Pular para o conteúdo principal

Minha hortinha

Com este sol lá fora nada melhor que aproveitar e fazer um hortinha. Tenho uma micro, literalmente, sacadinha onde coloquei as plantas. No fim de março, plantei umas mudas de hortelã, manjericão, cebolinha francesa e salsinha. Pra completar, consegui uns moranguinhos e semana passada tomatinho cereja! Pra minha alegria, ontem o morango floresceu pela primeira vez e o próximo passo será a formação do fruto. Nem acredito, poder colher em casa e comer diretamente, não tem preço!

                                          Minha hortinha!
                               A primeira flor! No mesmo dia encontrei mais uma!

Comentários

  1. Parabéns!!!! micro horta mas com quase tudo!!!! linda!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!
    Estou super feliz com as plantinhas!bj

    ResponderExcluir
  3. Marília, tá linda a hortinha! Só tome cuidado, pois mexer na terra e em plantas foi uma das poucas proibições que minha médica passou nesse período. Então, se precisar, use luvas, ok? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Sério? Por quê será? Nunca me disseram nada sobre isso. Vou cuidar!
      bjos

      Excluir
  4. Oi Marília!
    Também adoro horta e não tenho terra. Estou formando uma goiabeira num vaso e um limoeiro no outro. No terceiro há Melissa (erva aromática).
    Boa sorte com as suas. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina,
      que legal, bah, goiabeira, adoro!
      Obrigada e igualmente,
      abraço!

      Excluir
  5. Oi Marília. Seu blog muito bacana. Eu vou me casar em outubro e quero passar a lua de mel na Croácia. Costuma ser muito frio? Vendo que na páscoa vocês ainda estavam com neve na rua fiquei preocupada porque não sou muito chegada ao frio intenso.

    Beijo e obrigada!

    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,

      que bom que gostou!
      Em outubro já é fresquinho, senão gosta de frio é melhor vir antes!
      Beijo e de nada

      Excluir
  6. Olá Marília. Encontrei seu blog enquanto fazia buscas sobre a Croácia e estou encantada!
    Eu e meu namorado estamos nos programando para fazer uma viagem internacional e estamos muito em dúvida quanto ao destino. Me surpreendo a cada dia que pesquiso sobre a Croácia, mas tenho muitas dúvidas, você poderia me ajudar?
    Não sei qual o período mais quente, por exemplo, (vc sabe como é né, brasileiro não está muito habituado com o frio), não sei se é fácil nos comunicarmos em inglês (a única língua que falamos além do português), se os preços são muiiiiito caros e os locais mais bonitos ( se é fácil chegar até eles). Não sei se nós iremos "sozinhos" ou através de uma empresa de turismo.
    Desde já, obrigada.
    Dani

    ResponderExcluir
  7. Esqueci de comentar que estou usando o perfil do meu namorado.

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani,
    claro que posso!
    Quente é junho, julho e agosto, verão. Com inglês dá pra se virar bem, há uma boa infra turística e os jovens falam inglês. O povo daqui recebe bem os turistas.
    Os preços ainda são em conta comparados a lugares como Paris e Viena. É bom aproveitar antes de entrar na União Europeia, será em julho, mas ainda demorará um tempo antes de os preços subirem.
    Tenho a minha agência de turismo.
    Me escreva no mail pra conversarmos com calma! mariliapcscz@gmail.com
    De nada!

    ResponderExcluir
  9. Oi Marília
    Mudamos para uma casa e tudo está uma confusão mas assim que der queremos uma horta. Quem sabe só vai rolar ano que vem mas... to doida para cultivar temperos!
    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Helena!
      Que legal, casa nova!
      Vale a pena bom demais,
      bj!

      Excluir
  10. Também tenho uma hortinha na minha sacada!
    Espero que os teus morangos cresçam e sejam bem docinhos :)
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  11. Oi Léia,
    tô encantada com os moranguinhos crescendo, são lindos demais! Logo logo poderemos comê-los!
    Boa sorte com a tua hortinha,
    bj

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Souvenirs croatas

Sempre que a gente vai pra algum lugar é comum comprarmos alguma lembrança quando voltamos pra casa. Toda vez que vou ao Brasil, tento levar produtos orginais e interessantes daqui. A listinha básica vai desde rakija (equivalente à nossa cachaça, mas feita de uva, ameixa, etc.), sachês de lavanda, bombons Bajadera feitos de avelã e chocolate, Vegeta (tempero para comida feito de legumes secos), coração de Licitar (são feitos de pão de mel, inicialmente, mas hoje servem para decorar) até coisas mais caras como gravatas, canetas tinteiro e guarda chuvas vermelhos. A gravata, pra quem não sabe, é uma invenção croata do século XVII. Quando os soldados croatas foram lutar na França, amarraram um lenço ao redor do pescoço e os franceses deram uma aperfeiçoada. Já a caneta tinteiro foi inventada por um eslovaco, nacionalizado croata, Slavoljub Eduard Penkala, (nasceu na Eslováquia, mas viveu em Zagreb ). No início do século XX, ele criou e patenteou a caneta. Depois de fazer a lista o d

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar. Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas!  Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem u

De volta a ser uma guia brasileira na Croácia: costurando uma colcha de retalhos!

É fim de ano, pandemia, mas ainda há turismo em Zagreb!  Ao retornar a viver na Croácia é incrível perceber as diferenças entre os dois países, as pessoas mais fechadas, a temperatura gelada, as árvores com um pouquinho de gelo e as decorações natalinas. Tentar vivenciar as alegrias de inverno, as temperaturas baixas, sem neve, tem sido um desafio e tanto! Voltar a guiar aqui é uma experiência única, principalmente, tratando de ser a primeira guia brasileira na Croácia. Quando cheguei em 2008, quase não havia brasileiros e muito menos, turistas da nossa terra por aqui. Tanto mudou nestes anos... novos guias brasileiros, diferentes turistas, a cidade mais moderna e cosmopolita, a pandemia, tudo novo, de certa forma.  O fato é que é um prazer poder apresentar este país que tenho tanto carinho, que me deu tanto e que respeito muito aos nossos conterrâneos. Por ter voltado ao Brasil por 2 anos e meio, depois de 11 anos de Croácia e agora estar aqui de novo, é muito interessante ver Zagreb