quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Uma brasileira na Croácia no Brasil


Gente, voltei! Dei uma viajada pelo Brasil e deixei o blog de férias, mas agora retornei com a bola toda! Foram tantas coisas, gente, comidas e experiências que poderia ficar horas escrevendo...
Esse ano foi a quarta vez que fui ao Brasil desde que moro aqui. Engraçado é que as sensações vão mudando conforme o tempo. Como escrevi há um ano aqui, me senti meio turista nos dois primeiros dias que cheguei em Floripa, mas depois me acostumei. Desta vez não. Passei 10 dias na casa do meu irmão, como sempre fazia quando morava no Brasil e depois o Jerko veio. Quando fomos à Porto Alegre, foi a primeira vez que ele foi lá, foi muito natural, parecia que já tínhamos estado muitas vezes juntos.
Nesse ano curtimos uma praia (com muita chuva) e depois viajamos! Fomos à Porto Alegre, São Chico, cânions, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. Nos próximos posts vou dar uma relatada da viagem.
Achei interessante a perspectiva de ser uma brasileira na Croácia no Brasil. É diferente voltar ao seu país e fazer turismo e olhá-lo como turista. Porto Alegre mesmo, a minha querida cidade natal, foi uma surpresa. Nunca tinha a visto desta forma, cheia de cores, belos prédios, muitas árvores, pessoas amigáveis e comida deliciosa. Acho que a distância nos faz ver tudo de forma diferente. Até mesmo a insegurança que me incomodava muito quando eu morava lá, e mesmo depois dentro dos meus pesadelos, me pareceu mais branda. Acho que a cidade está mais segura e cuidada.
Enfim, são tantas percepções e lindas lembranças que nunca poderia imaginar viver isso. Ontem mesmo quando cheguei no aeroporto me deu um alívio, uma sensação de estar em casa. Mesmo ouvindo croata e olhando aqueles rostos estranhos. As vezes me pergunto como pode ser possível tudo isso que estou vivendo e como vim parar aqui. A resposta é simples: um grande amor e uma vida muito feliz na Croácia!

3 comentários:

  1. Oi Marilia, parabéns pelo blog!!! Vou para a Croácia (só a passeio) em abril e estou pegando várias dicas aqui! =)

    Sei que não tem nada a ver com esse post, mas tenho uma dúvida e acho que você deve saber isso... tem como trocar, nas casas de câmbio daí, Real por Kuna? ou eles só trocam Euro por Kuna? e aproveitando o assunto, os lugares ai aceitam bastante o Euro ou ainda só a moeda local?

    Obrigada desde já! =)

    ResponderExcluir
  2. Já tinha saudades de passar por aqui e ver novidades! Mas é bom saber que afinal foram umas boas e grandes férias com família e amigos. Bom regresso e cá espero pelos roteiros do grande Brasil.
    beijinhos grandes

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mariana
    que bom que gostas do blog e tens pego algumas dicas sobre a Croácia!
    Então, traz euros e troca por kunas. Aqui só aceitam kunas, exceto nas lojas de souvenir, portanto vem preparada!
    Se precisares de qualquer dica de passeio, tours, etc estou à disposição!
    Abraço!

    Cláudia querida,
    sempre me deixas esses recadinhos carinhosos!
    Pois é, foi uma viagem e tanto e agora é voltar à rotina e voltar a postar!
    Beijinhos

    ResponderExcluir