata e temoa muita dificuldade para conaeguir produtos da Croacia.. temos costume de toda semana saborear a SARMA. delicia...
    M

    ResponderExcluir
  18. Olá, infelizmente não sei onde! Sugiro contactar a Associação brasileiro-croata e perguntar se por acaso sabem!

    ResponderExcluir
  19. Olá Marilia, comprei um vidro de conserva de Motar, mas nao sei o que é, nem consigo traduzir... vc conhece?

    ResponderExcluir
  20. Oi Vera,motar é uma planta com que se faz conserva. Nunca comi!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Souvenirs croatas

Sempre que a gente vai pra algum lugar é comum comprarmos alguma lembrança quando voltamos pra casa. Toda vez que vou ao Brasil, tento levar produtos orginais e interessantes daqui. A listinha básica vai desde rakija (equivalente à nossa cachaça, mas feita de uva, ameixa, etc.), sachês de lavanda, bombons Bajadera feitos de avelã e chocolate, Vegeta (tempero para comida feito de legumes secos), coração de Licitar (são feitos de pão de mel, inicialmente, mas hoje servem para decorar) até coisas mais caras como gravatas, canetas tinteiro e guarda chuvas vermelhos. A gravata, pra quem não sabe, é uma invenção croata do século XVII. Quando os soldados croatas foram lutar na França, amarraram um lenço ao redor do pescoço e os franceses deram uma aperfeiçoada. Já a caneta tinteiro foi inventada por um eslovaco, nacionalizado croata, Slavoljub Eduard Penkala, (nasceu na Eslováquia, mas viveu em Zagreb ). No início do século XX, ele criou e patenteou a caneta. Depois de fazer a lista o d

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar. Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas!  Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem u

De volta a ser uma guia brasileira na Croácia: costurando uma colcha de retalhos!

É fim de ano, pandemia, mas ainda há turismo em Zagreb!  Ao retornar a viver na Croácia é incrível perceber as diferenças entre os dois países, as pessoas mais fechadas, a temperatura gelada, as árvores com um pouquinho de gelo e as decorações natalinas. Tentar vivenciar as alegrias de inverno, as temperaturas baixas, sem neve, tem sido um desafio e tanto! Voltar a guiar aqui é uma experiência única, principalmente, tratando de ser a primeira guia brasileira na Croácia. Quando cheguei em 2008, quase não havia brasileiros e muito menos, turistas da nossa terra por aqui. Tanto mudou nestes anos... novos guias brasileiros, diferentes turistas, a cidade mais moderna e cosmopolita, a pandemia, tudo novo, de certa forma.  O fato é que é um prazer poder apresentar este país que tenho tanto carinho, que me deu tanto e que respeito muito aos nossos conterrâneos. Por ter voltado ao Brasil por 2 anos e meio, depois de 11 anos de Croácia e agora estar aqui de novo, é muito interessante ver Zagreb