domingo, 6 de maio de 2012

Estátuas de Zagreb

Uma coisa que me chama a atenção e que gosto em Zagreb, são as estátuas. Por onde quer que tu ande, sempre tem alguma. Posso dizer que dá pra fazer um passeio pela história e literatura somente através delas. 
Esta é a segunda estátua do São Jorge, a primeira já postei aqui http://marilia-umabrasileiranacroacia.blogspot.com/2011/04/sao-jorge-sveti-juraj.html, se encontra na Praça do Marechal Tito, considerado o quarteirão mais bonito de Zagreb. 

Acho interessante ver esculturas de personagens de livros pela cidade. É como se ele saíssem e ganhassem vida. Cada vez que vejo um, me dá vontade de saber mais sobre ele e ler a sua história. Não deixa de ser uma boa forma de incentivar a leitura e decorar a cidade.  
Essa outra estátua é a da Dora Krupićeva, personagem do livro O ouro do ourives, do escritor August Šenoa. Resumidamente, a história se trata da versão croata de Romeu e Julieta. Como vocês podem ver, ela segura simbolicamente uma chave que é a da Cidade Alta. Pra quem tem curiosidade, pode se ver a verdadeira no Museu de Zagreb, ali pertinho.  



2 comentários:

  1. Oi Marília
    Adorei o teu blog!!! Eu e meu marido vamos em junho para a Croácia. Somos de Porto Alegre. Estou aproveitando muito as tuas dicas. Abs
    Doris Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Oi Doris,
    que bom que adoraste!
    Nossa que coincidência tb serem de Poa! Se precisarem de algo, estou aqui!
    Abraço,
    Marília

    ResponderExcluir