terça-feira, 7 de junho de 2011

O Papa passou pela Croácia


Pois é, nesse fim de semana o Papa esteve aqui em Zagreb.
Não o vi, não ouvi nada, não assisti a nenhum programa na TV. Só estudei.
Ontem indo trabalhar ouvi na rádio alguns comentários sobre os seus discursos. O que mais me chamou a atenção foi ele falar da importância dos valores familiares, assim como a entrada da Croácia na União Europeia e o fato do país fazer parte da Europa Central. Mesmo tendo estado reunido com os países dos balcãs durante a Ioguslávia, ele defendeu o fato de a Croácia ser um país europeu. Essa é uma longa discussão que envolve geografia, história e muito mais... Não ouso dar minha opinião.
Desde que vim morar aqui, vejo as diferentes opiniões sobre a cultura croata já que é uma mistura eslava, mediterrânea com influência austríaca e turca. Estou num caldeirão de culturas e fica muito difícil destuinguir exatamente o que é o quê. Não só pra mim, como estrangeira, mas acredito que pra eles também. O fato de eles terem tido ilírios, celtas, gregos, romanos e eslavos nessa região fala por si só... Além disso, estiveram aliados com os húngaros, austríacos e os países vizinhos no tempo da Ioguslávia. Haja história pra um país tão pequeno!!! Olha onde eu vim parar!?

2 comentários:

  1. Olá, Marília
    Cheguei ao seu blog pelo Diário da África, e dei uma boa navegada. Estive aí pelos bálcans em abril, reconheci vários lugares que vc fotografou. Passei por alguns deles.
    A Croácia é muito bonita mesmo.
    Estou contando minha viagem aos poucos, no www.seguindoadiante.blogspot.com. Será um prazer se vc quiser aparecer por lá.
    Um abraço, tudo de bom.
    m.Jo

    ResponderExcluir
  2. Oi, m. Jo!
    Que legal saber que estiveste por aqui! Tb acho este país muito bonito!
    Dei uma olhada rapidamente no teu blog e achei bem legais os comentários! Quero passar lá com calma pra comentar!
    Um abraço e tudo de bom pra ti tb,
    Marília
    P.S Como decidiste vir pra Croácia e Eslovênia?

    ResponderExcluir