quarta-feira, 14 de abril de 2010

O blog e minha história!



Correria, problemas com o computador e internet, mas enfim aqui estou eu!
Seguindo a sugestão da Martinha vou explicar como vim parar aqui!
Vim pra Europa, em novembro de 2007, viajar, conhecer e visitar meu irmão. Depois a minha mãe veio junto e passeamos por diversos países! Lindo demais, uma baita experiência!Quando estávamos no Porto, cidade do meu bisavô, pegamos um ônibus de turismo e ali conheci o Yerko. Eram muitas coisas em comum e muitas descobertas!Ele era croata, eu brasileira; ele era professor de geografia, eu de história. Assim foi, muito rapidamente nos apaixonamos e me mudei 1 mês depois pra cá!
Hoje, após 2 anos morando aqui, dou aulas na Faculdade de Filosofia, no curso de Português, sobre História e Cultura Brasileira e África Lusófona! Além de dar aulas particulares de português e croata!
Enfim, é por isso que criei o blog, para dividir um pouquinho desta vida de brasileira na Croácia com vocês!

17 comentários:

  1. Lilica, a história de vcs é linda e merece sempre ser contada! Uma pena mesmo tu não estar no nosso aniversário de 90 anos, hehehe.

    Beijos grandes!

    ResponderExcluir
  2. Marilia : é como se estivesse vendo de novo essa cena : chovia fininho no Porto ,era nossa última chance de fazermos uma volta naquele ônibus de turismo ,entramos ,o onibus estava vazio embaixo mas no andar de cima uns rapazes e uma moça.Um dos rapazes fez um gesto de cortesia e educaçao nos convidando para sentarmos ao lado deles Agradeci,pus meus fones para ouvir a explicaçao da cidade mas Marilia foi e começaram a conversar Mal sabia eu que essa tarde seria decisiva para ela , que esse rapaz de cabelos castanhos e olhos verdes iria modificar completamente o rumo de sua vida e este é o incio de um amor...........

    ResponderExcluir
  3. que levou uma brasileira que nunca tinha morado fora de seu pais a vivernum lugar tao distante como a Croacia. Marta.

    ResponderExcluir
  4. Ai...conta a "história" toda, vai... com riqueza de detalhes... é tão bonita...
    beijinho
    ;-)

    ResponderExcluir
  5. Marília, a tua história parece a minha. Também me mudei para Zagreb 1 mês depois de conhecer o Davor. E agora parece que nos vamos encontrar na faculdade porque me inscrevi no Croaticum para ver se aprendo essa língua tão difícil!
    Vidimo se ;-)

    ResponderExcluir
  6. Realmente a viagem foi algo que nunca pensei, muito especial!
    Obrigada por passarem aqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. oi , boa tarde gostaria de fazer uma prgunta ,pq to indo para split em dezembro morar e gostaria de websites locais de alugueis apartamento ,flat estudio com apenas um quarto em split. please contact by email: osamampk@hotmail.com
    saludos,

    Lucas S.

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua história! meu noivo também é croata!!!bjssss

    ResponderExcluir
  9. Oi Nely, bem vinda! Que legal teu noivo tb é croata! De onde ele é? Vcs moram aqui?

    ResponderExcluir
  10. Olá Marilia!
    Minha namorada é da Croácia e estou tentando me mudar para Zagreb. Ainda não nos casamos (hehehe), então está um pouco difícil ver como me mudar pra lá (só tenho nacionalidade brasileira).
    Será que você tem alguma dica sobre como conseguir um visto? Pode ser de estudante mesmo. Eu me matriculei no Croaticum e vou tentar pedir um visto de estudante só com essa matrícula, mas não sei se dão visto de estudante só pra estudar a língua...
    Bom, qq dica ajudaria mto! =]

    ResponderExcluir
  11. Oi, Giovanni! Bem vindo!
    Tu tens algum mail que eu possa te mandar pra explicar melhor?
    Geralmente o Croaticum dá visto pros estudantes e pelo que eu sei esta forma é a mais fácil de conseguir ficar aqui! O visto dura 6 meses, eu acho...A outra é casando mesmo! A papelada é chata, mas faz parte!
    Boa sorte e avisa quando chegares!

    ResponderExcluir
  12. Estive precisamente há um mês em Dubrovnick como turista. Amei! Prometi a mim mesma voltar a esse lugar maravilhoso.

    ResponderExcluir
  13. Que bom que gostaste de lá, realmente é lindo demais!

    ResponderExcluir
  14. Que legal! Achei seu blog no google, ano que vem vou pra Croácia passar 8 meses no doutorado sanduíche e espero pegar boas dicas no seu blog! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      que legal que vens pra cá!
      Espero que o blog seja útil!:)

      Excluir
  15. e quanto à língua croata? como você aprendeu? dizem que é uma das mais difíceis do mundo, é verdade isso?

    ResponderExcluir
  16. Fui ao curso Croaticum e aprendi falando todos os dias! É difícil, mas é possível! Nunca ouvi falar isso,não sei te dizer!

    ResponderExcluir