domingo, 13 de fevereiro de 2011

Almoço de domingo



Depois de uma semana de sol todos os dias era esperada a mudança de tempo e a volta dos dias nublados. Durante o dia estava fazendo até 17 graus e à noite chegava a 3.
Lá fora agora está 6 graus e aqui dentro 22.
Pra acompanhar este dia nublado fiz um risoto de cogumelos e de sobremesa pêssegos em calda com chantilly e amêndoas picadas por cima. Ficou muito gostoso!!!
O arroz é italiano, os cogumelos são croatas, o pêssego é da Grécia, o chantilly e as amêndoas não sei de onde... É engraçado quando a gente pára pra pensar nas origens dos produtos e de quão longe eles são. Me lembro de que no Brasil quase tudo era de lá. Quando cheguei na Croácia raramente encontrava algo que era produzido aqui, principalmente durante o inverno. Há uma pequena variedade de frutas e verduras nos supermercados comparado às outras estações. Além disso, nessa época os preços são mais caros...
Os produtos que vêm do Brasil são limão, mamão papaia, carne, frango, nescafé que eu saiba.
Enfim, faço minhas comidinhas com os ingredientes que têm no mercado aproveitando o que há da estação e o resto compro importado mesmo!!

6 comentários:

  1. É bem diferente mesmo. No Brasil o setor de frutas e verduras de um supermercado é enorme, e quase tudo nacional. Mas eu gostei da variedade que você tem a sua disposição.
    Então no supermercado tem um setor internacional?
    Aqui nos Estados Unidos tem um corredor para produtos latinos.
    Bem, até mais!

    ResponderExcluir
  2. Adoro risoto e então de cogumelos!!!!! Que bom! (Também tento comprar produtos nossos é bom para a nossa alimentação e para fazer crescer a nossa economia.)
    Sempre boas novidades!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Walesca,
    realmente no Brasil a variedade frutas e verduras nacionais é incrível e dá saudade! Aqui durante o verão eu me realizo com os sabores gostosos e diferentes. No supermercado os produtos estão todos juntos, eu que sempre reparo de onde eles vêm! Não sabia que aí tinha uma parte separada com coisas latinas, que interessante!Até mais!
    Cláudia,
    risoto sempre cai bem, né? Eu tento dar preferência aos produtos croatas, mas as vezes eles são muito caros, aí não dá!Bjs

    ResponderExcluir
  4. Marilia,
    Entao voce tb solta a criatividade na cozinha?! hehe Sabe de uma coisa que definitivamente nao gosto muito aqui na Croácia? Do Arroz! Prefiro o brasileiro... bem branquinho! A qualidade é incomparável!! hehe

    Agora a sua sobremesa, roubou a cena!

    E esse lance da origem dos alimentos, é realmente muito interessante! Eu particularmente adoro experimentar produtos de vários países!!

    Eu nunca encontrei mamao papaya nos supermercados de Pula.. :(

    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Marilinha,
    Adorei, que liiiindo!
    Que delícia!
    Eu procuro uma receita de risoto que eu fazia quando era adolescente e que colocava tudo dentro de um "pirex": arroz, azeitonas, frango ou camarões, queijo parmezão, amendoas, ovos, nozes, uvas verdes... e mais não lembro e além de muito prático ficava uma delícia... Lembro que "tudo" entrava cru...inclusive o arroz... mas nunca mais soube fazer e as minhas tentativas recentes, foram de-sas-tro-sas!
    Vc conhece alguma receitinha que lembre esta façanha?
    Amei as fotos e a visita!
    Beijinhos em vocês, da Fernandinha

    ResponderExcluir
  6. Marina,
    adoro cozinhar e descobrir receitas novas, mais uma coisa que temos em comum! Realmente o arroz brasileiro é melhor, mas achei uma marca italiana de arroz parboilizado muito boa!
    Pois é, aí não chega mamão papaia e aqui tem, mas não amadurece..bjs
    Fernandinha!
    Nunca ouvi falar dessa tua receita, parece bem interessante! O que te recomendo é ires na internet ou no site panelinha.com.br e procura receitas, pois lá tem umas maravilhosas!
    Bjinhos e boa sorte na procura!

    ResponderExcluir