Pular para o conteúdo principal

Hum - a menor cidade do mundo









Neste fim de semana fomos a Hum - a menor cidade do mundo, segundo os croatas! Dizem que lá somente vivem 17 pessoas!
No caminho passamos por diferentes regiões e paisagens. Sempre fico abismada com as diferenças na vegetação, temperatura, etc...
Saímos de Zagreb com o tempo nublado, com 3 graus, chegamos na região de Gorski Kotor onde estava tudo nevado e ao se aproximar de Rijeka, na costa, o sol estava brilhando e o céu azul, 10 graus! Muita alegria!
Em Hum, além de visitar a famosa cidadezinha tive a alegria de conhecer a Marina, uma brasileira que mora também aqui na Croácia! Nos conhecemos pelo blog e acabamos descobrindo que temos muitas coisas em comum!
Passamos um dia lindo muito bem acompanhados, com uma comida gostosa e muito papo!!!
To be continued...
P.S As fotos não estão muito boas, pois fiquei conversando com a Marina e acabei as tirando na corrida!

Comentários

  1. Vejo que continua uma amante de viagens, certo?

    Tudo bem? Que lugar lindo, só me dá vontade de continuar a rodar pela Europa em um mochilão. Estou fazendo estágio agora aqui no Brasil, assim que juntar um $ estou aí de novo!

    Escrevi o último post, depois dê uma olhada!

    Espero que esteja bem, saudades de tomar aquela cerveja no Medvedgrad!
    Bjos e se cuida!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marília! Que lugar lindo!!! Só 17 pessoas? Vou esperar a continuação! beijos.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com inveja da Marina!
    Saudades de nosso chimarrão e dos dias zagrebinos ou zagrebenses ou ainda zagrebianos... você escolhe!
    beijinho

    ResponderExcluir
  4. As fotografias não estão BOAS?????? ainda bem que estas bonitas fotografias mostram esta linda cidade. Adorei!

    ResponderExcluir
  5. OI Marilia td bem eu postei um comentário hj cedo mas acho que ele se perdeu. O pior é q eu escrevi pra caramba! rsrsrsrsrsrs É que eu estou indo morar aí na Croacia e estou querendo conhecer mais brasileiros perdidos em Hrvatska. Foi qnd te encontrei.
    BJks
    P.S. Se quiser me add no skype prisalves81

    ResponderExcluir
  6. Oi Priscila, não recebi teu comentário. Bem vinda no blog!
    Se quiseres falar comigo direto manda mail pra ma.lica@hotmail.com
    Quando tu vens? Bj

    Cláudia,

    que bom que gostaste das fotos. Eu disse que não estão boas, pois as tirei na corrida!Bjs e brigada pelo carinho!

    José Luiz!!!
    Saudades sim dos nossos altos papos e mates!Como vai a vida por aí?
    bjs

    Pois é Walesca, 17 pessoas! O lugar é muito pequeno mesmo e de difícil acesso! Mas é um amor! bj

    E aí, Melito!
    Finalmente voltaste a escrever no blog!!Estava com saudades dos teus posts e comentários! Viagens? Mas é claro, tche!
    Espero que a vida por aí esteja boa e que voltes pra cá logo!Seria muito legal tomar mais uma ceva juntos! Avisa se vieres, ok? bjão e saudades

    ResponderExcluir
  7. Essa neve toda foi a caminho de Hum? Nem dá pra acreditar! hahaha Também adorei Hum, e o passeio foi muito legal, especialmente por ter conhecido voce pessoalmente!! Espero que voces venham assim que puderem, nos visitar aqui em Pula!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Sim, muita neve, Marina! A paisagem muda muito, é incrível!
    Adorei o dia mesmo, foi mto legal! Esperamos tb poder visitá-los logo, seria muito legal!
    bj, obrigada pelo convite e vcs estão tb convidados pra virem aqui!!

    ResponderExcluir
  9. Deve ser muito bom morar em um lugar assim!!!!

