domingo, 18 de março de 2012

Visibaba: a primavera está aí


O sinal de que a primavera chegou na Croácia são as florzinhas visibaba (galhantus). Quando caminha-se pelas ruas a grama já está verde e algumas coisinhas coloridas apontam de longe. São elas, visibabas, maragaridinhas e outras que não me lembro o nome. Aos poucos as folhas vão esverdeando e tudo vai mudando.
Pra mim, a primavera chegou anteontem. Sentamos num café, no sol, e estava tão quente que comecei a suar! Incrível! Há uma semana o sol parecia que não aquecia, era mais decorativo. De uma hora pra outra tudo mudou, os cafés ficaram cheios e todos nós estávamos lá, como lagartos! Coisa boa! Dizem que chegou a 20 graus aquele dia! É claro de à noite a temperatura baixa bastante e não dá pra ousar sair de casa sem casaco. Mas só de saber que o sol está aqui de volta, já fico radiante!

9 comentários:

  1. Olá,
    Meu nome é Denise e acabei de conhecer seu blog. Estou adorando, pois estarei visitando a Croácia em maio com meu marido. Chegaremos em Zagreb no dia 19 e partimos rumo a Dubrovnik até o dia 30, quando voltamos para o Brasil. De Zagreb vamos direto para os Lagos Plitvice e de lá para Split, Hvar, Korcula e Dubrovnik. Conhecer este lugar é um sonho antigo e estou feliz em poder realizar em breve. Só estou um pouco preocupada com os horários dos car ferries. Vc sabe se posso comprar os bilhetes com antecedência, para não perder tempo? E o clima, como costuma ser neste período? Quero preparar uma mala adequada para a época. Dá pra mergulhar nesta época ou é frio demais?
    Obrigada pela atenção e parabéns pelo blog e coragem de mudar para um país com cultura tão diferente da nossa!
    Um abraço,
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Feliz primavera! Muitas flores, luz, sol e calor para todos!
    bj

    ResponderExcluir
  3. OI, Denise
    que bom que gostaste do blog e que vens pra cá! Será uma viagem inesquecível!
    Te peço que me escrevas um mail pra poder te responder com calma essas e outras perguntas ma.lica@hotmail.com
    Eu se fosse tu, não me preocuparia com os bilhetes do ferry, pois nessa época ainda não é alta temporada e não tem muito movimento.
    Fins de maio já está bem agradável, traz uma roupinha leve e casaquinhos. Já tomei banho de mar no início de junho, depende de como estará o clima! Mais perto da data podemos nos falar e te digo como estão as coisas por aí!
    Obrigada, realmente é um país bem diferente do nosso e com uma cultura muito diversa e bonita, mas não é fácil morar longe e criar uma vida do zero!
    Aguardo o teu mail pra continuarmos nos correspondendo!
    Um abraço e bem vinda ao blog!

    Querida Sílvia,
    obrigada! Uma boa chegada de outono pra ti! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Marilia ja da pra perceber pelo sol lindo brilhando la fora, ainda nao da pra abandonar os casacos, esta meio friozinho (bem friozinho 6C) mas as flores nao aguentam mais esperar pela primerava e ja estao todas salientes.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Coisa boa, né, Simone! Adoro esta época, tudo muda e nós tb!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Marília, gostaria de agradecer pelas mensagens no meu blog e contato e me desculpar pela demora na resposta! Estou numa correria sem fim e com pouquíssimo tempo pra internet :( achei teu trabalho muito legal e dá pra sentir a tua empolgação com esse projeto do blog! Não conheço a Croácia, mas meu melhor amigo aqui da Suíça era croata e quero muito conhecer! Infelizmente ele faleceu uns tempos atrás, então quero ainda mais conhecer esse paraíso e em qualquer modo fazer essa homenagem pra ele! Enquanto não posso ir, vou curtir teus posts aqui!
    Abraço e paz, Michel
    www.rodandopelomundo.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Michel
    fico feliz que tenhas passado por aqui! Gostei muito do teu blog.
    Espero que possas conhecer um dia este país, vale a pena!
    Um abraço e seja bem vindo!

    ResponderExcluir
  8. Olá Marília, gostei muito do seu bolg, já está me fazendo amar a Croácia! hehe
    Me candidatei para trabalhar por um tempo em algumas ONGs e os países que eu escolhi foram a Croácia, Eslovênia e República Tcheca, gostaria de saber de você como é o clima na Croácia entre final de Março e final de Maio, para preparar a mala. Se puder gostaria de dicas sobre preço das coisas, comidas típicas.. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura,
      que bom que está gostando!
      Essa época em que perguntaste é início da primavera, as temperaturas ainda são frescas, começa tudo a florir e sol volta a aparecer. É lindo!
      Os preços, em geral, são bem mais baixos que o Brasil e sobre as comidas típicas sugiro dares uma olhada nos posts aqui no blog. Não há muita diferença em relação aos sabores do Brasil nem dos ingredientes. Dá uma assistida no globo repórter sobre a Croácia, tb no blog, que fala sobre as comidas!

      Excluir