Pular para o conteúdo principal

3 anos de Croácia


Há 3 anos cheguei na Croácia apaixonadíssima, com uma mala de 14 kilos, um homem ao meu lado que me amava muito, e um mundo a descobrir. Em Portugal, eu tinha decorado todos os dias da semana em croata, os números de 1 a 10 e mais umas frases básicas tipo "posso ajudar a lavar a louça?".
Me lembro que minha sogra tinha pendurado pela sala de jantar coraçõezinhos vermelhos e feito uma torta de chocolate branco com avelãs que depois passou a se chamar Marília Peixoto de chocolate branco. Uma delícia!
Naquele dia não tinha ideia do que iria acontecer na minha vida. Só sabia que a partir daquele momento meu endereço era aquele que eu mal podia pronunciar, Ivanečka 4, eu tinha uma nova família, precisava aprender uma nova língua e me adaptar a uma cultura totalmente diferente. Não estava ciente de que o meu coração estaria dividido em dois, um no Brasil e outro aqui, e que as coisas nunca mais voltariam a ser as mesmas. Eu não seria mais a mesma.
No mesmo dia já colei papeizinhos pela casa com os nomes em croata como: parede, espelho, armário, banheiro, etc... Dessa forma, comecei a aprender a língua e quando já tinha memorizado as palavras eu retirava os bilhetes. No dia seguinte me inscrevi no curso de croata e comecei a estudar.
Nunca poderia imaginar que três anos depois estaria escrevendo este post na minha própria casa, enquanto preparo aulas de história pra ensinar na faculdade, estudo croata pra dar aulas particulares e para entender os polígrafos do curso de turismo que estou fazendo.

Comentários

  1. Marília Querida!
    PARABÉNS por estes 3 anos na Croácia!
    Cada dia gosto mais do teu blog.
    Essa semana jantei com a Ale e lembramos MUITO de vcs e dos dias que passamos aí.

    SAUDADES !!!!!

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Marília! O que tu está recebendo agora é só o retorno da tua coragem e do teu esforço!!! bjão!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos dois, pelos 3 anos de amor, carinho, ajustes culturais e "sacrifícios"!
    Que inspirador este post! Adorei saber dos detalhes... e desejo mais e mais felicidades a voce e ao Jerko!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Queridas obrigada pelo carinho!
    Cris, estou pensando em ti faz horas! Adorei os cremes!tenho usado todos os dias! Como estás? Manda notícias! bjs e saudades

    Renata!!!
    Faz tempo que não te vejo por aqui!Brigada!!!Bjs

    Marina,
    que bom que te soou inspirador! Obrigada e igualmente!Espero que vcs sejam mto felizes tb!bjs

    ResponderExcluir
  5. Muitos parabéns!!!!!!!Tanta coragem! Outro país, outro continente...cultura... é bom partilhar esta felicidade toda.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marina! Parabéns, uma vez você escreveu que meu marido e eu eramos corajosos, mas na verdade, a corajosa é você! Que bom, que você se adaptou bem, e você consegue pasar isso para a gente pelo seu blog, eu me sinto um pouquinho na Croácia quando vejo as fotos e leio sobre a cultura! beijos

    ResponderExcluir
  7. Cláudia e Walesca,

    obrigada pelo carinho! Realmente é preciso coragem pra tomar uma decisão como essa! Quando estamos apaixonadas tudo é possível! Fico tb feliz que com o tempo as coisas só melhoram e é muito bom poder compartilhar com vcs esse momento!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Florzinha;
    Cada dia que passa, fico feliz em ver sua coragem e com isso você me mostra que não é tão difícil assim. Com força de vontade e determinação conseguimos vencer os obstáculos e nos preparar para as próximas que viram. Porque na verdade a vida é assim mesmo, arriscamos a todo tempo; podemos errar e podemos acertar. E o que me deixa mais alegre é que você acertou, está feliz já adaptada e pronta para se necessário arriscar novamente.
    TE ADIMIRO DE MAIS MARÍLIA! Não vejo a hora de te conhecer!
    Mil beijos! Pris
    P.S. Estou chegando por aí, hein!rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Priscila,

    obrigada pelo carinho e lindas palavras! Realmente é preciso coragem, determinação e fazer o e melhor de si pra ser feliz! O importante é estar certo do que se quer e lutar por um objetivo!
    Te desejo uma ótima viagem e que comeces a vida aqui com o pé direito!bjs

