segunda-feira, 14 de maio de 2012

Pula, Pola

Como já disse em outro post, na Istria (região na península), fala-se croata e italiano. Tanto as cidades como as ruas têm o nome nas duas línguas.
Esse fim de semana fomos à Pula. Desta vez, tive mais tempo para desfrutar, conhecer melhor e aproveitar. Passeamos, fomos na Arena, comemos muitíssimo bem, descansamos e ficamos de perna pro ar.
A Arena em si é a maior atração da cidade. Com 2000 anos, é um espetáculo a parte, algo que realmente nos faz pensar como o homem pode construir coisas belas. Entramos, peguei o tour guiado e fiquei imaginando os gladiadores, as pessoas que assistiam às lutas, como era a vida naquela época. Muita coisa mudou neste meio tempo, mas a energia do local permanece. 
Uma das coisas que gosto muito desta região, é a arquitetura de influência italiana, acho um charme. Os prédios coloridos, meio que caindo aos pedaços, o uso de pedra nas casas, a maneira que construíam os bairros. Caminhar sem rumo pelas ruelinhas é uma das coisas que mais gosto de fazer. O mar dá um contraste lindo com as pedras brancas das casas. As ruas estão cobertas de flores, rosas e papoulas, um colorido único!
Sinto que voltei pra casa um pouco recarregada e com mais energia pra seguir!



P.S Estavámos com 30 graus no domingo e a previsão era de mudança no tempo, chuva e frio. Ontem acordamos com 9 graus e no caminho pra casa passamos por locais com a temperatura de 1 grau e tudo nevado! Incrível! Parecia inverno!!! Uma loucura.

17 comentários:

  1. Jura que não é Roma? 30C... que sonho por aqui Marilia, não passou dos 16C chorados e com muito vento.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah não é não!
      Sério? Sei que pela Suécia tb tá bem fresquinho...Aqui tava calorão!
      Beijo

      Excluir
  2. Olá Marília! Tivemos um rápido contato por aqui em 2011. Não sei se está lembrada...Eu havia dito que minha mãe nasceu em Osijek.Veio para o Brasil em 1925. Está com 92 anos.
    Moro em SCatarina. Quase vizinha da sua querida PAlegre,rs!
    Espero contatos mais frequentes. Quero muito saber mais desse país. Abraço brasileiro.
    Vilma

    ResponderExcluir
  3. Oi Vilma,

    lembro sim. Que bom que apareceste por aqui! Com certeza, vamos nos falando por aqui e por mail!
    Abraço brasileiro da Croácia!

    ResponderExcluir
  4. tudo tão bonito por aí! tão cheio de história! quanto ao tempo...está mesmo estranho! temperaturas altas e depois frio e granizo...depois volta a subir! está assim por cá, uma estranha primavera. Ou botas ou sandálias! beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Clúdia
    pois é, não é só aqui que o tempo tem estado estranho então! Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Moro em Porto Alegre e no próximo dia 1 de junho desembarco em Zagreb. Espero não pegar tanto frio. As roupas já estão separadas e não tem nada pra um friozão desses.
    Vou ler todo o seu blog pra ver algumas dicas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ilienara
    nossa que coincidência! Acredito que até lá vai estar quente! Este tempo está totalmente fora de época.
    Se precisar de qualquer coisa, avisa!
    Abraço e bem vinda ao blog

    ResponderExcluir
  8. Oi legal teu blog! Tô pensando em aproveitar passagem Paris-Pula . É difícil ir até Zagreg? ou não recomendaria em apenas 03 dias?

    ResponderExcluir
  9. Oi, que bom que gostou!
    Têm ônibus direto todos os dias, dá umas 3h e pouco de viagem. Dá pra curtir Pula em um dois dias e no terceiro conhecer outro lugar. Eu visitaria algo mais perto e deixaria Zagreb pra uma outra viagem há vôos Paris-Zagreb pela easyjet que eu saiba!

    ResponderExcluir
  10. Olá Marilia,

    Moro na Alemanha e gostaria de ir com a minha filha de 13 anos por alguns dias visitar Pula,estamos procurando apartamento ou Ferien Wohnung,será que voce poderia ns indicar algo?Gostariamos de ficar perto de alguma praia sem tantos pedregulhos;)
    Obrigada!
    dellaeuropa@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Oi! Infelizmente em Pula não conheço este tipo.de.acomodação. sugiro dar uma olhada no google!
    Quanto à praia tb não tenho ideia. Procure no google o blof da Marina,era uma brasileira qur morava lá,ela talvez possa te indicar!

    ResponderExcluir
  12. Estou ansioso para conhecer a Croácia minha família por parte de mãe vieram de região de Zagreb. Se possível preciso de um roteiro mais em conta para viagem
    Muito Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nos falamos por mail e só agora vi o comentário!

      Excluir
  13. Estou ansioso para conhecer a Croácia minha família por parte de mãe vieram de região de Zagreb. Se possível preciso de um roteiro mais em conta para viagem
    Muito Grato

    ResponderExcluir
  14. Estou ansioso para conhecer a Croácia minha família por parte de mãe vieram de região de Zagreb. Se possível preciso de um roteiro mais em conta para viagem
    Muito Grato

    ResponderExcluir
  15. Que legal!
    Minha agência tem roteiros, se quiser, olhe no nosso site www.kamauf-zagreb.com!

    ResponderExcluir