terça-feira, 13 de maio de 2014

Quem casa quer casa

Após 6 anos de casada, praticamente, me mudei para minha casa. Casa pra mim é jardim, pé no chão, poder gritar quando quiser e não ter vizinho embaixo nem em cima. Pra minha alegria isso aconteceu há menos de duas semanas, razão do meu sumiço. Muita coisa fora do lugar ainda, sucata pra ser recolhida na frente de casa, detalhes a serem resolvidos, mas o gostinho de estar em casa, de colocar o pé na grama, de brincar com a filha lá fora e se balançar na rede, não tem preço (já diz o Mastercard)! 
As casas aqui na Croácia são um pouco diferentes das nossas, geralmente onde há o sótão costumam construir um andar e se têm quartos e banheiros nessas áreas inclinadas, vejam a foto. No começo achava estranho, mas agora acho que tem um certo charme. As janelas têm vidro duplo e podem se entreabrir, o que é muito útil e agradável no verão e em tempos quentes.Os jardins como já tinha comentado em posts anteriores são todos ajeitadinhos, as flores nas janelas e a grama cortadinha. Já percebi que sábado é dia de cortar grama. 
O que mais gosto e até agora ainda não consegui curtir é o costume de colocar uma mesinha na rua, cadeiras e tomar um cafezinho.O tempo tem estado bem louco, ora faz frio ora calor e a mesinha ainda não conseguimos arranjar. Os croatas sabem desfrutar do tempo livre e fico muito feliz de morar aqui e poder curtir esses momentos gostosos!



Fonte da imagem: http://drveta.fordaq.com/fordaq/srvAuctionView.html?AucTIid=16988674


14 comentários:

  1. Que linda Marília ! Parabéns pela casa. Coisa bem boa ter um jardim florido. Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris!
    Obrigada! Esta não é a nossa casa, é só um exemplo das daqui.
    BJ e saudades

    ResponderExcluir
  3. Oi...Marília...sou professora da Rede Municipal de NH no Brasil no estado do Rio Grande do Sul e estamos participando de uma gincana e precisamos entrar em contato com uma escola da Croácia, se puder nos ajudar por favor me envie um email:andrearocha@expresso.novohamburgo.rs.gov.br ou lavideia2006@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Andrea,
    que legal! Conheço NH!
    Meu marido trabalha numa escola e posso passar o contato pra vcs sew falarem! Vou te escrever!

    ResponderExcluir
  5. Talvez vc não lembre, mas aquele tipo de janela inclinada e que serve a um quarto, chama-se mansarda. Também gosto muito desta solução e geralmente vc encontra no Brasil, em especial no RS, em zonas de colonização européia. A propósito, em junho estarei em teu país adotivo. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Não me lembrava não!
    Que bom que vem pra cá, aproveita! ABS.

    ResponderExcluir
  7. Oi Marilia,quanto tempo querida...que delicia essa coisa de colocar cadeiras e mesinha em frente da casa para tomar um café...isso se perdeu por aqui, mesmo no interior...Hoje lembrei de ti, quando ouvi que o jogo inicial da Copa do Mundo é BrasilxCroácia..cheguei a sentir um frêmito no coração,porque tu sabe que tenho ligações amorosas profundas com a Croácia...rsrss..tudo bem contigo? Um beijo e um grande abraço para você e sua familia daí

    ResponderExcluir
  8. Oi Mônica, há ato tempo!td ótimo por aqui!
    Espero que estejas bem e tua família TB!beijo grande!

    ResponderExcluir
  9. Olá Marilia! Sou brasileira, e esses dias estava procurando algumas coisas a respeito da Croácia e achei seu blog, muuuuuuito legal. E o mais legal pra mim é que estou namorando com um croata e também pretendo morar ai :D
    Com o seu blog pude ver e conhecer muitas coisas
    Ele, a familia dele e seus amigos realmente são fantasticos, mas ao mesmo tempo que quero ir fico com medo, pois a lingua é muito diferente, quando puder me passa um email para podermos conversar mais.
    Grata

    ResponderExcluir
  10. Oi Giovana,
    Qu bom que gostou do blog e tem sido útil! A língua é difícil mas não precisa ter medo! O mail é mariliapcscz@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Marilia, sabe se posso morar na Croácia tendo passaporte italiano? obrigado pelas informações!!

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Acredito que possa já que faz parte da União Europeia, mas sugiro verificar!

    ResponderExcluir
  13. Parece que pode sim, sendo uma regra aos países membros, mas é bom verificar mesmo, pode ser q existam exigências de país para país... beleza, obrigado e como é bonita essa Croácia vendo as fotos, é assim mesmo?

    ResponderExcluir