sábado, 3 de março de 2012

Padarias em Zagreb


Uma coisa que me intriga aqui são as diversas padarias por todas as partes. À cada esquina, conforme o bairro, há duas ou três. A concorrência é grande. Reparei que de um ano pra cá, duas delas, Mlinar e Dubravica, se expandiram rapidamente. Com lugares reformados e ótima apresentação, esses locais têm tomado conta do mercado e deixado de lado as antigas padarias.
Conforme o Jerko, há muitos albaneses e pessoas do Kosovo que trabalham como padeiros. O trabalho é arduo e não se ganha muito. Os pães, comparado à Porto Alegre, são bem mais baratos e não levam imposto (assim como o leite).
Outra coisa que me chama atenção é há variedade enorme de pães, salgados e doces, e a ausência de coisas para beber, exceto iogurtes (pois os croatas bebem acompanhado de tortinhas salgadas). Assim como nos cafés, é muito raro encontrar um lugar para comer um salgado e um café! No começo foi difícil de se acostumar, mas depois encontrei alguns que salvaram a minha situação! Até hoje, sempre que falo com brasileiros, ninguém entende como não se pode comer um pão de queijo acompanhado de um café! A resposta é a seguinte: aqui os impostos para se abrir um local, são maiores quando têm bebidas e comidas. Então é mais negócio abrir só um ou outro.
Acredito que a razão por haver tantas padarias é porque muitas pessoas tomam café da manhã na rua e estudantes almoçam algum salgado ou pedaço de pizza.

2 comentários:

  1. Eu já sonhei em viver numa padaria... hahah (e livraria tbm mas não vem ao caso)... Eu seria OBESAAAA se pudesse comer todos os paes que eu quero e com a frequencia que eu quero. E na Europa, nas padarias tem mais doces e outras coisas gostosas, nééé? :)

    ResponderExcluir
  2. hahaha pois é, tem mta coisa boa! Mas eu acabo sempre pedidno as mesmas, vai entender!

    ResponderExcluir