sexta-feira, 30 de julho de 2010

Macedônia






Quando a gente pensa em Macedônia relaciona diretamente com o Alexandre o Grande, alguns com o Felipe da Macedônia e o resto com a Grécia. Pois é, até aí sabíamos de algo. Mas o fato é que este país não tem muito a ver com a Grécia, tem uma língua e cultura muito diferentes e somente parte do território pertenceu ao Império do Alexandre.
Saindo do passado e entrando no presente, a Macedônia pra mim tem sido uma imensa revelação, assim como toda a viagem, é claro!:) Quando se viaja por lugares que NUNCA SE IMAGINOU IR obviamente as expectativas são muito poucas.
Skopje é a capital e uma interessante cidade que mistura o novo e o velho, cores, sabores, cheiros... A presença do islamismo com a igreja ortodoxa dá um ar muito diferente! Os bazares são os melhores lugares pra ver a cultura local. A comida de toda região tem me agradado muito, mas vou deixar pra depois fazer um post sobre isso! Vamos ver as fotos!
P.S Pra minha surpresa esta cidade é onde nasceu a Madre Teresa de Calcutá!

10 comentários:

  1. Incrivel como esta diferença de culturas mexe com o nosso interior. Apesar de muitas vezes espernear,entrar em choque e me escabelar . kkkkk!!
    Acredito que ganho muito mais do que perco. Afinal, tive a oportunidade de descobrir e compreender um pouco mais de um povo, sua cultura e habitos.E mesmo que não a entenda por completo, poderei ver as coisas sob outro prisma.

    ResponderExcluir
  2. Recentemente estive em Djerba/Tunisie
    Um pais maravilhoso, com tradições e cultura completamente diferentes da minha, que sou brazuca, latina, descendentes de ocidentais e tal. Com este povo aprendi muito, e sou grata pelas experiências e o contato caloroso que recebi, que me fez descobrir e repensar sobre suas s tradições.

    ResponderExcluir
  3. tenho uma dúvida, qual é a bebida tradicional da macedônia?

    ResponderExcluir
  4. Oi Claudia, que legal saber destas tuas experiências! Realmente é muito bom conhecer novos lugares e culturas, né!?
    Valeu por ter passado aqui!
    Cristiano,
    pelo que sei, os vinhos de lá são muito bons, conhecidos e eles tem grandes cultivos. Mas fiquei sabendo tb que há uma tal de boza, bebida fermentada de trigo, que eles costumam tomar...Eu bebi vinho..

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marilia! Atendendo teu pedido dei uma passada para olhar as novidades aqui e fiquei encantado com a beleza das fotos e triste com minha ignorância a respeito destes países e tôda esta região da Europa! Gostei de saber da cidade da Madre Teresa e fiquei maravilhado com a beleza de um prédio em Kosovo(??!!) que me lembra um colégio dos padres ou uma biblioteca pública?! Fiquei na dúvida; me esclarece se puderes...

    ResponderExcluir
  6. Oi, pai! Que bom que passaste aqui e gostaste das fotos! Aquele prédio em Priština é o Museu do Kosovo!
    Bjs e saudades

    ResponderExcluir
  7. Oi Marilia,
    Sua mae, D.Marta Peixoto me falou sobre você.
    Sou advogada do José no inventario da Dona Maria do Céu, em Sao Paulo.
    Adorei seu blog, especialmente a viagem à Croacia. Lindissimas fotos e historia interessante. Gostei de saber da cidade natal da Madre Teresa de Calcuta.
    Bjs, Patricia Fontana

    ResponderExcluir
  8. Oi, Patrícia
    me lembro de ti.
    Que bom que gostaste!
    Tento aqui compartilhar um pouco das minhas experiências e momentos com as pessoas que estão longe de mim.
    Bem vinda ao blog!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o blog está de parabéns!!!
    Vou bisbilhotar os outros coments...
    Mas amei saber sobre a Macedonia e estou bastante curiosa!
    Boa sorte aí com tudo!!!
    Abs,

    Mariana.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mariana
    obrigada!
    A Macedônia é incrível, adorei conhecê-la!
    Obrigada e igualmente.
    Bem vinda ao blog,
    abraço!

    ResponderExcluir