domingo, 27 de fevereiro de 2011

O povo brasileiro - Darcy Ribeiro


A cada semestre que passa, preparo as aulas pra faculade e sempre volto a assitir ao documentário O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro. Não consigo deixar de me emocionar toda vez que leio ou assisto a um trecho de sua obra. É incrível a sua percepção e clareza sobre o povo brasileiro. Acredito que ele tenha chegado mais próximo ao que se pode definir a nossa sociedade.
Tento sempre, nas aulas na faculdade, passar um pouquinho da visão Darcy Ribeiro aos alunos croatas sobre o que é o Brasil e quem somos nós. Tarefa muito difícil, mas que com o auxílio dos livros e documentários, fica mais fácil.
Deixo aqui minha profunda admiração por sua obra e uma recomendação àqueles que ainda não a conhecem. Pode-se dizer que o livro O povo brasileiro é a síntese de toda sua obra (conforme o próprio autor). Assisti a uma entrevista onde ele dizia que fugiu do hospital para ir para sua casa e terminar de escrever o livro. Está muito clara a consciência que tinha da importância dessa obra!!!
Pra completar, foi feito um documentário com 10 vídeos que falam desde as matrizes formadoras do povo brasileiro até as características de cada região do país! É excelente! Vale a pena dar uma olhada! Está disponível para baixar da internet ou assistir no youtube os vídeos!

6 comentários:

  1. Que legal, Marília! Na Universidade aqui em Nashville não tem uma aula parecida, aliás, Português e história brasileira não são nada populares aqui. :(
    Boa sorte na sua volta as aulas!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Que pena que não tem aula aí de Português nem história brasileira. Acho que bem legal aqui na faculdade essa possibilidade pros alunos aprenderem um pouco mais da nossa cultura! Brigada!Hje começam as minhas aulas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que boas aulas devem ser essas, dadas pela Marília! Até gostava de ler o livro, já percebi que deve ser interessante! Nem sei se já disse que o Brasil entrou pelas nossas casas, nos anos 80 e com as Novelas. A primeira foi a Gabriela. Portugal começou a parar na hora da novela.
    bjsssss

    ResponderExcluir
  4. Ola!
    To feliz que vc gostou trailer. Eu espero que film vai ficar apresentado tambem no Rio.
    Gosto seu blog. E interessante ler uma experencia da Croacia nos olhos da Brasileira. Obrigada. Abs

    ResponderExcluir
  5. Marília, também adoro este documentário!! Realmente é o melhor para se conhecer o Brasil (ou para se apresentar o Brasil a alguém)!
    Vou assistí-lo com o Srećko essa semana...
    O livro eu nao li, mas agora já quero comrpá-lo tb! hehe
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Cláudia,
    que interessante saber que foram nos anos 80 que as novelas começaram a passar aí! Sei que hje há várias novelas brasileiras passando na tv portuguesa e as pessoas assistem bastante!
    bj
    Zeljka,
    bem vinda ao blog! Imagino que deva ser interessante pra ti ver meus comentários sobre a Croácia, assim como é pra mim quando leio teu blog!
    Abraço!
    Marina!
    Vale a pena ler o livro, é bom demais!!! O documentário tb, é muito ilustrativo!!!
    Bjs

    ResponderExcluir