segunda-feira, 1 de julho de 2013

Croácia na União Europeia: mudanças

Após anos e anos de negociação, finalmente chegou a vez da Croácia fazer parte da União Europeia. Ontem à noite houve uma série de comemorações na praça principal de Zagreb para celebrar a entrada.  Sendo o 28o membro da Comunidade, o que nos aguarda, conforme os jornais, é o seguinte: barateamento da comida; possibilidade de pegar empréstimo em Graz, na Áustria; compra de carros usados da União Europeia sem o imposto PDV; aumento dos valores dos cigarros, sistema de saúde e educação. Fonte: http://www.jutarnji.hr/pojefitinit-ce-meso--riba--mlijeko--secer-i-voce--mozete-dignuti-kredit-u-grazu--a-na-rabljeni-automobil-iz-eu-ne-placate-pdv/1111899/
O que é importante para os turistas brasileiros saberem é que o euro só será adotado daqui a 4 ou 5 anos, e as alfândegas nas froteiras com os outros países da União Europeia, Eslovênia e Hungria, não existirão mais, somente policiais de cada país (dentro de 2 anos serão removidos). 
Agora é esperar para ver!

!

12 comentários:

  1. Oi Marília!
    Espero que realmente as coisas melhorem com esta mudança...
    Me lembro do tempo de faculdade, em que a professora de história da educação dizia como era sofrida a região dos balcãs, por ter sido envolta em diversos conflitos.
    Amo esta região, graças a ela.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina!
      pois é, tb espero que melhorem!
      Tenho a mesma lembrança das aulas de história, sempre me ficou marcado a ideia de conflitos e os Balcãs. Nunca poderia imaginar que um dia viria a morar por aqui!
      Abraço

      Excluir
  2. Só posso desejar que corra tudo bem! Que tenho dúvidas...isso tenho! Pode ser que se aprenda com os erros e não se repita o que não tem corrido bem!
    beijinhos de felicidades
    cláudia

    ResponderExcluir
  3. Querida Marília
    Espero que esteja bem!
    Vi hoje no jornal sobre a entrada da Croácia na União europeia e espero que tudo ocorra para que seja o melhor para a população!
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Léia,
      estou!
      Tomara que ocorram boas mudanças!
      Abraço

      Excluir
  4. Oi querda estou com problema muito sério não conheço ninguem na Croácia e preciso falar com um amigo, se vc puder me ajudar, meu face é genova nobrega, preciso muito achar um senhor e vi seu blog e pensei se podia me ajudar,se puider em nome de Deus em ajude é muito importante, sou do Brasil, rio de janeiro, estadp, como posso falar com você

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    não tenho face, se quiser, me escreva para mariliapcscz@gmail.com assim podemos nos falar.

    ResponderExcluir
  6. Na torcida para que estas mudanças tragam bons ventos!! Namastê!

    ResponderExcluir
  7. Bem, pelo que pesquisei, a cotação da kuna é bem interessante, pelo menos para nós, brasileiros, uma vez que o Real está mais valorizado que a moeda daí.

    Estarei no litoral da Dalmácia em setembro e gostaria de saber de você, já que o Euro ainda não será adotado, a moeda é aceita aí (em comércio, casas noturnas, táxi, empresas de transporte) ou terei que levar além de Euro, Kunas para a viagem?

    Boa sorte para o país, que admiro muito, nesta entrada na U.E., que venha para fazer este país cada vez melhor :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe,
      sim, para os brasileiros que vêm a vantagem é boa!
      Sugiro trazer euros e trocar nos câmbios por kuna. O euro é aceito em lojas de souvenir, geralmente.
      Tomara!

      Excluir