    ResponderExcluir
  10. deve ser maravilhoso morar em um lugar ondee so tem ceu e uma vasta paisagem verde.to cansada do sufoco aqui de belem.hum que me aguarde!

    ResponderExcluir
  11. AMEI ESTA CIDAde tão pequena e tão grande em beleza,ainda chego ai...

    ResponderExcluir
  12. Oi Marília.... Você tem fotos de dentro da cidade de Hum???? Estou me programando para as férias e você acendeu uma luz no meu caminho..... Adorei a dica..... Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  13. Tenho poucas, sugiro dares uma olhada no google!que bom!

    ResponderExcluir
  14. Que lindinho a menor cidade ,tenho muita vontade de conhecer aí abraço.

    ResponderExcluir
  15. Olá Marília,

    Sou Claudino, brasileiro e tenho 37 anos. sou administrador de empresas aqui no Brasil, mais precisamente em Salvador Ba e penso em fazer um intercambio cultural e queria algumas dicas sobre a croácia.

    Queria saber sobre a facilidade ou dificuldade de ir a passeio, com relação a cursos ou até mesmo pra morar e desta forma com relação a trabalho e facilidade ou não pra permanecer no país.

    Vi hoje dia 29/07/14 uma reportagem sobre a Cidade Hum e me apaixonei.

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  16. Oi Claudino,
    é super fácil viajar pela Croácia, o país é bem tranquilo e seguro. Caso precise de algum serviço tenho a minha agência de turismo Kamauf Tours, www.kamauf-zagreb.com
    Quanto aos cursos não sei te dizer, estou por fora. Para trabalhar está difícil, a taxa de desemprego é bem alta e quanto ao visto é preciso ser casado com croata ou ter visto de trabalho, são as mesmas leis da União Europeia.
    Hum é um amor!
    De nada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Souvenirs croatas

Sempre que a gente vai pra algum lugar é comum comprarmos alguma lembrança quando voltamos pra casa. Toda vez que vou ao Brasil, tento levar produtos orginais e interessantes daqui. A listinha básica vai desde rakija (equivalente à nossa cachaça, mas feita de uva, ameixa, etc.), sachês de lavanda, bombons Bajadera feitos de avelã e chocolate, Vegeta (tempero para comida feito de legumes secos), coração de Licitar (são feitos de pão de mel, inicialmente, mas hoje servem para decorar) até coisas mais caras como gravatas, canetas tinteiro e guarda chuvas vermelhos. A gravata, pra quem não sabe, é uma invenção croata do século XVII. Quando os soldados croatas foram lutar na França, amarraram um lenço ao redor do pescoço e os franceses deram uma aperfeiçoada. Já a caneta tinteiro foi inventada por um eslovaco, nacionalizado croata, Slavoljub Eduard Penkala, (nasceu na Eslováquia, mas viveu em Zagreb ). No início do século XX, ele criou e patenteou a caneta. Depois de fazer a lista o d

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar. Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas!  Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem u

De volta a ser uma guia brasileira na Croácia: costurando uma colcha de retalhos!

É fim de ano, pandemia, mas ainda há turismo em Zagreb!  Ao retornar a viver na Croácia é incrível perceber as diferenças entre os dois países, as pessoas mais fechadas, a temperatura gelada, as árvores com um pouquinho de gelo e as decorações natalinas. Tentar vivenciar as alegrias de inverno, as temperaturas baixas, sem neve, tem sido um desafio e tanto! Voltar a guiar aqui é uma experiência única, principalmente, tratando de ser a primeira guia brasileira na Croácia. Quando cheguei em 2008, quase não havia brasileiros e muito menos, turistas da nossa terra por aqui. Tanto mudou nestes anos... novos guias brasileiros, diferentes turistas, a cidade mais moderna e cosmopolita, a pandemia, tudo novo, de certa forma.  O fato é que é um prazer poder apresentar este país que tenho tanto carinho, que me deu tanto e que respeito muito aos nossos conterrâneos. Por ter voltado ao Brasil por 2 anos e meio, depois de 11 anos de Croácia e agora estar aqui de novo, é muito interessante ver Zagreb