segunda-feira, 11 de março de 2013

Croácia, um país medieval: batalha em Samobor

 Fim de semana passado fui a uma feira medieval e reconstituição de uma batalha de 1421, entre croatas e poloneses. Fiquei surpresa com a diversidade de objetos, estandes, pessoas envolvidas. O dia tinha sol e todos estavam nas ruas de Samobor.
Às três da tarde começou a incenação da batalha, nos pés do morro, num terreno que ainda não bate sol e estava cheio de neve. Comecei a ver aquelas pessoas vestidas com armaduras, roupas pesadas, peles. Como deveria ser a vida naquela época com tão pouca infraestrutura comparado aos nossos dias. Me deu frio só de olhar. Houve tiros, canhões estourando, fogo por todos os lados e uma atmosfera incrível. Durou menos de meia hora, mas foi o suficiente para nos remeter a um passado que, no Brasil, nunca tivemos.
Todos os anos esse evento acontece e os croatas se orgulham da vitória.



14 comentários:

  1. Que legal!!! Aqui eles também tem esse tipo de programa cultural, tradicão exercida no verão. Talvez pq é muito frio aqui e a roupa usada não aquece o suficiente, não sei apenas guessing.
    É estranho mesmo pensar na maneira vivida naquela época. Quando vamos a museus eu sempre observo que os vikings dormiam em camas muito pequenas e apertadas com quase toda a familía. Dificíl entender como cabia todo mundo ali, eles também eram baixos. Enfim, muita coisa interessante e pensar em como somos sortudos em viver nessa modernidade, de casas aquecidas e roupas quentinhas.

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É né, a gente vive no quentinho, tudo tão bom e ainda reclama as vezes hehe!
      Bj

      Excluir
  2. Gosto da maneira como você escreve Marilia, faz a gente sentir como se estivesse lá...bj

    ResponderExcluir
  3. Marilia, tenho muito interesse em conhecer a Croácia, qual seria a melhor cia aérea p ir do Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Para chegar aqui é necessário fazer conexão em Lisboa, Londres, Munique, Frankfurt ou Paris. Depende a que preferires, Tap, British airlines, Tam, Lufhtansa ou Air france!

      Excluir
    2. Obrigada Marilia, vi q a Swiss tb vai, com conexão em Zurique, direto para Dubrovnik. Meu sonho! Vou continuar lendo outros posts, quem sabe ano q vem eu nao faço um tour na Croácia. =)

      Excluir
    3. Oi,
      que bom, não sabia. É uma boa opção!
      Espero que venhas!

      Excluir
  4. Puxaaaaaa...que legal!!!! Amo tudo o que é história medievalllll....daria tudo para estar num dia como este aí... Bjos (ahhh agora consigo postar comentarios...fiz uma conta no gmail...rsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Cibele! Agora fica mais fácil!
      bj

      Excluir
  5. Ola...Fiquei impressionada com seu texto,muito lindo,parabéns.Vou passar 3 dias na Croácia,poderia me recomendar algum passeio? Ou dizer o que não posso deixar de conhecer...Muito obrigada desde já. Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,

      que bom!
      Onde vc estará?
      Me escreva no mail para podermos conversar com calma! mariliapcscz@gmail.com

      Excluir
  6. Ola Marília, boa noite!

    Li alguns comentários e fiquei feliz em suas respostas. Por isso, estou aqui...Vou para Croácia em Setembro e tenho 7 dias disponíveis. O que vc acha ideal para conhecer neste período?

    Super Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Acho legal visitar Zagreb, Lagos plitvice, Zadar, Split, Hvar e Dubrovnik.Claro que é pouco tempo para tudo isso, terá que escolher!
      Qquer coisa, me escreva para mariliapcscz@gmail.com
      De nada!

      Excluir