
Uma coisa que me intriga aqui são as diversas padarias por todas as partes. À cada esquina, conforme o bairro, há duas ou três. A concorrência é grande. Reparei que de um ano pra cá, duas delas, Mlinar e Dubravica, se expandiram rapidamente. Com lugares reformados e ótima apresentação, esses locais têm tomado conta do mercado e deixado de lado as antigas padarias.
Conforme o Jerko, há muitos albaneses e pessoas do Kosovo que trabalham como padeiros. O trabalho é arduo e não se ganha muito. Os pães, comparado à Porto Alegre, são bem mais baratos e não levam imposto (assim como o leite).
Outra coisa que me chama atenção é há variedade enorme de pães, salgados e doces, e a ausência de coisas para beber, exceto iogurtes (pois os croatas bebem acompanhado de tortinhas salgadas). Assim como nos cafés, é muito raro encontrar um lugar para comer um salgado e um café! No começo foi difícil de se acostumar, mas depois encontrei alguns que salvaram a minha situação! Até hoje, sempre que falo com brasileiros, ninguém entende como não se pode comer um pão de queijo acompanhado de um café! A resposta é a seguinte: aqui os impostos para se abrir um local, são maiores quando têm bebidas e comidas. Então é mais negócio abrir só um ou outro.
Acredito que a razão por haver tantas padarias é porque muitas pessoas tomam café da manhã na rua e estudantes almoçam algum salgado ou pedaço de pizza.
Eu já sonhei em viver numa padaria... hahah (e livraria tbm mas não vem ao caso)... Eu seria OBESAAAA se pudesse comer todos os paes que eu quero e com a frequencia que eu quero. E na Europa, nas padarias tem mais doces e outras coisas gostosas, nééé? :)
ResponderExcluirhahaha pois é, tem mta coisa boa! Mas eu acabo sempre pedidno as mesmas, vai entender!
ResponderExcluir