sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Casamento gay na Croácia!

Há tempos um leitor me pediu para comentar sobre a sociedade croata, o homossexualismo,etc. Demorou, mas aqui vai! 
A sociedade croata, ao meu ver, é bem conservadora. A Igreja possui um papel regulador, até agora, muito importante, mesmo sendo um Estado laico. Nos últimos anos vêm ocorrendo alguns debates sobre a educação sexual e o homossexualismo nas escolas e sua inclusão no material didático, o casamento gay, a adoção de crianças por casais gays, entre outros assuntos. 
Há uns dois ou três anos houve uma Parada Gay em Split e muitos jornalistas e pessoas que estavam presentes foram agredidos infelizmente. Sempre que há este tipo de movimento há muitos policiais para proteger os manifestantes. No entanto, as coisas por aqui estão mudando! A boa notícia é que no dia 5 deste mês foi realizado o primeiro casamento gay entre homens em Zagreb! Simbolicamente o casal recebeu do governo duas gravatas. O ministro Bauk diz que os outros casais não receberão, mas estão em processo mais 17 uniões! 
Este é um grande passo, finalmente os casais de homossexuais poderão se sentir mais aceitos neste país e conquistar os seus direitos. 

Fonte da imagem: http://www.znet.hr/2014/09/zakazano-i-prvo-gay-vjencanje-u-splitu/ 

Para mais detalhes ver a reportagem abaixo.
http://dnevnik.hr/vijesti/hrvatska/ulaze-u-povijest-u-zagrebu-sklopljeno-prvo-zivotno-partnerstvo---350966.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário