quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Voltando à viagem: Albânia









Conhecer a Albânia foi algo muito legal pra mim. Pra não dizer que não sabia nada, tinha ouvido falar sobre os bunkers, e só isso! Logo que chegamos na fronteira nos deparamos com os famosos bunkers, realmente, uma quantidade alarmante, dizem que são mais de 60 mil!!! A razão deste número é porque o ex-ditador acreditava que a qualquer momento o país poderia ser atacado...enfim, cada um com a sua nóia!
Chegando em Tirana me deparei com avenidas largas, prédios muito modernos e coloridos, centenas de carros Mercedez Benz (dizem que é o país que mais tem carros desta marca). A quantidade de fios pendurados nas ruas contrastava com as enormes esculturas por toda a cidade. É interessante viajar por lugares distantes do nosso imaginário, pois ali vemos que quando não temos expectativas, tudo tem um novo olhar, uma outra atmosfera que pode ser boa como ruim. Só pra terem uma ideia tinham dois bairros que me remeteram à Padre Chagas, a calçada de fama, de Porto Alegre ( rua no bairro moinhos de vento, classe média)! Pra mim foi uma surpresa enorme, até porque a mãe tinha lido no Almanaque Abril de 2003 que a Albânia era o país mais pobre da Europa (deve estar desatualizado este almanaque...:)
Enfim, saí deste país mais uma vez me dando conta da ignorância que temos, a falta de informação. Fiquei com vontade de conhecer a costa deles que fica entre o mar Adriático e Jônico! Não é uma viagem?
E só pra terminar, quando perguntamos qual era a comida típica, nos responderam que era italiana!!!! Sim, os italianos tem grande influência até lá!!! Afinal eles estão na frente deles...

8 comentários:

  1. Bom dia. Moro na ALbania ha 4 anos...
    Aqui é um local de muita paz e tranquilidade.. em se comparado com o nosso Brasil.
    Quanto aos banker rsrs são mais de 1 milhão em toda Albania.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Que bom saber que tem brasileiros por aí!! Percebi que Tirana é uma cidade tranquila e uma conhecida minha também me disse isso. Viveu 8 anos e falou que os albaneses são muito carinhosos!
    Obrigado por passar aqui e bem vindo!
    Marilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EM RELAÇÃO A QUE SHQIPËRIA É UM PAÍS POBRE FALAVAM ISTO OS MACARTISTAS PORQUE ERA UM PAÍS NETAMENTE COMUNISTA E MUITO BEM GOVERNADO POR ENVER HOXHA, HOJE EM DIA TEM AINDAS A MAIORIA DA POPULAÇÃO DESEJANDO A VOLTA DO COMUNISMO.

      Excluir
  3. Oi Marilia ; é claro que o livro está desatualizado mas me deu muitas informações que eu não tinha[não sabia] e claro ,tive o meu , o nosso guia ,o Denis,que me explicava tudo de História ,felizmente [in English ,of course!]Beijos Marta

    ResponderExcluir
  4. Com certeza o livro nos ajudou e o nosso guia tb!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Também amo a Albânia!!!!! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Amei este país, gostei dos eu Blog, parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Nossa, que legal que conheceu a Albânia, são poucos de nós que estiveram lá!

      Excluir