terça-feira, 6 de março de 2012

Pita!


Este fim de semana descobri como se faz a pita (tortinha salgada que comentei num dos posts passados). A tradição vem da Bósnia, onde se faz o burek de carne e o resto são pitas de queijo, batata, espinafre, repolho, etc. Acompanhado de iogurte, é o café da manhã ou almoço dos bósnios. Aqui na Croácia se encontram em padarias e Piterias. Desde que fui à Bósnia, incluí nas minhas refeições estas combinações. As vezes, compro pitas congeladas, são muito práticas e saborosas.
A pita da foto, foi feita em nossa homenagem, por uma amiga da mãe do Jerko. Foi usado um quilo de farinha pra poder fazer este tamanhão! Haja trabalho pra esticar a massa, rechear, etc. Como não como carne, o recheio era de espinafre com queijo. O resultado ficou muito bom! Recomendo que provem se tiverem a oportunidade!

10 comentários:

  1. Nossa que coisa linda! Deve ser o maximo, com espinafre hmmm, o nome pita sera que vem dos pães sirios? bjos

    ResponderExcluir
  2. Lindo, né! É bem gostosa, minha preferida é de batata.
    Não sei em relação ao nome, vou procurar e te digo! Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu quero a receita!!! A gente começou a fazer pão caseiro essa semana. A idéia é NUNCA mais comprar pão! hahahah! Talvez "nunca" seja exagero, mas esses inocentes pãezinhos de supermercado e padaria são cheios de coisas esquisitas dentro... De sexta pra cá já fizemos pãozinho de canela, pão italiano e enroladinho de "tudão" (tudo que tinha na geladeira foi parar dentro do enroladinho). Ficou o bicho! hahah

    ResponderExcluir
  4. Oie, eu de novo! Queria dizer que linkei teu blog na minha lista de blogs queridos lá no blog da dream sequence :) Valeu pela visita e por ter inaugurado os comentários!!!!

    PS: achei a história do nome do pão pita lá na wikipédia inglesa: http://en.wikipedia.org/wiki/Pita

    ResponderExcluir
  5. Oi, Maíra!
    Vou ver se consigo, o que não gosto é que vai muito óleo, não gosto de comida muito gordurosa.
    Adorei a ideia, me manda as receitas, se puderes, pois tenho no meu imaginário de fazer meus próprios pães. Mas sempre me parece ser mais complicado do que imagino!

    Fiquei muito contente mesmo pelo teu site, está excelente! A ideia é muito boa e ele está muito bem feito (tu deve ter passado dias escrevendo, né!)! Parabéns mais uma vez!

    Ah, dei uma olhada no link que me deste e a pita daqui é de origem turca e a receita é bem diferente. Vou procurar e te mando de qquer forma! Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Marilia td bem?
    achei seu blog por acaso e gostei mto...moro na Italia e ontem falando com uma vizinha bosniaca, ela falou da tal da pita..vim procurar p entender o q era e acchei seu blog rss
    Achei um video de como se faz..mas n entendo a lingua kkkk
    Abraços
    Cilly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cilly,
      tudo!
      Que bom que gostou do blog!
      É, a língua é complicada de entender. Se quiser a receita, me fala que te passo.
      Abs e bem vinda ao blog!

      Excluir
  7. Vou procurar e posto aqui! Não me lembro onde está!

    ResponderExcluir
  8. Vou procurar e posto aqui! Não me lembro onde está!

    ResponderExcluir