Pular para o conteúdo principal

Churrasco croata








Neste domingo de Páscoa fizemos um churrasco. Eu sei que soa estranho, mas é verdade. O Jerko e o irmão dele assaram um churrasco croata com acompanhamentos vegetarianos pra mim. Ficou muito gostoso, mas confesso que achei muito estranho. Todas as minhas referências de churrasco como salada de batata, farofa, pão com alho, salada de alface com tomate, cebola assada, pimentão etc... não estavam presentes. Comi abobrinha e cogumelos grelhados. Além disso, assamos uma batata doce croata (digo croata porque a cor é diferente e o sabor tb) que ficou mais ou menos. Os guris comeram xixo de frango com bacon e porco com bacon coberto com um molho russo feito de maionese, pimenta e cebola. Uma viagem...
Combinamos que da próxima vez será um churrasco meio brasileiro, meio croata pra eu matar um pouco as saudades!
Posto as fotos pra compartilhar com vcs a comidinha e algumas florzinhas lindas do jardim dos meus sogros!

Comentários

  1. Adorei o churrasco croata! :) Parece ser bem mais saudável! Acho que eu não represento bem os gaúchos, hehehe. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha é muito diferente do nosso Marília! O Ante fez p/ mim um churrasco... de frutos do mar! hahahaha Ele ama churrasco argentino =)
    Gostei da parte dos cogumelos, parece delicioso...
    Em Julho vou para Split!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Mariana Bagaceira :D30 de abril de 2011 às 11:25

    Ahahahahaha abobrinha de churrasco?? Só você mesmo,baga. Vc devia escrever um livro de receitas entitulado "Inovando com Marilia Bagaceira". hehehheh viu? comentei :D Beijooooo te amo minha baga amada. PS: te ,amdei um e-mail

    ResponderExcluir
  4. Oi, Walesca
    bem, eu tb não sou um bom exemplo de gaúcha como se pode notar! Geralmente não há tantos vegetais nos churrascos, esse é especial porque não como carne. Os croatas são bem carnívoros tb heheh!
    Bj

    Re!
    Tu sabe como eh então hahahaha! Sim, os cogumelos são uma delícia!
    Tu vens pra cá tb? Queria te conhecer! bjssss

    Mari BAGACEIRA
    nem acredito que tu apareceste por aqui, mulher!
    Não vem que não tem, esse costume das abobrinhas é croata e não meu, ok?!
    Boa ideia, quando escrevê-lo vou dedicar a tua pessoa hahahahah
    Te amo mto e tô morrendo de saudads, bjssss
    P.S Adorei o mail, manda mais!

    ResponderExcluir
  5. Vou sim!! No início de Julho, vamos combinar alguma coisa =) Quer que eu te leve alguma coisa??
    =**

    ResponderExcluir
  6. Re,
    que bom q vens! Oba! Estou louca pra te conhecer!!!

    Vou pensar no q podes trazer e depois te falo! Obrigada!

    Me avisa quando estiver mais próximo da data pra marcarmos o encontro! bjss

    ResponderExcluir
  7. Oi Marília, aqui é a Ana Susin, irmã da Lia, filha da Neli, dentista e amiga da tua mãe. Lembrou? Tempos do colégio Uruguai!! haha
    Tudo bem por aí? Adorei os cogumelos! hummm
    Tua mãe me indicou teu blog, outra hora vou procurar as fotos da viagem de vcs pela Europa Oriental, ela disse que é muito lindo!
    Por aqui estou estudando para concursos, nada fácil...
    Grande beijo e saudades!
    Ana Susin

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ana
    é claro que me lembro de ti! Que bom que apareceste por aqui, saudades!!Acho que nos vimos pela última vez no casamento da Lia! Faz 4 anos já!
    Tudo certo! Me manda um mail pra gente se falar! O meu é ma.lica@hotmail.com
    Dá uma olhada nas fotos, têm muitos lugares legais pra conhecer!
    Boa sorte com os concursos, sei que não é fácil!
    Um beijão e saudades!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Marília,

    Meu email é anatsusin@gmail.com
    Visitei algumas fotos da viagem de vcs e adorei! Acho que daqui a alguns anos vou visitar a Europa, então terei um bom motivo para fazer roteiros mais alternativos - adoro!
    By the way, a Lia está com 18 semanas de gravidez, provavelmente de uma menina!
    bjaooo
    Ana

    ResponderExcluir
  10. Meu email é anatsusin@gmail.com
    Visitei algumas fotos da viagem de vcs e adorei! Acho que daqui a alguns anos vou visitar a Europa, então terei um bom motivo para fazer roteiros mais alternativos - adoro!
    By the way, a Lia está com 18 semanas de gravidez, provavelmente de uma menina!
    bjaooo
    Ana

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ana!
    Vou te mandar um mail agora!
    Bem, quando voltares a Europa espero que passes por aqui! Tens um quartinho te esperando!
    Nossa que legal! Não sabia que ela estava grávida!Manda parabéns e tudo de bom!
    Um bjão!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Souvenirs croatas

Sempre que a gente vai pra algum lugar é comum comprarmos alguma lembrança quando voltamos pra casa. Toda vez que vou ao Brasil, tento levar produtos orginais e interessantes daqui. A listinha básica vai desde rakija (equivalente à nossa cachaça, mas feita de uva, ameixa, etc.), sachês de lavanda, bombons Bajadera feitos de avelã e chocolate, Vegeta (tempero para comida feito de legumes secos), coração de Licitar (são feitos de pão de mel, inicialmente, mas hoje servem para decorar) até coisas mais caras como gravatas, canetas tinteiro e guarda chuvas vermelhos. A gravata, pra quem não sabe, é uma invenção croata do século XVII. Quando os soldados croatas foram lutar na França, amarraram um lenço ao redor do pescoço e os franceses deram uma aperfeiçoada. Já a caneta tinteiro foi inventada por um eslovaco, nacionalizado croata, Slavoljub Eduard Penkala, (nasceu na Eslováquia, mas viveu em Zagreb ). No início do século XX, ele criou e patenteou a caneta. Depois de fazer a lista o d

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar. Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas!  Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem u

De volta a ser uma guia brasileira na Croácia: costurando uma colcha de retalhos!

É fim de ano, pandemia, mas ainda há turismo em Zagreb!  Ao retornar a viver na Croácia é incrível perceber as diferenças entre os dois países, as pessoas mais fechadas, a temperatura gelada, as árvores com um pouquinho de gelo e as decorações natalinas. Tentar vivenciar as alegrias de inverno, as temperaturas baixas, sem neve, tem sido um desafio e tanto! Voltar a guiar aqui é uma experiência única, principalmente, tratando de ser a primeira guia brasileira na Croácia. Quando cheguei em 2008, quase não havia brasileiros e muito menos, turistas da nossa terra por aqui. Tanto mudou nestes anos... novos guias brasileiros, diferentes turistas, a cidade mais moderna e cosmopolita, a pandemia, tudo novo, de certa forma.  O fato é que é um prazer poder apresentar este país que tenho tanto carinho, que me deu tanto e que respeito muito aos nossos conterrâneos. Por ter voltado ao Brasil por 2 anos e meio, depois de 11 anos de Croácia e agora estar aqui de novo, é muito interessante ver Zagreb