segunda-feira, 16 de maio de 2011

Formatura



Nessa sexta feira, fui à minha primeira formatura na Croácia. Era de um amigo meu que estava se formando em Alemão e Arqueologia. Interessante escolha! Aqui, com o sistema Bolonha, os estudantes podem escolher dois cursos e saem com mestrados em ambos no fim de 5 anos.
A cerimônia foi no salão da faculdade. Achei bem bonita, simples e rápida para os nossos padrões. Eram 30 alunos de diferentes cursos da Faculdade de Filosofia (equivalente a nossa de Filosofia e Ciências Humanas). Primeiro os alunos entram, ficam de costas para a plateia (achei muito estranho) e passam todo o tempo de frente para a vice-reitora e o professor.
Canta-se o hino da Croácia e uma música acadêmica do século 13!
A Universidade como instituição é a mais antiga da Croácia, criada no ano de 1669!!!
Os alunos já entram de toga e com o "chapéu". No entanto, quando recebem o diploma eles mudam o lado da fitinha...Muito simbólico, mostrando que estão formados!
Enfim, depois dos breves discursos cada família sai para almoçar, pois a cerimônia é as 13 horas!
Achei bem legal a experiência de ver como os croatas celebram este momento de suas vidas. E também fiquei feliz de poder estar ali naquele momento com aquelas pessoas!
P.S Acima está o programa da formatura com a foto da faculdade na qual trabalho!

4 comentários:

  1. Marília,

    achei muito interessante. Notei que existem algumas familiaridades aqui com o Brasil. Quando me formei na faculdade de direito também teve o ritual da fitinha, da "concha" na cabela e tudo mais. Na época eu lembro que fiquei curioso sobre o assunto e me disseram que esses rituais foram "importados" da Universidade de Coimbra, em Portugal, uma das mais antigas do mundo e a qual serviu de base para quase todos os cursos aqui do Brasil.

    Bom, acho que no Brasil os eventos são durante a noite pois as pessoas aqui adoram uma festa, né?

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Leio seus postados com atenção e prazer. Parabéns! Ao mesmo tempo que descobri seu blog, descobri, também, o site Brasileiros no Mundo e sua "IV Conferencia dos Brasileiros no Mundo". Acho que vale a pena acompanhar ou dar uma es piadinha. Abraço de uma croata/brasileira no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marilia! e ai como estas? e o tempo ai como esta? esta chegando a hora de eu ir pra i!!! meu marido ja esta morando ai, agora falta só eu!!

    Um bjao

    ResponderExcluir
  4. Oi, Thiago
    que interessante saber que na tua formatura tb tiveste o lance da fitinha...Em Poa nunca vi! Tb não sabia que tinha vindo de Coimbra!
    Pois é, me surpreendi que aqui não fosse a festa à noite, pois eles tb adoram uma curtição!
    Bjs e até breve!!!

    Oi, Anita
    pois é, o site dos Brasileiros no mundo é muito legal e essa conferência é muito interessante. Assisti aos vídeos no ano passado e gostei muito!
    Vou dar uma olhada então pra ver o que está rolando!
    Há quanto tempo estás no Brasil e onde moras?
    Um abraço de uma brasileira na Croácia!!!

    Jessyca,
    tá chegando a hora!
    Estou bem! Trabalhando muito! E tu, muito ansiosa?
    Bjs e boa sorte!!!

    ResponderExcluir