Pular para o conteúdo principal

Brasileiros na Croácia



Ano passado fui convidada a guiar um grupo de brasileiros que viria em maio para Croácia. Combinei com o Beto Conte, o organizador, que faria uma apresentação no Papo Viajante do Brasas, em janeiro, quando estivesse em Porto Alegre. Cheguei a dar entrevista na rádio Ipanema para divulgar o evento.  Foi muito legal, conheci bastante gente querida e interessada sobre a Croácia,  que viria nesse tour.
Esses últimos 3 dias, tive o prazer de receber o grupo aqui em Zagreb. Foi muito divertido, fizemos os tours, passeios por museus, galerias e restaurantes. 
É muito gostoso para mim guiar brasileiros, ainda mais pessoas que já conhecia. Espero que tenham gostado e que voltem à Croácia!
P.S Deixo o link do blog do Beto que fala sobre a viagem por aqui, quem quiser acompanhar!
P.S 2 Beto, muito obrigada pelo convite!

Comentários

  1. Olá, Marília, sou repórter da TV Bandeirantes e em breve devo embarcar pra gravar umas reportagens na Croácia. Achei seu blog muito interessante e gostaria de um contato seu pra conversarmos mais. Vc pode me escrever? Meu email é o henri@band.com.br . Abço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Henri

      claro que posso! Te escreverei agora!
      Abraço e obrigada pelo contato!

      Excluir
    2. marilia por favor vc poderia me enviar seu email,estou buscando infos sobre a croacia e estarei aí visitando,porfavor..
      meu é :ipdorea@hotmail.com
      atenciosamente

      Excluir
  2. Olá Marília, tudo bem?

    Estou indo Croácia em julho, faço Marseille - Zadar dia 13.07 e fico por ai até dia 17, pois dia 18 tenho que ir pegar um voo em Trieste.
    Estou pensando em passar o primeiro dia em Zadar, ai no segundo dia vou em Split, ai subo novamente e passo o terceiro dia em Novalja(Zrce), dai tava pensando em ir no quarto dia a Plitvice Lakes National Park (quanto tempo se gasta lá, um dia inteiro?) e no fim do dia ir pra Rikeja, durmo lá e no quinto dia (dia 17) passear por Rikeja, sei lá, ou fazer um bate e volta a Pula, vi aqui no blog uma fotos, achei lindo lá... mas estou meio perdido nesse meu roteiro, principalmente pelo fator transporte, nao sei como me deslocar de Zadar para Split, dps para Zrce, dps para Plitvice Lakes, dps pra Rikeja e por fim pra Pula (caso eu tenha tempo).
    Você que já mora ai a um bom tempo, poderia me dar uma força?
    Foi um sonho ter achado esse blog!! \o/
    Brigadão!!
    raphaelscf@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raphael
      obrigada pelo contato!
      Vou te escrever um mail pra te dar uma ajudada! Muito legal a tua ideia de viagem!
      Abraço!

      Excluir
  3. Marília! No dia que eu for para a Croácia, vou amar ter você como guia!

    Ó, tô deixando de acompanhar o blog pelo Google Friend Connect (a caixinha de seguidores), mas vou continuar acompanhando pelo RSS :)

    Beijos,
    Maira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maíra
      será um prazer te guiar por aqui!
      No problem!
      Bj

      Excluir
  4. Que show! Não sabia deste grupo! Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Pois é, tá na ZH e no blog do Beto a viagem! Bj

    ResponderExcluir
  6. Olá Marilia tudo bem? conheci um croata na net q morou no Brasil e agora estamos nos relacionando pela net, ele não quer vir ao Brasil e pede p/ q eu vá, mas gostaria q me desse conselhos como são os croatas?
    gostaria mto q me ajudasse. me passa o seu e mail
    meu e mail: irma-dani@ hotmail
    obg
    Irma Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniela
      tudo bem!
      Vou te escrever para conversarmos com calma!

      Excluir
  7. Ola Marilia, gostaria de sua opinião sobre morar na Croácia. Ja conheço alguns paises da Europa mas me encantei pela Croacia atraves de uma reportagem. Sou casado e tenho um filho de 5 anos. Me de algumas dicas. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos
      olha, gosto muito daqui, mas a situação financeira do país está muito delicada. A crise é grande, o desemprego é de 20% e não está fácil. Para estrangeiros é mais difícil ainda.
      De nada!

      Excluir
  8. Ola Marilia moro em Portugal, e gostaria muito de ir passear aí, mas é o único país da europa que não tenho nenhum amigo, se vc puder entre em contato comigo para mim poder ter maior informação, ivanusaportugal@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Marília, tudo bem?
    Preciso fazer contato urgente com vc, por gentileza assim que puder me mande seu e-mail. Meu contato é helgaferreira@hotmail.com
    Abs,
    Helga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helga,
      td bem!
      Meu mail é mariliapcscz@gmail.com
      já lhe escrevi!
      Abs

      Excluir
  10. Oi Marília!
    Passei para ver as novidades e te mandar um beijo!
    Morrendo de saudades daí! rsrsrs
    Aqui praticamente todos os dias tem alguma reportagem sobre a Croácia!
    :)

    Beijos!
    chavelli

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Que legal, imagino, tá quase chegando o começo da Copa!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Souvenirs croatas

Sempre que a gente vai pra algum lugar é comum comprarmos alguma lembrança quando voltamos pra casa. Toda vez que vou ao Brasil, tento levar produtos orginais e interessantes daqui. A listinha básica vai desde rakija (equivalente à nossa cachaça, mas feita de uva, ameixa, etc.), sachês de lavanda, bombons Bajadera feitos de avelã e chocolate, Vegeta (tempero para comida feito de legumes secos), coração de Licitar (são feitos de pão de mel, inicialmente, mas hoje servem para decorar) até coisas mais caras como gravatas, canetas tinteiro e guarda chuvas vermelhos. A gravata, pra quem não sabe, é uma invenção croata do século XVII. Quando os soldados croatas foram lutar na França, amarraram um lenço ao redor do pescoço e os franceses deram uma aperfeiçoada. Já a caneta tinteiro foi inventada por um eslovaco, nacionalizado croata, Slavoljub Eduard Penkala, (nasceu na Eslováquia, mas viveu em Zagreb ). No início do século XX, ele criou e patenteou a caneta. Depois de fazer a lista o d

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar. Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas!  Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem u

De volta a ser uma guia brasileira na Croácia: costurando uma colcha de retalhos!

É fim de ano, pandemia, mas ainda há turismo em Zagreb!  Ao retornar a viver na Croácia é incrível perceber as diferenças entre os dois países, as pessoas mais fechadas, a temperatura gelada, as árvores com um pouquinho de gelo e as decorações natalinas. Tentar vivenciar as alegrias de inverno, as temperaturas baixas, sem neve, tem sido um desafio e tanto! Voltar a guiar aqui é uma experiência única, principalmente, tratando de ser a primeira guia brasileira na Croácia. Quando cheguei em 2008, quase não havia brasileiros e muito menos, turistas da nossa terra por aqui. Tanto mudou nestes anos... novos guias brasileiros, diferentes turistas, a cidade mais moderna e cosmopolita, a pandemia, tudo novo, de certa forma.  O fato é que é um prazer poder apresentar este país que tenho tanto carinho, que me deu tanto e que respeito muito aos nossos conterrâneos. Por ter voltado ao Brasil por 2 anos e meio, depois de 11 anos de Croácia e agora estar aqui de novo, é muito interessante ver Zagreb