terça-feira, 16 de agosto de 2011

Feriado na Croácia: Velika Gospa (Nossa Senhora)






Ontem foi feriado em homenagem à Assunção de Maria.
Pela primeira vez, fui com o Jerko ver as celebrações aqui perto, no bairro Stenjevec. Sinceramente, não sabia muito o que esperar, e foi bom assim. Chegamos de tardezinha, num dia quente de 33 graus, à pé, pois não tinha onde estacionar. As ruas estavam fechadas para os carros e passavam multidões (é raro encontrar multidões aqui, exceto no centro). Nas ruas, centenas de estandes dos mais diversos, desde o típico cevapi (tipo um espetinho de carne), objetos de madeira, roupas novas e usadas, briquedos de criança e muito mais.
O tio do Jerko tem o costume de ir todos os anos e me disse que, inicialmente, havia somente estandes com os licitarsko srce (os corações feitos de mel das fotos) e coisas para comer. Nos últimos anos, os ciganos e outros invadiram o local vendendo de tudo. Pra completar, tinha um parque de diversões funcionando pertinho da igreja com música a todo vapor e duas bandas. Uma loucura!
Pra falar a verdade, não vi nada de religioso e sim, muita gente bebendo e se divertindo! Valeu a experiência antropológica!

5 comentários:

  1. Oi, hoje vamos fazer um post sobre seu blog na página do Facebook do Mundo Pequeno:
    https://www.facebook.com/#!/mundopequeno
    Também postaremos um link no Twitter: @mundo_pequeno
    http://twitter.com/#!/mundo_pequeno
    http://www.mundopequeno.com/
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Anlene

    que legal! Nossa, obrigada!
    Espero que estejas bem!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Esse é o feriado que o pessoal caminha até Sinj, certo? Pois EU fui! hahahaha (tipo Rock in Rio, EU fui :p). Não sabia muito o que esperar e no final foi surpreendente! Muitos jovens (a maioria), muitas paradas para comer (Ante gordo), uma paz na escuridão, uma lua linda e um clima ameno (até amanhecer)... Enfim, uma experiência adorável e memorável! Amo caminhar e não sou religiosa (que meus sogros não leiam..hehehe), mas essa perigrinação me trouxe paz e foi mto divertido!
    Bjs, Rê

    ResponderExcluir
  4. Oi! É esse mesmo!
    Nossa, que história bacana! Realmente a tua experiência foi mais intensa do que a minha.
    Mas tb foi interessante dizer eu fui :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Hahahahahaha, poisé... eu estava só pela caminhada noturna e ganhei um presentão! Com certeza ambas experiências foram interessantes e podemos dizer "nós fomos"! :p

    ResponderExcluir