terça-feira, 20 de abril de 2010

Folclore brasileiro



Nesta vida de preparação aulas, o que mais faço é ler, assitir documentários e filmes. Acabei de ler alguns livros da escritora Luciana Savaget. Ela é uma jornalista apaixonada por lendas e histórias e escreve livros sobre folclore pra crianças, adolescentes e adultos, além de outros temas. Descobri sua obra ao saber que ela virá no fim do ano para Zagreb fazer uma palestra aqui na faculdade. Depois haverá um concurso de monografias e eu farei parte da banca.
Ao ler seus livros fiz uma viagem à infância, às lendas e mitos que ouvia quando era pequena. Me lembro muito bem de estar em Caxias do Sul com o pai e ele cantando a música do Negrinho do Pastoreio. Nunca esquecerei desta imagem. As lendas e histórias pra crianças ficam no nosso imaginário, criam um espaço único em nossas mentes e alegram nossos corações! Acho que todos nós deveríamos ler novamente os livros da nossa infância, seria uma boa forma de nos conectar com o que fomos!

Um comentário:

  1. Marilia: em primero lugar parabéns pela beleza do teu blog! As fotos estão lindas e a dos ovos de páscoa é "nota 10" por que me leva direto para o bairro Rio Branco de minha infância em Cachoeira do Sul! Tua linguagem caseira nos textos é sumamente agradável e deixa o leitor à vontade e com a guarda baixa em relação ao assunto que expões me lembrou o teu diário lá do Fundo Quente em Santo Antonio da Patrulha! Custei mas finalmente descobri como postar no blog. Ah, não sabia da tua história com o Negrinho do Pastoreio! Saudades, pai.

    ResponderExcluir