Pular para o conteúdo principal

Frio


Há horas estou pra escrever sobre o clima e o humor das pessoas e agora consegui achar um tempinho. Como comentei no blog http://madonnastolemystyleagain.blogspot.com/ sobre o mal humor nessas estações, acredito que com esses dias frios, sem luz e sol, é muito difícil ver as pessoas bem humoradas (faz sentido). Os dias têm anoitecido às 17 horas, a neblina é forte, a temperatura varia de -3 a 2 graus e as cores são cinzentas.
Sempre que me perguntam sobre o inverno na Croácia respondo que o frio não me incomoda tanto, e sim, a falta de luz. A razão é que venho do sul do Brasil e lá temos frio também. Mas nesse ano cheguei a conclusão que não consigo lidar bem com o frio,
não gosto do outono e inverno, sinto frio demais e sempre que chega essa época fico contando os dias pra ir ao Brasil. Quando digo que sou uma mulher dos trópicos, todo mundo ri, mas é verdade. Reajo muito melhor em clima quente e ensolarado. Fico feliz com a minha escolha de ir ao Brasil sempre no fim do ano, assim consigo aproveitar as festas favoritas lá, curtir uma praia e a família além de fugir do general inverno. Assim quando volto, venho cheia de energias pra encarar este clima que vai até março! Haja paciência e roupas!

Comentários

  1. climão hem? coragem!
    eu tambem sou bicho tropical, até mesmo aqui, que o inverno não é de arrepiar, sinto vontade de ir para outro lugar, com sol, luz e calor.
    "vatas" sofrem muito nesse clima, precisam de um quentinho, escalda pés, massagens com oleo de gergelim nos pés e meia, massagem no abdomen com oleo de gerg. e pijaminha, rsrsrs.
    e muito chá, sopas gordas, especiariais que trazem calor, vale a pena vc se aprofundar, vai ver como passa por isso mais tranquilamente, beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marília!
    Que saudades da Croácia... mesmo tendo ido no início do inverno, gostamos muito, de tudo, no Plitvička jezera nevou (e vimos a neve de perto pela primeira vez!), quando chegamos a Zadar, tava o maior sol! Adoramos!!! Que surreal! Foi uma lua de mel maravilhosa! Incrível!
    Este ano, fomos para Porto, Lisboa, Madrid, Barcelona, Paris e Londres, mas sabe de uma coisa: nenhuma me comoveu tanto quanto qq uma das cidades da Croácia. Eu tinha expectativas enormes em relação às outras cidades, mas elas não me surpreenderam, já em Zagreb, tudo era lindo, fantástico: as ruas das cidades na Croácia são limpíssimas! As pessoas são alegres, risonhas, amáveis... Se eu pudesse escolher outro lugar para viver, certamente seria uma das cidades croatas!
    Parabéns pelos seus 4 anos de Croácia! Continue nos deleitando com informações e histórias deste lugar maravilhoso!
    bjx,
    Dani

    ResponderExcluir
  3. Sílvia querida,
    sempre tens as palavras certas pra me acalmar! Muita coisa mudou desde que passei a ler teu blog, te agradeço muito todas as dicas e carinho! Sem dúvida, para nós "vatas", este tempo é muito difícil de lidar e já tenho posto em prática várias dicas. Tenho lido muito e quero aprender mais e mais!
    Um beijo geladinho e bom domingo! P.S não vejo a hora de por o pé no Brasil, naquele ar quente e matar as saudades de casa! Falta pouco!

    Dani,
    que legal saber dessa viagem maravilhosa de vcs e essa identificação com a Croácia! Realmente este lugar é muito lindo e bom de viver!
    Obrigada!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente: o clima influencia bastante o humor das pessoas! E creio que a proximidade do mar, também.
    Curta bastante o verão por aqui e a volta ao inverno croata, com o melhor que cada estação tem a oferecer.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente! Mesmo aqui sendo menos úmido que no RS e o frio mais 'aturável', a falta de sol complica demais! Parece que nao, mas luz traz mais vida pro mundo da gente.

    ResponderExcluir
  6. Liège,
    obrigada pelas palavras de apoio!
    Beijo

    Oi, Gabriel
    pois é, bem isso... tu sabe o que tô dizendo! Bom frio pra ti!

    ResponderExcluir
  7. Marília! Calma q falta pouco tempo para o calor dos Trópicos :p
    Sério, estou chocada ainda com o post sobre Michael Teló versus Severina, chegou a doer um pouquinho (não ria, mas adoro Severina...hehehe).
    Bom, essa manhã recebi esse vídeo e queria compartilhar contigo (se já não recebeste)... É LINDO e me deixou sem palavras!!

    http://www.youtube.com/watch?v=Ujz3UsmvGGk&feature=colike

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  8. Rê,
    eu sei que falta pouco! Acho até que estou levando muito melhor esse ano que os outros...Mas na hora de sair de casa é que bate o desespero, os dedos doendo de frio e os pés congelados!
    Pois é, pra tu ver como vai a situação aqui, a Severina não vai tão bem...
    Vou assistir, valeu!
    Beijão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Souvenirs croatas

Sempre que a gente vai pra algum lugar é comum comprarmos alguma lembrança quando voltamos pra casa. Toda vez que vou ao Brasil, tento levar produtos orginais e interessantes daqui. A listinha básica vai desde rakija (equivalente à nossa cachaça, mas feita de uva, ameixa, etc.), sachês de lavanda, bombons Bajadera feitos de avelã e chocolate, Vegeta (tempero para comida feito de legumes secos), coração de Licitar (são feitos de pão de mel, inicialmente, mas hoje servem para decorar) até coisas mais caras como gravatas, canetas tinteiro e guarda chuvas vermelhos. A gravata, pra quem não sabe, é uma invenção croata do século XVII. Quando os soldados croatas foram lutar na França, amarraram um lenço ao redor do pescoço e os franceses deram uma aperfeiçoada. Já a caneta tinteiro foi inventada por um eslovaco, nacionalizado croata, Slavoljub Eduard Penkala, (nasceu na Eslováquia, mas viveu em Zagreb ). No início do século XX, ele criou e patenteou a caneta. Depois de fazer a lista o d

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar. Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas!  Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem u

De volta a ser uma guia brasileira na Croácia: costurando uma colcha de retalhos!

É fim de ano, pandemia, mas ainda há turismo em Zagreb!  Ao retornar a viver na Croácia é incrível perceber as diferenças entre os dois países, as pessoas mais fechadas, a temperatura gelada, as árvores com um pouquinho de gelo e as decorações natalinas. Tentar vivenciar as alegrias de inverno, as temperaturas baixas, sem neve, tem sido um desafio e tanto! Voltar a guiar aqui é uma experiência única, principalmente, tratando de ser a primeira guia brasileira na Croácia. Quando cheguei em 2008, quase não havia brasileiros e muito menos, turistas da nossa terra por aqui. Tanto mudou nestes anos... novos guias brasileiros, diferentes turistas, a cidade mais moderna e cosmopolita, a pandemia, tudo novo, de certa forma.  O fato é que é um prazer poder apresentar este país que tenho tanto carinho, que me deu tanto e que respeito muito aos nossos conterrâneos. Por ter voltado ao Brasil por 2 anos e meio, depois de 11 anos de Croácia e agora estar aqui de novo, é muito interessante ver Zagreb