Pular para o conteúdo principal

Diferentes costumes por aqui


Aqui na Croácia, e em alguns lugares da Europa, há o diferente costume de não ter área de serviço nas casas e apartamentos. Quando cheguei aqui, confesso que achei muito estranho ver a máquina de lavar roupa no banheiro! Sim, como não tem área esse é o lugar que elas ficam ou na cozinha.
Em algumas casas na Croácia e na Bósnia, as vezes no banheiro não há pia, somente a banheira e a máquina. Para nós que estamos acostumados com a área, nem que seja bem pequenininha, fica difícil de se assimilar essa ideia.
Ontem estava me dando conta de que nunca vi um tanque na Croácia!!! As pessoas lavam as roupas na máquina ou à mão, outras cozinham primeiro pra tirar as manchas e depois enxugam.
Enfim, são diferentes costumes que só quando a gente vê de perto é que se dá conta de como as pessoas podem viver de formas distintas das nossas.
P.S No Brasil, independente do tamanho dos apartamentos sempre há uma areazinha e um tanque, é incrível! Sinto falta deles as vezes :)
P.S 2 Na foto é a minha máquina de lavar no banheiro! Já me acostumei com ela lá!

Comentários

  1. Países pequenos, pouco espaço, pouca água e muita adaptação, principalmente aos que sobreviveram a tantas guerras. Brasileiro é mal acostumado ;-)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carolina
    bem observado! Com certeza estamos mal acostumados no Brasil, pois nossa realidade é totalmente diferente.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Que engraçado! Já aqui nos Estados Unidos não tem nem aera de serviço. A lavanderia é comunitária para o predio inteiro, fica no porão. Bem como vemos nos filmes. Até que é prático. Mas no banheiro, eu nunca vi! :)

    ResponderExcluir
  4. Pois é, até chegar aqui tb nunca tinha visto uma máquina no banheiro!
    REalmente então é igual aos filmes! Legal saber disso!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Marilia!

    Prazer em conhece-la! Eu sigo seu blog à bastante tempo e só agora decidi postar!!

    Estou indo morar na Croácia em breve, e se possível, podemos conversar um pouquinho por email ?
    Seria interessante para mim trocar algumas informações com você!!

    Um grande abraço!

    Ana

    ResponderExcluir
  6. Agora que li o seu post, isso me veio a mente. Quando frequentei uma casa em Karlovac percebi que a máquina de lavar roupa estava no banheiro. Na hora eu achei que fosse uma peculiaridade daquela casa, não dei muita atenção. Quer dizer que isso ocorre em todas as casas? O que eu percebi também é que quase todas possuem um jardim com flores e uma pequena horta. A gente não vê mais esse tipo de coisa por aqui, principalmente em São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana
    que bom que postaste, assim sei que existes!
    Claro, vamos nos falar sim! Me escreve: ma.lica@hotmail.com
    Quando vens e pra onde?
    Abc!

    Pois é, Thiago
    aqui é comum colocar no banheiro. Falei com o Jerko depois de postar e ele me disse que nas casas antigas têm uns tanques... heheh estranho.
    Acho mto legal o costume dos jardins, eles têm um cuidado grande com as plantas e flores!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oii!
    Sou universitária e preciso fazer um trabalho sobre a croacia, e uma das coisas é sobre a cultura. Voce poderia me dizer algumas coisas mais diferentes deles? Comida tradicional, como eles sao, tradições...coisas assim.
    Se puder me ajudar ficarei muitissimo agradecida.
    Achei o seu blog enquanto estava pesquisando e resolvi tentar. :)

    Obrigada

    Luciana

    ResponderExcluir
  9. Oi, esqueci de colocar meu e.mail.

    luci_mene@hotmail.com

    Obrigada

    Luciana

    ResponderExcluir
  10. Oil, Luciana
    claro que posso te ajudar!
    Vou te escrever um mail pra nos falarmos melhor!

    ResponderExcluir
  11. Oi Marilia.
    Me casei e morei por 3 anos na Croacia.
    Estou pensando em morar de novo ai e gostaria de saber como esta a economia, pois qdo sai dai, estavamos em guerra. Vou escrever um e-mail p vc. Eu morei em Zagreb.

    Bjus.

