segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Caminhadas

Uma das coisas que tenho gostado muito da minha nova rotina é das minhas caminhadas tanto diurnas como "noturnas" com a Maíra. Digo "noturnas", pois já anoiteceu, mas são pelas 17h e pouco. Costumamos passear pelo condomínio e bairro. Vou devagarzinho, depois que ela dorme e passo a observar as casas e apartamentos que vejo pelo caminho, além do ir e vir das pessoas. Ainda bem que a segurança daqui me permite isso!
No bairro em que moramos, há muitas casas ainda, pois o que tem ocorrido é a destruição delas e a construção de novos prédios. Este condomínio em que estamos morando é enorme, tem 12 prédios e o que me chamou a atenção é que não há espaço de lazer para as pessoas socializarem. Não há parquinho, salão de festas, piscina, etc. Ele é o único nesta parte da cidade, que eu saiba, e não é comum haver condomínios aqui na Croácia.
Muitas das casas pelas quais passamos não possuem fachada, pois a  prioridade é ter aquecimento e é muito caro. Quando cheguei, estranhava muito este costume e os brasileiros que vêm pra cá também comentam sempre comigo. O que tem ocorrido agora, com o aumento do preço do gás, é a volta do uso das lareiras, pois acaba sendo mais barato comprar lenha. Isso também acontece, pois as casas mais antigas são muito grandes, o isolamento é muito ruim e se paga uma fortuna em aquecimento. A parte boa é que dá um charme aquele cheirinho de lenha e aquele calorzinho, mas acho muita trabalheira no dia a dia.
Como podem ver na foto, a primavera croata continua!



8 comentários:

  1. Oi, Marília!
    Nenhuma nuvenzinha... que belo céu! Ruas tranquilas, com carros "dormindo" prá fora.
    As casas parecem arejadas, e os prédios são bonitos, bem espaçados entre o gramado.
    Aqui também predominam casas térreas. Raramente de vê um grupinhos de prédios de apartamentos.
    Eu também caminho sozinha à noite e nunca tive problema, mas aqui é interior...
    Um abraço e bons passeios prá ti e à Maíra.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristina,
    Que bom que aí é assim TB! Aproveita!
    Obrigada,
    ABS!

    ResponderExcluir
  3. oie marilia, sou uma estudante de medicina brasileira, vou estudar em zagreb em feverteiro!! to meio com medo queria saber informaçoes. os croatas falam bem ingles? tratam bem os estrangeiros? o que nao posso deixar de conhecer com pouco tempo para passear? to meio em panico hauhuah help meeee

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    os jovens falam super bem, os mais velhos se esforçam pra se comunicar em qualquer língua! tratam sim, fica tranquila! Dá uma olhada no blog, há várias dicas de que locais conhecer! Qualquer coisa, me escreve, mariliapcscz@gmail.com Boa viagem e vai dar td certo!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto, Lica! Fiquei imaginando vcs duas passeando por aí. Saudades (sempre).
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Marília, Passo sempre por aqui desde que voltei das férias na Croácia em setembro. Só agora resolvi te perguntar uma coisa : em Zagreb passamos por ruas com prédios grandes e iguais,eram vários, mas as ruas estavam completamente vazias. Sem movimento de moradores, ninguém nas janelas. Ou seja , parecia um bairro fantasma rs. Isto é comum ?
    Para completar: amei muito a Croácia. Sempre falo muito bem da viagem. Espero voltar.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Denise,
    Que bom que gostou daqui!
    No veräo é comum ter vários prédios vazios,pois todo mundo vai pra praia. Às vezes,parece sim meio bairro ou até cidade fantasma!
    Espero que volte,
    Bj

    ResponderExcluir