    ResponderExcluir
  10. Três anos de Croácia, já? Como passou rápido! Pois é, me lembro da gente combinando os detalhes de se encontrar na tua primeira ida à Europa (que durou 1 ano e pouco...) e depois de tu me mandar uma mensagem de Portugal dizendo que tinha novidades. :)Parabéns pela coragem, por acreditar no amor à primeira vista de vcs e pela frutos que tu tá colhendo hoje. Abração!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Zé!!!
    Pois é, passou rápido, né?! tb me lembro de todos esses detalhes e bum, agora estou comemorando 3 anos aqui!!!
    Obrigada pelas palavras de apoio e carinho!
    Bjs e saudades!!!

    ResponderExcluir
  12. Meu, eu simplesmente amo o seu jeito de escrever! Tenho acompanhado diariamente o seu blog aqui por terras tupiniquins!

    Hey, nós nos veremos novamente esse ano! Eu consegui um estágio na Espanha de Maio até Agosto e fiquei morrendo de vontade de conhecer a Croácia no verão!

    Grande beijo, Fernando!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Fernando!
    Nossa que bom saber disso! Valeu!
    Fico super feliz que conseguiste o estágio na Espanha e que venhas aqui!!Oba!!!
    Beijão,

    ResponderExcluir
  14. Olá, Marina!
    Tenho pensado seriamente em visitar a Croácia. Sou pastor de uma igreja no Brasil e tenho ensaiado essa viagem. Gostaria que você me passasse mais informações sobre esta linda terra.
    Confesso que cheguei a entrar num curso da lígua eslava mas interrompi pelo fato da grande dificuldade da mesma.
    Tem alguma sugestão?
    Pr Magalhães - SP.

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    posso passar as informações que quiseres, é só me dizeres o que te interessa.
    Realmente a língua croata é bem difícil e diferente da nossa. Aqui em Zagreb há curso de croata pra estrangeiros, há por semestre e duas semanas no verão. Talvez seja uma boa forma de aprender. Chama-se Croaticum.
    Se quieseres, me contate por mail ma.lica@hotmail.com para te passar alguma dica.

    ResponderExcluir
  16. Olá Marília...
    Sou a Patty,de Santos-SP,formada e concursada pela Prefeitura de S.Vicente,falo sérvio ou croata (digamos que seja Intermediário) e estou cursando inglês,e eu estava pesquisando sobre a possibilidade de tentar uma pós ou um curso de aprimoramento na Croácia que dos 6 países da Ex Yug vem crescendo no Turismo,e encontrei o seu blog...vc poderia contar mais sobre o tema,será que existe possibilidades de realizar esse sonho? Meu sonho é de um dia viver na Europa de preferência um desses 6 países...
    Aguardo sua resposta
    Meu email é: pattymiljkovic@hotmail.con
    Grande Abraço :)))

    ResponderExcluir
  17. Oi, Patty
    que legal que já falas a língua, isso ajuda muito. Te mandei o mail pra nos falarmos com mais calma sobre isso!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Olá Marilia
    Vixi...não chegou nenhum email seu...ou então caiu no lixo eletrônico e eu apaguei...pode tentar de novo?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Tentei agora, vamos torcer que chegue!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Marilia, desculpe por incomodar voce mas estou pesquisando na internet e não achei o que procuro.
    Tenho 77 anos e vou com uma amiga pra Europa agora dia 18 de setembro.Como já conhecemos praticamente a Europa estavamos cogitando ir até a Croácia, principalmente para ir até PLITVICE. Mas não queríamos ir e voltar pelo mesmo caminho (estaremos de carro)e o que eu queria saber é de onde partem ferrys da Croácia para a Itália.
    Estamos pensando em ir de Veneza a Zagreb, de Zagreb a PLITVICE, e depois retornar a Itália por que teremos de estar em Genova em fins de outubro. Se voce pudese me ajudar eu ficaria muito grata porque teria condições de fazer um roteiro atravessando a Itália. Muito Grata e fico no aguardo de um e-mail seu.
    meu e-mail é - frankie@terra.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    não se preocupe que você não incomoda! Adoro contatos!
    Vou lhe mandar um mail para conversarmos com calma!

