Pular para o conteúdo principal

Alimentação saudável

A alimentação é um assunto que sempre me interessou e gosto muito de escrever sobre isso. Já comentei aqui no blog, que durante o inverno, as opções de frutas, legumes e verduras diminuem muito. Com a chegada da Maíra e da introdução alimentar dela, temos nos preocupado mais ainda com a qualidade dos alimentos que ingerimos. Geralmente, tentamos comprar as coisas na feira, direto dos produtores, no entanto são poucos os produtos que não têm agrotóxico, na verdade, só o espinafre e o matovilac (tipo de folha de salada que já postei também).Por essa razão, fui atrás de uma outra saída e encontrei uma família que tem a sua fazenda e produz alimentos sem agrotóxico. Eles têm um estande no Dolac, em outra feira na cidade e mais duas lojinhas! Fiquei super contente e pra completar, eles entregam em casa de graça, se o valor for superior a 100kn (mais ou menos 50 reais). Já compramos e ficamos super satisfeitos! O sabor é outra coisa e a variedade é bem grande.
Uma recente descoberta no meu paladar foi este legume abaixo que se chama koraba. Nunca tinha comido nem reparado nele até o meu cunhado comprar pra mim quando a Maíra nasceu. A primeira vez que comi achei sem graça, mas hoje já consegui descobrir os seus encantos. Eu diria que é um aprente próximo do chuchu! O sabor muda conforme com o que se cozinha, o que é muito bom, pois dá bastante oportunidade de testar novas receitas.
Caso alguém saiba que exista no Brasil, me avise!

Comentários

  1. Marilia, poderia lhe pedir um favor? Bem, estou fazendo um trabalho escolar sobre a Croácia, e seria muito interessante se pudesse te entrevistar. É possível?

    ResponderExcluir
  2. Oi Isabela,
    que tipo de entrevista seria? É muito grande? Me escreve para mariliapcscz@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marília! Nunca vi o vegetal. É tubérculo? As folhas lembram a couve...
    Uma fruta que imita o chuchu, se feita como legume, é a casca de melancia. Ela adere ao sabor dos temperos. Raladinha é bem leve, servindo para saladas e refogados.

    Grande abraço, e força na alimentação saudável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina,
      conforme o comentário da Lu, abaixo, é uma couve mesmo! A folha é igual.
      Que legal, não sabia dessa, obrigada pela dica!
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Marília,
    eu AMO Kohlrabi (nome em alemão)! Como cozida, crua... de qualquer jeito. Não me lembro de ter visto no Brasil, mas sei que existe pelo menos o nome em português: couve-rábano ;-)
    Bjs,
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,
      que legal que tem aí! Não sabia o nome em português, valeu!
      Bj,
      MArília

      Excluir
  5. Olá Marília, meu nome é Lúcia, falo aqui de Paraty /litoral sul do RJ,...conhece,?...Fazem uns meses que estou seguindo seu blog, gosto do que vc escreve, talvez faço uma viagem em agosto, para visitar família do meu marido...gostaria também de saber mais sobre brasileiros que vivem por aí, Zagreb e outras cidades da Croácia, um abraço e até mais.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lúcia,
    não conheço ainda Paraty, só o Rj, mas pretendo!
    Que legal que pretende vir pra cá!
    Então, aqui tem uns 200 e poucos brasileiros registrados na Embaixada brasileira. Acho bem poquinho, pois costuma ter muito por todos os lados! Há vários jogadores de futebol e mulheres casadas com croatas!
    Em outros posts há coisas sobre outras cidades, mas vou ver se escrevo mais.
    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Olá, isso é um nabo. Tem o nabo comprido e esse tipo redondo. Eu adoro comer como se come mação, cru só com um pouco de sal salpicado por cima. Muito legal o seu blog, iremos à Croácia agora em Setembro mas ainda não temos toda a programação pronta.

    ResponderExcluir
  8. Oi Dóris,que bom que gostou do blog!
    Nabo? Desta cor? que diferente! O gosto e a textura me lembram chuchu e a couve dela é igual a.couve normal.
    Que legal que estão vindo!

