sábado, 13 de setembro de 2014

Diferenças culturais...

Se tem uma diferença cultural muito grande entre nós brasileiros e os croatas posso dizer que é o medo da corrente de ar, aqui chamado de "propuh". Esta semana, ao conversar com uma brasileira, me dei conta que é algo difícil de entender por ambas as partes. O propuh pode vir de qualquer janela aberta, pode ser um ventinho e muitos croatas se preocupam que alguém possa se resfriar, ficar doente, ter torcicolo ou até algo mais sério. 
Relacionado a isso, ou não necessariamente, é a preocupação de ter os pés calçados sempre, inclusive no verão! Minha sogra usa meias de lã no verão ou crocs com pantufas de lã e não é a única! Para alguns deles, é difícil entender o meu costume de ficar de pé no chão, quase todo o tempo e ensinar a minha filha a andar sem meia.
Diferenças a parte, o fato é que tem até uma música da banda Hladno Pivo que tira um sarro sobre este mito balcãnico!


Fonte da imagem: http://www.cafepress.com/+baka+gifts

10 comentários:

  1. Olha, Marília, os Balcãs não são diferentes daqui. Na zona rural é horrível bebê "tomar vento", ou qualquer pessoa doente.
    Eu mesma sinto a garganta arranhar de madrugada, se fiquei tempo demais pisando em chão frio... será que é psicológico?
    Tomar friagem é uma expressão corriqueira entre os parentes da roça.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristina, tinha me esquecido que sim, a friagem tem um papel bem presente na nossa cultura, mas ainda acho que não é tão grande como aqui! Adoro a tua participação no blog, obrigada pelos comentários!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Marilia, foi muito dificil pra mim e para as meninas qdo eram criancas, nos acostumarmos com a ideia de qdo se abri uma porta, tem que fechar a outra ou a janela. Semore gostei de um ventinho circulando. O choque cultural e muito forte sim. Gde bj.Sonia

    ResponderExcluir
  4. Marília, fiz um comentário no meu blog sobre o propuh! Eu também estranhei demais as janelas todas fechadas, mesmo com calor!!!

    obarqueirocaronte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Pretendo ir a Croácia em julho/15 e vi no site da kamauf dois pacotes que me interessaram. Sao eles: Croacia deslumbrante e perolas da Croacia. Qual vc me indica???

    ResponderExcluir
  6. Olá! Os roteiros no site são sugestões só, os pacotes são privados! Depende do que mais gosta de ver,ambos são muito legais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!! descupe incomodar, mas será que vc poderia me dizer o valor de cada um desses dois pacotes e se eles tem datas fixas de saída?

      Excluir
  7. Oi marilia vi que a sua agencia tem 2 pacotes poderia especificar quais passeios fazem parte de cada um e as saidas para julho de 2015 e o preco de cada um bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, não temos saídas fixas! é melhor contactar este e-mail info@kamauf-zagreb.com pois estou de licença maternidade e não sei os preços!

    ResponderExcluir
  9. Aqui no Brasil moro no nordeste...difícil foi me acostumar com as meias e as papuc. :) deixei pra lá...pés descalço o quanto podia....só mais 20 dias e estarei de volta pra Hrvatska! \o/ \o/

    ResponderExcluir