    ResponderExcluir
  22. ola marilia! eu gostava de ir estudar para aí psicologia, mas estive a informar me e parece que não ha aulas de psicologia em ingles. gostava de saber como funciona a entrada na faculdade aí e os requisitos. obrigada! e espero que consiga responder!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      olha, para estrangeiros não sei como funciona a entrada na faculdade. O que sei é que há muitos convênios com universidades estrangeiras, Erasmos entre outros. Sugiro entrares na página da universidade que buscas o curso e verificar!

      Excluir
  23. Oi, tudo bem? Gostaria de fazer um intercâmbio na Croácia. Mas para estudar inglês! Além de croata, a população fala inglês tb? Obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Oi, td! Olha, aqui não falam, só os jovens. Não sei se é o local adequado!

    ResponderExcluir
  25. Olá !
    Por favor, saberia os valores dos cursos para aprender croata ?
    Enquanto estiver matriculada posso ficar no país ?
    Obrigada !

    ResponderExcluir
  26. Oi, o curso que fiz Croaticum custa 600 euros e se não me engano dá 6 meses de visto!

    ResponderExcluir
  27. Oi marilia! Bom dia! Ai eu sei que è bom dia! Aqui è de madrugada. Como vai tudo bem? Encontrei seu hotmail. No Youtube, e me entetesse pq estou indo pra croácia me apaixonei por um croata, nòs nos apaixonamos, a um ano e finalmente vou pra croácia e gostaria de te conhecer pessualmente. Irei em julho

    ResponderExcluir
  28. Oi Marlia tudo bem! Gostei da sua coragem! Conheci um croata e nos apaixonamos, vamos nos casar e vou morar na croacia em julho, gostaria de te conhecer pessualmente. Vamos nos falar atraves do meu gmail. mekrocha895@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Souvenirs croatas

Sempre que a gente vai pra algum lugar é comum comprarmos alguma lembrança quando voltamos pra casa. Toda vez que vou ao Brasil, tento levar produtos orginais e interessantes daqui. A listinha básica vai desde rakija (equivalente à nossa cachaça, mas feita de uva, ameixa, etc.), sachês de lavanda, bombons Bajadera feitos de avelã e chocolate, Vegeta (tempero para comida feito de legumes secos), coração de Licitar (são feitos de pão de mel, inicialmente, mas hoje servem para decorar) até coisas mais caras como gravatas, canetas tinteiro e guarda chuvas vermelhos. A gravata, pra quem não sabe, é uma invenção croata do século XVII. Quando os soldados croatas foram lutar na França, amarraram um lenço ao redor do pescoço e os franceses deram uma aperfeiçoada. Já a caneta tinteiro foi inventada por um eslovaco, nacionalizado croata, Slavoljub Eduard Penkala, (nasceu na Eslováquia, mas viveu em Zagreb ). No início do século XX, ele criou e patenteou a caneta. Depois de fazer a lista o d

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar. Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas!  Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem u

De volta a ser uma guia brasileira na Croácia: costurando uma colcha de retalhos!

É fim de ano, pandemia, mas ainda há turismo em Zagreb!  Ao retornar a viver na Croácia é incrível perceber as diferenças entre os dois países, as pessoas mais fechadas, a temperatura gelada, as árvores com um pouquinho de gelo e as decorações natalinas. Tentar vivenciar as alegrias de inverno, as temperaturas baixas, sem neve, tem sido um desafio e tanto! Voltar a guiar aqui é uma experiência única, principalmente, tratando de ser a primeira guia brasileira na Croácia. Quando cheguei em 2008, quase não havia brasileiros e muito menos, turistas da nossa terra por aqui. Tanto mudou nestes anos... novos guias brasileiros, diferentes turistas, a cidade mais moderna e cosmopolita, a pandemia, tudo novo, de certa forma.  O fato é que é um prazer poder apresentar este país que tenho tanto carinho, que me deu tanto e que respeito muito aos nossos conterrâneos. Por ter voltado ao Brasil por 2 anos e meio, depois de 11 anos de Croácia e agora estar aqui de novo, é muito interessante ver Zagreb