Pular para o conteúdo principal

Almoço de domingo



Depois de uma semana de sol todos os dias era esperada a mudança de tempo e a volta dos dias nublados. Durante o dia estava fazendo até 17 graus e à noite chegava a 3.
Lá fora agora está 6 graus e aqui dentro 22.
Pra acompanhar este dia nublado fiz um risoto de cogumelos e de sobremesa pêssegos em calda com chantilly e amêndoas picadas por cima. Ficou muito gostoso!!!
O arroz é italiano, os cogumelos são croatas, o pêssego é da Grécia, o chantilly e as amêndoas não sei de onde... É engraçado quando a gente pára pra pensar nas origens dos produtos e de quão longe eles são. Me lembro de que no Brasil quase tudo era de lá. Quando cheguei na Croácia raramente encontrava algo que era produzido aqui, principalmente durante o inverno. Há uma pequena variedade de frutas e verduras nos supermercados comparado às outras estações. Além disso, nessa época os preços são mais caros...
Os produtos que vêm do Brasil são limão, mamão papaia, carne, frango, nescafé que eu saiba.
Enfim, faço minhas comidinhas com os ingredientes que têm no mercado aproveitando o que há da estação e o resto compro importado mesmo!!

Comentários

  1. É bem diferente mesmo. No Brasil o setor de frutas e verduras de um supermercado é enorme, e quase tudo nacional. Mas eu gostei da variedade que você tem a sua disposição.
    Então no supermercado tem um setor internacional?
    Aqui nos Estados Unidos tem um corredor para produtos latinos.
    Bem, até mais!

    ResponderExcluir
  2. Adoro risoto e então de cogumelos!!!!! Que bom! (Também tento comprar produtos nossos é bom para a nossa alimentação e para fazer crescer a nossa economia.)
    Sempre boas novidades!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Walesca,
    realmente no Brasil a variedade frutas e verduras nacionais é incrível e dá saudade! Aqui durante o verão eu me realizo com os sabores gostosos e diferentes. No supermercado os produtos estão todos juntos, eu que sempre reparo de onde eles vêm! Não sabia que aí tinha uma parte separada com coisas latinas, que interessante!Até mais!
    Cláudia,
    risoto sempre cai bem, né? Eu tento dar preferência aos produtos croatas, mas as vezes eles são muito caros, aí não dá!Bjs

    ResponderExcluir
  4. Marilia,
    Entao voce tb solta a criatividade na cozinha?! hehe Sabe de uma coisa que definitivamente nao gosto muito aqui na Croácia? Do Arroz! Prefiro o brasileiro... bem branquinho! A qualidade é incomparável!! hehe

    Agora a sua sobremesa, roubou a cena!

    E esse lance da origem dos alimentos, é realmente muito interessante! Eu particularmente adoro experimentar produtos de vários países!!

    Eu nunca encontrei mamao papaya nos supermercados de Pula.. :(

    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Marilinha,
    Adorei, que liiiindo!
    Que delícia!
    Eu procuro uma receita de risoto que eu fazia quando era adolescente e que colocava tudo dentro de um "pirex": arroz, azeitonas, frango ou camarões, queijo parmezão, amendoas, ovos, nozes, uvas verdes... e mais não lembro e além de muito prático ficava uma delícia... Lembro que "tudo" entrava cru...inclusive o arroz... mas nunca mais soube fazer e as minhas tentativas recentes, foram de-sas-tro-sas!
    Vc conhece alguma receitinha que lembre esta façanha?
    Amei as fotos e a visita!
    Beijinhos em vocês, da Fernandinha

    ResponderExcluir
  6. Marina,
    adoro cozinhar e descobrir receitas novas, mais uma coisa que temos em comum! Realmente o arroz brasileiro é melhor, mas achei uma marca italiana de arroz parboilizado muito boa!
    Pois é, aí não chega mamão papaia e aqui tem, mas não amadurece..bjs
    Fernandinha!
    Nunca ouvi falar dessa tua receita, parece bem interessante! O que te recomendo é ires na internet ou no site panelinha.com.br e procura receitas, pois lá tem umas maravilhosas!
    Bjinhos e boa sorte na procura!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Souvenirs croatas

Sempre que a gente vai pra algum lugar é comum comprarmos alguma lembrança quando voltamos pra casa. Toda vez que vou ao Brasil, tento levar produtos orginais e interessantes daqui. A listinha básica vai desde rakija (equivalente à nossa cachaça, mas feita de uva, ameixa, etc.), sachês de lavanda, bombons Bajadera feitos de avelã e chocolate, Vegeta (tempero para comida feito de legumes secos), coração de Licitar (são feitos de pão de mel, inicialmente, mas hoje servem para decorar) até coisas mais caras como gravatas, canetas tinteiro e guarda chuvas vermelhos. A gravata, pra quem não sabe, é uma invenção croata do século XVII. Quando os soldados croatas foram lutar na França, amarraram um lenço ao redor do pescoço e os franceses deram uma aperfeiçoada. Já a caneta tinteiro foi inventada por um eslovaco, nacionalizado croata, Slavoljub Eduard Penkala, (nasceu na Eslováquia, mas viveu em Zagreb ). No início do século XX, ele criou e patenteou a caneta. Depois de fazer a lista o d

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar. Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas!  Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem u

De volta a ser uma guia brasileira na Croácia: costurando uma colcha de retalhos!

É fim de ano, pandemia, mas ainda há turismo em Zagreb!  Ao retornar a viver na Croácia é incrível perceber as diferenças entre os dois países, as pessoas mais fechadas, a temperatura gelada, as árvores com um pouquinho de gelo e as decorações natalinas. Tentar vivenciar as alegrias de inverno, as temperaturas baixas, sem neve, tem sido um desafio e tanto! Voltar a guiar aqui é uma experiência única, principalmente, tratando de ser a primeira guia brasileira na Croácia. Quando cheguei em 2008, quase não havia brasileiros e muito menos, turistas da nossa terra por aqui. Tanto mudou nestes anos... novos guias brasileiros, diferentes turistas, a cidade mais moderna e cosmopolita, a pandemia, tudo novo, de certa forma.  O fato é que é um prazer poder apresentar este país que tenho tanto carinho, que me deu tanto e que respeito muito aos nossos conterrâneos. Por ter voltado ao Brasil por 2 anos e meio, depois de 11 anos de Croácia e agora estar aqui de novo, é muito interessante ver Zagreb