segunda-feira, 30 de julho de 2012

A costa croata: passando pela Bósnia

Ok, eu tenho que admitir que a costa croata em um dia de sol é deslumbrante. O que tinha visto antes realmente não se compara com o que tenho visualizado a cada momento desta viagem. A cor da água varia conforme a profundidade, o que já foi razão para muita discussão, se é verde ou azul.
Uma coisa interessante que muita gente deve se perguntar é por quê que se passa pela Bósnia para chegar em Dubrovnik. Então, esta fronteira tem mais de 500 anos, pois no passado, o reino de Dubrovnik, deu este pedaço de terra para os vizinhos bósnios, ocupados pelos turcos. Dessa forma, eles se protegeram dos inimigos venezianos que tinham tomado a Dalmácia. 
Hoje em dia, temos que sair do país, passar pela imigração, percorrer uns 30km e depois voltar para a Croácia para se chegar na "pérola do adriático" Dubrovnik. 
Ontem, chegando em Neum, cidade na Bósnia, tivemos a bela surpresa ao ouvir Michel Teló no Café na beira de estrada. Desta vez não era "Ai se eu te pego", mas uma outra que não conhecia até então.
Bem, depois de tanta explicação, fica a fotinho da ilha de Mljet na qual estou agora. Aproveitem a vista! 

6 comentários:

  1. Olá, Marília! Sou estudante de graduação aqui no Brasil, e estou interessada em fazer um intercambio para a Universidade de Zagreb. Andei lendo vários dos posts que fez sobre a Croácia, lendo um pouco mais aqui e ali, e estou apaixonada pelo país, especialmente pela capital! Saberia informar se há como obter bolsas de estudo por aí, caso não consiga uma pela minha universidade? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ligia
      aqui é bem legal pra estudar, principalmente em Zagreb! Tem sim, pelo iaeste, conhece? Se quiser, me escreve no mail pra dar mais informações! ma.lica@hotmail.com

      Excluir
  2. Oi Marília!

    Tb passei por esta fonteira este ano, fiquei preocupada, pois procurando informações pelo google vi muita gente falando que Brasileiros precisariam de visto para passar pela fonteira da Bósnia para chegar em Dubrovinik (quem vai de carro ou ônibus), mas é legal esclarecer que desde 2010 nós brasileiros não precisamos mais de visto e que podemos lá pemanecer por até 90 dias. (mas é preciso observarantes de ir, pois as coisas podem mudar)

    Ah! E realmente, tudo aí é mundo lindo, fui à alguns lugares da Ìstria, Zagreb, Makarska, Split e Dubrovinik, recomendo!

    http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/ato-assinado-por-ocasiao-da-visita-do-ministro-celso-amorim-a-bosnia-herzegovina-sarajevo-19-de-junho-de-2010

    http://www.ambasadabrazila.org.rs/index.php?option=com_content&task=view&id=116&Itemid=92&lang=BRA

    http://www.mfa.ba/konzularne_informacije/vize/Default.aspx?template_id=16&s1=161&id=4484

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Legais as dicas que deste, valeu! É isso mesmo que falaste, agora fica mais fácil pra nós passarmos pela Bósnia!

    ResponderExcluir
  4. Olá Marilia,
    sou aluna de doutorado aqui no rio de janeiro e chego em zagreb no final do mês para duas semanas de um curso intensivo na univesidade FSB.
    Gostaria de saber qual a melhor forma de contato para tirar algumas duvidas em relação a cidade, principalmente em relação a transporte!
    Obrigada e parabéns pelo blog.
    sds
    Livia Jatobá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Lívia
      obrigada!
      Me manda um mail que te dou as dicas pra Zagreb!

      Excluir