segunda-feira, 11 de março de 2013

Croácia, um país medieval: batalha em Samobor

 Fim de semana passado fui a uma feira medieval e reconstituição de uma batalha de 1421, entre croatas e poloneses. Fiquei surpresa com a diversidade de objetos, estandes, pessoas envolvidas. O dia tinha sol e todos estavam nas ruas de Samobor.
Às três da tarde começou a incenação da batalha, nos pés do morro, num terreno que ainda não bate sol e estava cheio de neve. Comecei a ver aquelas pessoas vestidas com armaduras, roupas pesadas, peles. Como deveria ser a vida naquela época com tão pouca infraestrutura comparado aos nossos dias. Me deu frio só de olhar. Houve tiros, canhões estourando, fogo por todos os lados e uma atmosfera incrível. Durou menos de meia hora, mas foi o suficiente para nos remeter a um passado que, no Brasil, nunca tivemos.
Todos os anos esse evento acontece e os croatas se orgulham da vitória.



14 comentários:

  1. Que legal!!! Aqui eles também tem esse tipo de programa cultural, tradicão exercida no verão. Talvez pq é muito frio aqui e a roupa usada não aquece o suficiente, não sei apenas guessing.
    É estranho mesmo pensar na maneira vivida naquela época. Quando vamos a museus eu sempre observo que os vikings dormiam em camas muito pequenas e apertadas com quase toda a familía. Dificíl entender como cabia todo mundo ali, eles também eram baixos. Enfim, muita coisa interessante e pensar em como somos sortudos em viver nessa modernidade, de casas aquecidas e roupas quentinhas.

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É né, a gente vive no quentinho, tudo tão bom e ainda reclama as vezes hehe!
      Bj

      Excluir
  2. Gosto da maneira como você escreve Marilia, faz a gente sentir como se estivesse lá...bj

    ResponderExcluir
  3. Marilia, tenho muito interesse em conhecer a Croácia, qual seria a melhor cia aérea p ir do Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Para chegar aqui é necessário fazer conexão em Lisboa, Londres, Munique, Frankfurt ou Paris. Depende a que preferires, Tap, British airlines, Tam, Lufhtansa ou Air france!

      Excluir
    2. Obrigada Marilia, vi q a Swiss tb vai, com conexão em Zurique, direto para Dubrovnik. Meu sonho! Vou continuar lendo outros posts, quem sabe ano q vem eu nao faço um tour na Croácia. =)

      Excluir
    3. Oi,
      que bom, não sabia. É uma boa opção!
      Espero que venhas!

      Excluir
  4. Puxaaaaaa...que legal!!!! Amo tudo o que é história medievalllll....daria tudo para estar num dia como este aí... Bjos (ahhh agora consigo postar comentarios...fiz uma conta no gmail...rsrs)

    ResponderExcluir
  5. Ola...Fiquei impressionada com seu texto,muito lindo,parabéns.Vou passar 3 dias na Croácia,poderia me recomendar algum passeio? Ou dizer o que não posso deixar de conhecer...Muito obrigada desde já. Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,

      que bom!
      Onde vc estará?
      Me escreva no mail para podermos conversar com calma! mariliapcscz@gmail.com

      Excluir
  6. Ola Marília, boa noite!

    Li alguns comentários e fiquei feliz em suas respostas. Por isso, estou aqui...Vou para Croácia em Setembro e tenho 7 dias disponíveis. O que vc acha ideal para conhecer neste período?

    Super Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Acho legal visitar Zagreb, Lagos plitvice, Zadar, Split, Hvar e Dubrovnik.Claro que é pouco tempo para tudo isso, terá que escolher!
      Qquer coisa, me escreva para mariliapcscz@gmail.com
      De nada!

      Excluir

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste a...