Pular para o conteúdo principal

A costa croata: passando pela Bósnia

Ok, eu tenho que admitir que a costa croata em um dia de sol é deslumbrante. O que tinha visto antes realmente não se compara com o que tenho visualizado a cada momento desta viagem. A cor da água varia conforme a profundidade, o que já foi razão para muita discussão, se é verde ou azul.
Uma coisa interessante que muita gente deve se perguntar é por quê que se passa pela Bósnia para chegar em Dubrovnik. Então, esta fronteira tem mais de 500 anos, pois no passado, o reino de Dubrovnik, deu este pedaço de terra para os vizinhos bósnios, ocupados pelos turcos. Dessa forma, eles se protegeram dos inimigos venezianos que tinham tomado a Dalmácia. 
Hoje em dia, temos que sair do país, passar pela imigração, percorrer uns 30km e depois voltar para a Croácia para se chegar na "pérola do adriático" Dubrovnik. 
Ontem, chegando em Neum, cidade na Bósnia, tivemos a bela surpresa ao ouvir Michel Teló no Café na beira de estrada. Desta vez não era "Ai se eu te pego", mas uma outra que não conhecia até então.
Bem, depois de tanta explicação, fica a fotinho da ilha de Mljet na qual estou agora. Aproveitem a vista! 

Comentários

  1. Olá, Marília! Sou estudante de graduação aqui no Brasil, e estou interessada em fazer um intercambio para a Universidade de Zagreb. Andei lendo vários dos posts que fez sobre a Croácia, lendo um pouco mais aqui e ali, e estou apaixonada pelo país, especialmente pela capital! Saberia informar se há como obter bolsas de estudo por aí, caso não consiga uma pela minha universidade? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ligia
      aqui é bem legal pra estudar, principalmente em Zagreb! Tem sim, pelo iaeste, conhece? Se quiser, me escreve no mail pra dar mais informações! ma.lica@hotmail.com

      Excluir
  2. Oi Marília!

    Tb passei por esta fonteira este ano, fiquei preocupada, pois procurando informações pelo google vi muita gente falando que Brasileiros precisariam de visto para passar pela fonteira da Bósnia para chegar em Dubrovinik (quem vai de carro ou ônibus), mas é legal esclarecer que desde 2010 nós brasileiros não precisamos mais de visto e que podemos lá pemanecer por até 90 dias. (mas é preciso observarantes de ir, pois as coisas podem mudar)

    Ah! E realmente, tudo aí é mundo lindo, fui à alguns lugares da Ìstria, Zagreb, Makarska, Split e Dubrovinik, recomendo!

    http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/ato-assinado-por-ocasiao-da-visita-do-ministro-celso-amorim-a-bosnia-herzegovina-sarajevo-19-de-junho-de-2010

    http://www.ambasadabrazila.org.rs/index.php?option=com_content&task=view&id=116&Itemid=92&lang=BRA

    http://www.mfa.ba/konzularne_informacije/vize/Default.aspx?template_id=16&s1=161&id=4484

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Legais as dicas que deste, valeu! É isso mesmo que falaste, agora fica mais fácil pra nós passarmos pela Bósnia!

    ResponderExcluir
  4. Olá Marilia,
    sou aluna de doutorado aqui no rio de janeiro e chego em zagreb no final do mês para duas semanas de um curso intensivo na univesidade FSB.
    Gostaria de saber qual a melhor forma de contato para tirar algumas duvidas em relação a cidade, principalmente em relação a transporte!
    Obrigada e parabéns pelo blog.
    sds
    Livia Jatobá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Lívia
      obrigada!
      Me manda um mail que te dou as dicas pra Zagreb!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Croácia está bombando- Nova guia turística!!!!

Hoje recebi um mail de uma amiga minha com o link abaixo de uma reportagem sobre a Croácia no site do IG. Essa não é a primeira vez que vejo a Croácia nos sites brasileiros. Desde que vim morar aqui tenho visto mais e mais vezes o país sendo retratado por nós aí no Brasil!!! Falando nisso aproveito para anunciar o fim do meu curso e dizer que já sou uma guia turística em croata, espanhol, inglês e português! Agora é só esperar o certificado e o crachá ficarem prontos, mas o mais importante é que finalmente acabei todas as provas!!! Estou muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito contente! Uma ótima continuação de dia e semana para todos! http://colunistas.ig.com.br/viagens/2011/06/28/na-croacia-aproveite-a-hospitalidade-natural/

Turismo no inverno Croata

Esse fim de semana estivemos com duas turistas brasileiras aqui em Zagreb . Depois de fazermos o city-tour, o passeio pelos castelos fomos para os Lagos Plitvice. Não sabíamos exatamente como estariam os lagos, somente que parte estava congelada, algumas trilhas fechadas e um trecho da estrada não estava limpo. A prova que não estamos acostumados a fazer turismo no inverno por achar que não há muito o que ver, pra mim, caiu por terra. Nesse passeio vimos uma das paisagens mais lindas que podia imaginar. Cena de filme, tudo branco, só nós na estrada e muita neve. No caminho paramos em Rastoke , um lugarzinho com moinhozinhos cercados de quedas dágua, um amor! No verão, as pessoas páram no meio da estrada pra tomar banho de rio. Depois, chegamos ao Parque Nacional Plitivicka Jezera , com 16 lagos, que é protegido pela Unesco como patrimônio da humanidade, desde 1979! Geralmente, a cor da água é de um tom incrível, meio esverdeado ou azulado pra alguns. Dessa vez, est...

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar. Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas!  Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem u...