    Jane Buric

    ResponderExcluir
  12. OI, Jane
    que legal saber que moraste aqui. Eu moro em Zagreb. Vou te responder o mail agora!
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi Marilia e como e viver na Croacia? O que se faz a nivel de trabalho e de opcoes de intertenimento?
    Obrigada.
    Fico no aguardo!

    Cyrlenep@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vou te escrever no e-mail então!
      Obrigada pelo contato.

      Excluir
  14. oi Marilia, tudo bem, ja morei fora do Brasil por oito anos, no Japão, amei estar lá, mas tive que voltar por motivos de saude de minha esposa, outro dia vi na tv, falando sobre a Croacia, que é um pais de baixo indice de assaltos e assassinatos, e me parece que se vive melhor por aí, parece que quando a gente viveu em um pais de primeiro mundo, e volta para um de terceiro, a gente se decepciona muito, por acaso aí é dificil de arranjar trabalho? boa sorte para voce, abraços

    flavio
    ohhiraflavio@msn.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavio,
      obrigada pela visita.
      Acho que deve ser sempre um choque quando a gente volta, bom e ruim. É claro que com as coisas negativas fica mais difícil de lidar principalmente quando vivenciamos algo bem melhor.
      Realmente a Croácia é um país muito seguro, motivo 1 pelo qual gosto daqui.
      Quanto ao trabalho, está bem difícil, chega a ter 25% de desemprego, o país está numa crise desgraçada. Com a entrada na União Europeia em julho veremos o que vai ser.
      Obrigada e td de bom!
      Abraço

      Excluir
  15. Bom dia!

    Como vai? Eu gostaria de saber como é viver e trabalhar na croácia sendo brasileiro? Sou neto de croata porém não tenho cidadania croata. Minha avó saiu da Croácia na época em que a Croácia pertencia a Ex-Iugoslávia em 19930. A cidade natal é Slatina. Gosto muito da Croácia, futebol, cultura e sua grande história. Desde já agradeço sua atenção. Meu e-mail é Osvaldowiskj@gmail.com
    Até mais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Souvenirs croatas

Sempre que a gente vai pra algum lugar é comum comprarmos alguma lembrança quando voltamos pra casa. Toda vez que vou ao Brasil, tento levar produtos orginais e interessantes daqui. A listinha básica vai desde rakija (equivalente à nossa cachaça, mas feita de uva, ameixa, etc.), sachês de lavanda, bombons Bajadera feitos de avelã e chocolate, Vegeta (tempero para comida feito de legumes secos), coração de Licitar (são feitos de pão de mel, inicialmente, mas hoje servem para decorar) até coisas mais caras como gravatas, canetas tinteiro e guarda chuvas vermelhos. A gravata, pra quem não sabe, é uma invenção croata do século XVII. Quando os soldados croatas foram lutar na França, amarraram um lenço ao redor do pescoço e os franceses deram uma aperfeiçoada. Já a caneta tinteiro foi inventada por um eslovaco, nacionalizado croata, Slavoljub Eduard Penkala, (nasceu na Eslováquia, mas viveu em Zagreb ). No início do século XX, ele criou e patenteou a caneta. Depois de fazer a lista o d

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar. Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas!  Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem u

De volta a ser uma guia brasileira na Croácia: costurando uma colcha de retalhos!

É fim de ano, pandemia, mas ainda há turismo em Zagreb!  Ao retornar a viver na Croácia é incrível perceber as diferenças entre os dois países, as pessoas mais fechadas, a temperatura gelada, as árvores com um pouquinho de gelo e as decorações natalinas. Tentar vivenciar as alegrias de inverno, as temperaturas baixas, sem neve, tem sido um desafio e tanto! Voltar a guiar aqui é uma experiência única, principalmente, tratando de ser a primeira guia brasileira na Croácia. Quando cheguei em 2008, quase não havia brasileiros e muito menos, turistas da nossa terra por aqui. Tanto mudou nestes anos... novos guias brasileiros, diferentes turistas, a cidade mais moderna e cosmopolita, a pandemia, tudo novo, de certa forma.  O fato é que é um prazer poder apresentar este país que tenho tanto carinho, que me deu tanto e que respeito muito aos nossos conterrâneos. Por ter voltado ao Brasil por 2 anos e meio, depois de 11 anos de Croácia e agora estar aqui de novo, é muito interessante ver Zagreb