quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Truques culinários croatas: peixe!

A vantagem de morar perto de uma peixaria é a oportunidade de provar diferentes tipos de peixes e aprender a fazê-los! Nunca soube fazer bem peixe, exceto os filés congelados, mas esses não contam.
Desde que comecei a frequentar a peixaria do bairro, aprendi 2 truques que mudaram a minha vida: o primeiro é que se deve assar somente os peixes mais gordos, passados somente no sal, senão eles ficam muito secos e por 20 minutos. O segundo é que os peixes mais magros devem ser fritos, em pouca gordura e passados na farinha anteriormente.
Sabendo disso, consegui descobrir como se fazem aquelas maravilhosas trutas que adoro comer nos restaurantes da costa e no caminho pros Lagos Plitvice. Muito fácil! Primeiro se lava a truta ou qualquer outro peixe. Deixa ele secar um pouquinho e se passa sal por dentro e fora. Pronto, o tempero é esse! (Depois se coloca na geladeira, senão fizer no mesmo dia). Antes de fritar, se passa na farinha, pode ser de milho, de trigo, etc. Em alguns restaurantes passam na farinha e em nozes ou amêndoas, fica uma delícia! Se frita, em pouco óleo, bem quente por 5 minutos cada lado e era isso! O segredinho final é colocar por cima do peixe um molinho de azeite de oliva com salsinha picada e alho esmagado. Dobar tek (bom apetite)!

2 comentários:

  1. Oi, Marília!
    Adoro peixes. Aqui há um entreposto (depósito grande); pego deles no mercado, porém sempre congelados.
    Gosto da sardinha, principalmente agora que fechei um pouco a boca...
    Um abraço, e bom apetite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina!
      Só aqui comecei a comer sardinha fresca, antes era só de lata... é bem barato e gostoso!
      Abraço!

      Excluir