Pular para o conteúdo principal

Mais bacalhau, esse vai pra minha mãe


Como fiz só uma parte do bacalhau resolvi hoje cozinhar o resto. Tentei fazer algo parecido com o bacalhau com natas que a minha mãe fazia na Páscoa. Nossa, era muito bom! Não ficou nem perto do sabor do dela, mas deu pra lembrar aqueles momentos em que estávamos todos reunidos na mesa, em casa, conversando e comendo. Boas lembranças!
Hoje é feriado de Páscoa aqui na Croácia, ninguém trabalha. A cidade está tranquila e vazia. Não há barulho nas ruas, somente os passarinhos cantando e as árvores se balançando...
P.S Achei uma receita muito boa na qual me inspirei pra fazer:
http://www.youtube.com/watch?v=mXOoP1fmxSI&playnext=1&list=PLC54B00E042941996

Comentários

  1. "A cidade está tranquila e vazia. Não há barulho nas ruas, somente os passarinhos cantando e as árvores se balançando..."
    Que paz... em que cidade moras?

    Estou em ferias em Rabac/Labin , onde a familia da noiva mora. Aqui todo dia o maior "barulho" eh o barulhinho bom dos passarinhos e da brisa. Exceto no inverno... :-)

    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Confesso que o bacalhau é um dos meus pratos favoritos, mas nunca provei bacalhau com natas, deve ser muito bom.

    Bom feriado, pusa.

    ResponderExcluir
  3. Receitas com belas recordações são sempre saborosas, mesmo que não fiquem iguais às originais.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Marília: que saudades imensas daqueles tempos em que estávamos todos juntos mas o tempo passou muito depressa ,depressa demais e agora cada filho na sua casa com seu /sua companheiro /a que também são muito queridos [e os netos]mas ....ficou a lembrança e agora a lembrança do bacalhau que como bons portugueses que somos [ o sangue português corre pelas minhas veias e o dos açorianos[ Portugal também ] corre pelas vossas e assim vamos vivendo e comendo um bom bacalhau[ O teu deve ter saído muito bom mas o sabor do da casa de teus pais sempre será diferente pois terá sabor a essa memória que invocaste.
    Beijos saudosos

    ResponderExcluir
  5. Oi,Marcos
    bem vindo ao blog! Moro em Zagreb! Quanto tempo vais ficar na Croácia? Que bom que o som daí é tb de passarinhos cantando!
    Muito prazer!! Aparece sempre!

    Oi, thiago
    te aconselho que proves a receita, pois é maravilhosa! Essa que postei parece ser tri boa! Bom apetite! Pozdrav!!!

    Oi, Liège
    realmente as comidas com lembranças tem um gostinho especial! Nunca ficaram iguais, o importante é saboreá-las!
    Bj!

    mami,
    fiz este post pensando em ti! Realmente o sangue português corre pelas nossas veias e as memórias relacionadas às comidas portuguesas são muitoe felizes!
    Um bjo enorme e muitas saudades!

    ResponderExcluir
  6. :)
    To com tempo livre estes dias... vamos tomar um cafe nesta semana??
    Amanda

    ResponderExcluir
  7. Meu deus, um milagre! Tu por aqui!
    Claro que sim, me diz quando!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, prendada e letrada Marilia! Adorei este bacalhau com nata. A receita de tua mãe é aberta ao povo?
    Beijos
    Stella Saitica

    ResponderExcluir
  9. Oi, Stella

    adorei os elogios!

    Vou pedir a receita pra mãe e depois te passo! Essa que coloquei acima é muito boa! Sei que a da mãe leva cogumelos junto. É uma delícia!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Marilia
    Oba!! Bacalhau português via Croácia!
    Na minha família, minha mãe só fazia "à Gomes de sá", maravilhoso por sinal, e que saudades...
    Será muito bom ter outra receita.
    Nosso e-mail é saitica@gmail.com
    E o teu e-mail, poderíamos tê-lo também?
    A família agradece, depois conto como ficou.
    Beijos
    Stella Saitica

    ResponderExcluir
  11. Oi, Stella!
    Estou te mandando agora a receita! Espero que gostes!
    Me avisa mesmo como ficou!
    Um grande beijo,
    Marilia

    ResponderExcluir
  12. Marilia: assim as saudades são imennnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnsssaaaaaaaaasssssssBeijosMarta

    ResponderExcluir
  13. Eu sei, mãe! Mas logo logo estaremos juntas de novo! Oba!!!!!!!!!!!!!!!
    Te amo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111
    bjsssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Souvenirs croatas

Sempre que a gente vai pra algum lugar é comum comprarmos alguma lembrança quando voltamos pra casa. Toda vez que vou ao Brasil, tento levar produtos orginais e interessantes daqui. A listinha básica vai desde rakija (equivalente à nossa cachaça, mas feita de uva, ameixa, etc.), sachês de lavanda, bombons Bajadera feitos de avelã e chocolate, Vegeta (tempero para comida feito de legumes secos), coração de Licitar (são feitos de pão de mel, inicialmente, mas hoje servem para decorar) até coisas mais caras como gravatas, canetas tinteiro e guarda chuvas vermelhos. A gravata, pra quem não sabe, é uma invenção croata do século XVII. Quando os soldados croatas foram lutar na França, amarraram um lenço ao redor do pescoço e os franceses deram uma aperfeiçoada. Já a caneta tinteiro foi inventada por um eslovaco, nacionalizado croata, Slavoljub Eduard Penkala, (nasceu na Eslováquia, mas viveu em Zagreb ). No início do século XX, ele criou e patenteou a caneta. Depois de fazer a lista o d

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar. Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas!  Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem u

De volta a ser uma guia brasileira na Croácia: costurando uma colcha de retalhos!

É fim de ano, pandemia, mas ainda há turismo em Zagreb!  Ao retornar a viver na Croácia é incrível perceber as diferenças entre os dois países, as pessoas mais fechadas, a temperatura gelada, as árvores com um pouquinho de gelo e as decorações natalinas. Tentar vivenciar as alegrias de inverno, as temperaturas baixas, sem neve, tem sido um desafio e tanto! Voltar a guiar aqui é uma experiência única, principalmente, tratando de ser a primeira guia brasileira na Croácia. Quando cheguei em 2008, quase não havia brasileiros e muito menos, turistas da nossa terra por aqui. Tanto mudou nestes anos... novos guias brasileiros, diferentes turistas, a cidade mais moderna e cosmopolita, a pandemia, tudo novo, de certa forma.  O fato é que é um prazer poder apresentar este país que tenho tanto carinho, que me deu tanto e que respeito muito aos nossos conterrâneos. Por ter voltado ao Brasil por 2 anos e meio, depois de 11 anos de Croácia e agora estar aqui de novo, é muito interessante ver Zagreb