quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Comidas da viagem







Como eu tinha prometido vou postar aqui as comidas e bebidas típicas da viagem!
Começo pelo café turco que bebemos diversas vezes em todos os países muçulmanos. O costume é tomá-lo acompanhado dos cubinhos de açúcar que ja vem na “xicrinha”, mais o docinho.
Nesta foto ele é mais elaborado, pois neste lugar, em Travnik, Bósnia, o Franz Ferdinand costumava freqüentar e pedir esta combinação de café com cigarro, fósforo etc. Daí, quem pede o café da casa ganha igual ao do Arquiduque!
Uma das típicas comidas da Bósnia e da região é o ćevapi. Rolinhos de carne moída de boi, cordeiro e outras, acompanhado de pão, cebola e um molhinho chamado kajmak. Bebe-se como acompanhamento o iogurte natural assim como nos bureks ou pitas! Pedida certa pro café da manhã ou almoço, estas tortas são folhadas de carne (burek), e as pitas são de batata ou queijo, espinafre, repolho, abobrinha etc...
Pra minha alegria, além de pitas de legumes e queijo, achamos na Macedônia e no Kosovo as saladas!!! (Pois, pra quem é vegetariano, não restam muitas opções!). Famosas como a Čopka ou Makendonska, as saladas tem a mesma base de tomate, pepino, pimentão, azeitona e são cobertas por um queijinho tipo de cabra, muito saboroso!!! Muitas vezes elas foram minhas refeições acompanhadas de pão ou pimentões recheados!!
Em Skopje comemos uma interessante mistura de feijão branco com ćevapi. Uma boa refeição pra quem gosta de experimentar novas combinações!
Para os carnívoros, a pedida também foi a famosa pleskavica, um tipo de hambúrguer recheado de queijo com presunto, acompanhado de batatas fritas! Arroz e feijão, nem pensar por essas bandas, que saudades!!!! (Sem falar do pão com manteiga. É só quando a gente não tem que da valor! hehe).
Enfim, estes foram alguns dos pratos que comemos!

7 comentários:

  1. Que delícia! Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo complemento! Tão importante como as paisagens!
    mais um lindo post!
    bj
    cláudia

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo carinho, queridas! Muito bom ter vcs aqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ah ,que saudades! Saudades da viagem, saudades da Croácia ,saudades das comidas diferentes e típicas! e nem se fala senão dói!Saudades de vocês!.!!!
    E como dizia o poeta:saudade é como se fosse espinho cheirando a flor Que verdade essa!

    ResponderExcluir
  5. Que bom que apareceste por aqui, mami!!
    Concordo com o poeta tb!
    Estou morrendo de saudades tuas, de todo mundo e do meu Brasil!! Logo logo vou estar aí do outro lado do oceano!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. oi, marília! estou lendo seu blog, porque, em breve, passarei pelas mesmas dificuldades pelas quais vc passou ao chegar na croácia. um dia, no facebook, eu vi alguém promovendo um "tal" de dancestar, sem saber da grandeza do troço. inscrevi o video porque já tava no youtube e a inscrição era fácil. só colocar o link e um email. nem li o regulamento e nem vi que o prêmio para o vencedor era uma passagem pra croácia, pra porec.
    o evento será entre 28 de maio e 1 de junho. estou pensando em mudar a minha passagem de avião da volta e ficar um tempo na croácia, ou em algum outro país da europa tentando conseguir trabalho, legalmente, lógico. se vc souber de algo q possa me ajudar, qualquer coisa q disse ajudará. abçs (imeioduatila@yahoo.com.br)
    queria ter te procurado no face, mas não sei seu sobrenome.
    tenho um blog também, sobre minhas viagens. está convidada a conhecê-lo - www.rodanomundo.blogspot.com.
    tenho escrito muito sobre o rio grande do sul, já q moro aqui há 4 anos quase.

    ResponderExcluir
  7. Oi Átila,
    Espero que faça uma ótima viagem!
    Aqui a situação está complicada em relação à trabalho...

    ResponderExcluir