Pular para o conteúdo principal

City girl em Motovun











Esse fim de semana fomos à Motovun, uma cidadezinha linda na Istria. Chegamos na sexta pra podermos acordar com o ar fresco da montanha.
Na primeira noite tivemos uma surpresa: uma terrível tempestade cheia de raios e trovões. Começou no meio da madrugada. No início, pensei -ai que coisa boa dormir com o barulhinho da chuva, relaxante!- Depois, eram tantos raios um atrás do outro, trovões altíssimos, eu estava apavorada, me senti no meio do filme Senhor dos Anéis, o Retorno do Rei! Parecia que estava acontecendo uma guerra e o mundo estava desabando em cima de nós!!! É claro que um pensamento racional me veio à mente - se essa cidade que fica no topo do morro, e é uma fortaleza medieval existestente desde o fim da Idade Média, eu vou sobreviver!- Além disso, meio veio à cabeça a seguinte conclusão- Eu sou uma city girl, vivi toda a minha vida na selva de pedra onde mal se sentem as forças da natureza. Nunca vou ter uma fazenda ou qualquer casa longe da cidade!
Foi um dramalhão! 1 hora pareceu durar a noite toda! Graças a deus a tempestade parou e depois consegui dormir!
Bem, mas não foi só drama a minha estadia de Motovun, é claro! Passamos um lindo dia sentados num restaurante com vista pro vale, comemos comidas maravilhosas, tomamos café e aproveitamos o famoso italiano "dolce far niente"! Pra mim ele era mais que conhecido, já que toda a minha infância aprendi com o meu pai que férias são para descansar e não fazer nada!!! Já pro Jerko, foi um desafio!

Amanhã continuo com o resto da viagem...
Legenda das fotos:
1 A vidade de longe
2 A Istria e a região em que estavamos
3 A vista do vale
4 A galeria em que ficamos hospedados
5 As lindas e coloridas ruelas medievais
6 A propaganda da região que é a terra das trufas!
7 As lindas e charmosas janelas decoradas
8 A antiga entrada da cidade
9 A vista dos telhados
10 A praça principal onde acontece o famoso Festival de Cinema de Motovun

Comentários

  1. acho que eu moraria num lugar assim tranquilamente...

    ResponderExcluir
  2. Eu tb sempre penso nisso! O silêncio, a paz de lá me faz muito bem e o ar fresco me fazem muito bem!bj

    ResponderExcluir
  3. alem do lugar ser lindo e poético, um castelo sobre uma montanha...querer mais pra quê, rsrsr? beijos e boa viagem

    ResponderExcluir
  4. Realmente, nao precisa mais nada!
    bj!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi marilia meu nome e Emmanoel , eu moro a qui na croacia a distansia de minha casa e motovun e 10 minutos de carro , voce tem rasao e uma belicima cidade , eu amanha to indo pro festival de cinema qui tem la todos anos , meu nome e Emmanoel, Emmanoel.victor@gmail.com essi e o meu E-mail .

    ResponderExcluir
  6. Oi, Emmanoel

    que legal saber que moras por aí!
    Adoro essa cidade e região!
    Vou te mandar um mail então pra nos falarmos!

    ResponderExcluir
  7. Oi marilia. ja fui pra croacia em dubrovinik. Gostaria muito de viver ai. O melhor pais que ja fui. so nao sei quanto a sobrevivencia e trabalho ai como sao.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lucas
    realmente é um ótimo país para se viver, só que a situação de trabalho tá bem difícil, 20% de desemprego.

    ResponderExcluir
  9. Marilia

    Vou a Istria e quero comer trufas que restaurante recomenda fora o Zigante.
    Quais outros locais que poderia me indicar.
    O KAstel Hotel é bom?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Croácia está bombando- Nova guia turística!!!!

Hoje recebi um mail de uma amiga minha com o link abaixo de uma reportagem sobre a Croácia no site do IG. Essa não é a primeira vez que vejo a Croácia nos sites brasileiros. Desde que vim morar aqui tenho visto mais e mais vezes o país sendo retratado por nós aí no Brasil!!! Falando nisso aproveito para anunciar o fim do meu curso e dizer que já sou uma guia turística em croata, espanhol, inglês e português! Agora é só esperar o certificado e o crachá ficarem prontos, mas o mais importante é que finalmente acabei todas as provas!!! Estou muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito contente! Uma ótima continuação de dia e semana para todos! http://colunistas.ig.com.br/viagens/2011/06/28/na-croacia-aproveite-a-hospitalidade-natural/

Turismo no inverno Croata

Esse fim de semana estivemos com duas turistas brasileiras aqui em Zagreb . Depois de fazermos o city-tour, o passeio pelos castelos fomos para os Lagos Plitvice. Não sabíamos exatamente como estariam os lagos, somente que parte estava congelada, algumas trilhas fechadas e um trecho da estrada não estava limpo. A prova que não estamos acostumados a fazer turismo no inverno por achar que não há muito o que ver, pra mim, caiu por terra. Nesse passeio vimos uma das paisagens mais lindas que podia imaginar. Cena de filme, tudo branco, só nós na estrada e muita neve. No caminho paramos em Rastoke , um lugarzinho com moinhozinhos cercados de quedas dágua, um amor! No verão, as pessoas páram no meio da estrada pra tomar banho de rio. Depois, chegamos ao Parque Nacional Plitivicka Jezera , com 16 lagos, que é protegido pela Unesco como patrimônio da humanidade, desde 1979! Geralmente, a cor da água é de um tom incrível, meio esverdeado ou azulado pra alguns. Dessa vez, est...

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar. Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas!  Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem u...