    ResponderExcluir
  9. Olá Marília, essa leguminosa é um tipo de couve, a Couve Rabano. Existe inclusive uma variedade roxa, veja neste site algumas receitas http://indopracozinha.com/2013/11/21/conhecendo-a-couve-rabano/ . Não conheço mas tenho muita vontade de conhecer a Croácia e comprar uma gravata pois são as melhores do mundo pois os croátas são os inventores da gravata, muita gente pensa que são os italianos ou franceses mas não, os inventores são os croátas. abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi Raul,obrigada pela explicação! Não sabia que existia roxa também.
    Espero que um dia consiga vir para cá! Pois é, muita gente não sabe da origem da gravata.
    ABS!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Souvenirs croatas

Sempre que a gente vai pra algum lugar é comum comprarmos alguma lembrança quando voltamos pra casa. Toda vez que vou ao Brasil, tento levar produtos orginais e interessantes daqui. A listinha básica vai desde rakija (equivalente à nossa cachaça, mas feita de uva, ameixa, etc.), sachês de lavanda, bombons Bajadera feitos de avelã e chocolate, Vegeta (tempero para comida feito de legumes secos), coração de Licitar (são feitos de pão de mel, inicialmente, mas hoje servem para decorar) até coisas mais caras como gravatas, canetas tinteiro e guarda chuvas vermelhos. A gravata, pra quem não sabe, é uma invenção croata do século XVII. Quando os soldados croatas foram lutar na França, amarraram um lenço ao redor do pescoço e os franceses deram uma aperfeiçoada. Já a caneta tinteiro foi inventada por um eslovaco, nacionalizado croata, Slavoljub Eduard Penkala, (nasceu na Eslováquia, mas viveu em Zagreb ). No início do século XX, ele criou e patenteou a caneta. Depois de fazer a lista o d

Outono na Croácia

Temperatura amena, sol que esquenta a pele, folhas coloridas caindo por tudo e um cheiro de castanha e lenha no ar. Esse é o outono deste ano aqui em Zagreb. Com um " veranico de maio" só que versão croata, temos tido dias lindos de sol azul, noites friazinhas e calorzinho no sol. Cafés cheios de gente, turistas por tudo e um sorriso no rosto que se manterá até o sol desaparecer e o frio chegar. Entre feiras e festivais, turistas e estrangeiros residentes, Zagreb se transformou numa metrópole. É estranho observar e sentir que aquela cidade em que estava acostumada agora virou "grande". Onde a desigualdade se faz notar gritantemente, alguns tentam se aproveitar do desenvolvimento do turismo e passam a furtar turistas descuidados, as pessoas que trabalham no comércio se encontram esgotadas por não aguentar mais tanto trabalho e os locais se sentem incomodados pelas multidões nas ruas!  Tenho a sensação que quando o turismo chega ele vem como uma bomba e não tem u

De volta a ser uma guia brasileira na Croácia: costurando uma colcha de retalhos!

É fim de ano, pandemia, mas ainda há turismo em Zagreb!  Ao retornar a viver na Croácia é incrível perceber as diferenças entre os dois países, as pessoas mais fechadas, a temperatura gelada, as árvores com um pouquinho de gelo e as decorações natalinas. Tentar vivenciar as alegrias de inverno, as temperaturas baixas, sem neve, tem sido um desafio e tanto! Voltar a guiar aqui é uma experiência única, principalmente, tratando de ser a primeira guia brasileira na Croácia. Quando cheguei em 2008, quase não havia brasileiros e muito menos, turistas da nossa terra por aqui. Tanto mudou nestes anos... novos guias brasileiros, diferentes turistas, a cidade mais moderna e cosmopolita, a pandemia, tudo novo, de certa forma.  O fato é que é um prazer poder apresentar este país que tenho tanto carinho, que me deu tanto e que respeito muito aos nossos conterrâneos. Por ter voltado ao Brasil por 2 anos e meio, depois de 11 anos de Croácia e agora estar aqui de novo, é muito interessante ver Zagreb