Pular para o conteúdo principal

Bibliotecas públicas



Um costume que gosto muito daqui é o de ir às bibliotecas públicas e pegar livros. Volta e meia, quando ando de ônibus ou de trem, vejo pessoas lendo. Acho tão legal!
Eles têm bibliotecas espalhadas pelos bairros e algumas são só para crianças! Em 2009, fui convidada pela Embaixada brasileira para dar uma palestra sobre o Brasil, na biblioteca de Sisak, uma cidadezinha aqui perto. A cada ano os funcionários do local organizam um mês de exposição, palestras, oficinas com as crianças sobre um país imaginário ou não. Daquela vez foi o Brasil! Fiquei emocionada ao ver tantas coisas sobre o meu país estando tão longe de casa.
Falei para as crianças um pouco sobre a diversidade animal e gastronômica do Brasil. Foi uma experiência muito legal!
Enfim, acho uma iniciativa muito boa esse tipo de evento e o fato de se incentivar a leitura desde criança!

Comentários

  1. Marilia adoro bibliotecas, é um bem dos mais importantes para a gente, um legado que não da para mensurar. Tudo que eu sei aprendi ali lendo, lendo, lendo...Adorei a materia e se vc tiver mais fotos de bibliotecas centenárias posta para a gente, beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Silvia!
    Eu tb adoro cada vez mais as bibliotecas! Tento aproveitar bastante a da faculdade e as outras!
    Boa ideia, vou dar uma fotografada pela cidade e vou postar!
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Que legal você ter divulgado um pouco sobre o Brasil para as crianças. Ainda mais sobre fauna e gastronomia, desvinculando daqueles estereótipos de sempre.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Thiago
    achei uma boa oportunidade de mostrar um pouco da nossa diversidade, beleza e apresentar nosso país por um outro ângulo!
    Bj e bom findi!

    ResponderExcluir
  5. Marilia,
    Você é a única correspondente do Brasil na Croácia. Aos poucos, vamos nos familiarizando com Zagreb. Inclusive o nosso www.saitica.blogspot.com, passou a ter 9 seguidores, coisa rara entre os 34 países que nos segue.Viva Zagreb.
    Será que algum Vampiro croata anda na nossa espreita ?
    Obrigado pela companhia. Volte sempre, seus comentários são muito bem vindos.
    Abraços,
    daniel

    ResponderExcluir
  6. Querido Daniel,
    fico feliz de poder estar em contato com vocês mesmo estando tão longe!
    Tento através do blog compartilhar um pouquinho desta terra longínqua. Aos nossos olhos parece tão diferente, mas no dia a dia é muito semelhante ao nosso Brasil! Espero que consigamos aos poucos aproximar um poquinho dessas duas culturas!
    Fico feliz com o sucesso do blog de vcs, admiro-o muito!
    Um abraço apertado!

    ResponderExcluir
  7. Querida! Saudades!
    Em 1932, minha avó-poeta-educadora Cecília Meireles, criou na praia de Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil, a primeira Biblioteca Infantil do Brasil.
    Uma modernidade eram as cadeirinhas e mesinhas apropriadas para o tamanho das crianças e que os livros ficavam "deitados" nas estantes, para que a própria criança escolhesse e retirasse para ler.
    Ela fez um "inquérito" sistematizado, sobre "o que" as crianças preferiam ler e escreveu um belo livro cujo título é Problemas da Literatura infantil, onde conclui que à criança só devemos oferecer "o ótimo".
    Mais tarde, quando ela me recebia na casa dela, ficavamos sempre juntas na biblioteca, mas numa parte onde ela colecionava muitos livros infantis. Foi com ela e num livro americano que eu conheci pela primeira vez, a bandeira do Brasil.(!) Recortamos a bandeira colorida e colamos na página do Brasil!!!
    Como posso falar a palavra Brasil, hoje, sem lembrar da minha avó Cecília Meireles, dos livros, da primeira Biblioteca infantil, do Brasil que não editava livros sobre ele mesmo, e de que "às crianças só devemos oferecer o ótimo"?
    Pa-ra-béns Marilinha!Pa-ra-béns!
    O Brasil ainda edita muito pouco sobre ele mesmo...e principalmente para as crianças...
    Parabéns e beijinhos da Fernandinha

    ResponderExcluir
  8. Querida Fernandinha,
    saudades tuas!!!
    Nossa, que incrível saber esses detalhes incríveis da tua vida e da história do Brasil!
    Espero que a gente possa se conhecer, sentar com calma e eu possa ouvir tuas histórias lindas um dia!
    Obrigada pelas lindas palavras e depoimentos! É sempre um prazer te ter aqui!
    Um bjo com muito carinho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Souvenirs croatas

Sempre que a gente vai pra algum lugar é comum comprarmos alguma lembrança quando voltamos pra casa. Toda vez que vou ao Brasil, tento levar produtos orginais e interessantes daqui. A listinha básica vai desde rakija (equivalente à nossa cachaça, mas feita de uva, ameixa, etc.), sachês de lavanda, bombons Bajadera feitos de avelã e chocolate, Vegeta (tempero para comida feito de legumes secos), coração de Licitar (são feitos de pão de mel, inicialmente, mas hoje servem para decorar) até coisas mais caras como gravatas, canetas tinteiro e guarda chuvas vermelhos. A gravata, pra quem não sabe, é uma invenção croata do século XVII. Quando os soldados croatas foram lutar na França, amarraram um lenço ao redor do pescoço e os franceses deram uma aperfeiçoada. Já a caneta tinteiro foi inventada por um eslovaco, nacionalizado croata, Slavoljub Eduard Penkala, (nasceu na Eslováquia, mas viveu em Zagreb ). No início do século XX, ele criou e patenteou a caneta. Depois de fazer a lista o d

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar. Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas!  Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem u

De volta a ser uma guia brasileira na Croácia: costurando uma colcha de retalhos!

É fim de ano, pandemia, mas ainda há turismo em Zagreb!  Ao retornar a viver na Croácia é incrível perceber as diferenças entre os dois países, as pessoas mais fechadas, a temperatura gelada, as árvores com um pouquinho de gelo e as decorações natalinas. Tentar vivenciar as alegrias de inverno, as temperaturas baixas, sem neve, tem sido um desafio e tanto! Voltar a guiar aqui é uma experiência única, principalmente, tratando de ser a primeira guia brasileira na Croácia. Quando cheguei em 2008, quase não havia brasileiros e muito menos, turistas da nossa terra por aqui. Tanto mudou nestes anos... novos guias brasileiros, diferentes turistas, a cidade mais moderna e cosmopolita, a pandemia, tudo novo, de certa forma.  O fato é que é um prazer poder apresentar este país que tenho tanto carinho, que me deu tanto e que respeito muito aos nossos conterrâneos. Por ter voltado ao Brasil por 2 anos e meio, depois de 11 anos de Croácia e agora estar aqui de novo, é muito interessante ver Zagreb