domingo, 2 de fevereiro de 2014

Diferenças culturais: aniversário de criança

Nessas últimas semanas, fomos a 2 aniversários de crianças de 2 anos, um brasileiro-croata e outro croata-bósnio. Foi bem interessante ver as diferenças culturais entre os dois. O primeiro foi bem típico, com direito a negrinho, lembrancinha, decoração, bolo, etc. As coisas que eu estou acostumada. O segundo, foi uma novidade pra mim, pela primeira vez vi num aniversário de criança uma mesa servida com frios e legumes em conserva! Mais do que isso, havia uns 6 tipos de presunto e bacon! Pra mim que não como carne, fiquei apreciando o queijinho e o pão!O resto era normal, um bando de crianças brincando com balões, brinquedos, bolo e muita diversão.
Ao sair sair de lá, fiquei me pergutando se todas as festas de crianças são assim! Me lembrei, da época em que trabalhei numa casa de festas infantil aqui, que o que eles ofereciam era cevapi e batata frita (rolinhos de carne moída frita), portanto não está muito longe disso! 
Com certeza nos próximos anos terei ido a outros aniversários de crianças e poderei dizer como outros croatas comemoram.


13 comentários:

  1. Oi, Marília!
    Aqui no interior, no verão, é bem comum aniversário de criança em chácara com piscina, servindo-se churrasco comunitários (cada um leva carne e bebida), principalmente se comemorado no domingo.
    A dona da festa (mãe) paga o aluguel da chácara, faz arroz, maionese, farofa e afins.
    Dura a tarde toda, e lá pelas 16 h 00, canta-se parabéns com bolo e docinhos, lembrancinhas e tal.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristina,
    coisa boa este tipo de comemoração!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Tantas novidades!!!!! já tinha saudades! vou ler tudinho!!!!!

    beijinhos
    Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom te ver por aqui, Cláudia!
      Beijinhos

      Excluir
  4. Essas diferenças culturais são interessantes e às vezes causam um certo espanto... Esse cardápio da festinha croata-bósnia parece que foi feita para atender os convidados adultos ;-)
    Agora só me diga uma coisa: o que é negrinho??? É a mesma coisa que brigadeiro?
    Bjs,
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha é sim, no sul chamamos birgadeiro de negrinho:) A minha amiga de SP sempre tira um sarro de mim por causa disso!
      Pois é, fiquei bem impressionada e tb pensei nisso, mas pelo que vejo, muitas crianças começam a comer bacon bem cedo, portanto não sei...
      Bjs!

      Excluir
    2. Tá vendo só? Ia morrer sem saber que o brigadeiro tem outro nome no sul rsrsrs Preciso atualizar meus alunos imediatamente :-)
      Bjs,
      Lu

      Excluir
  5. Hehe! Tu dá aula de português aí?
    BJ!

    ResponderExcluir
  6. Que bacana essas diferenças!
    Mas quando morei na cidade de Rio Grande-RS também achei as festas de crianças bem diferente das do Rio.
    É muito legal você notar essas diferenças dentro de um país!
    Bem como as palavras como por exemplo você fala negrinho e eu, carioca, falo brigadeiro! hahhaha

    Falando nisso, dúvida bem boba minha, mas como se faz brigadeiro aí? pq eu já ouvi dizer que não tem leite condensado. Brigadeiro é só um exemplo, mas pudim, doce de leite e todas essas coisas.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, há sempre muitas diferenças em um mesmo país, imagina em diferentes culturas!
      Então,. não tem negrinho, hehe, o pudim é sem leite condensado, se faz da mesma forma e se chama rozata.
      Bj!

      Excluir
  7. Marilia, nessa minha primeira viagem nao deu tempo ir a festinha de aniversario mas posso dizer que eu adoro as comidas daqui. E pelo que meu marido me diz, as festinhas sao bem parecidas com as brasileiras, pelo menos aqui na Slavonia. Algumas comidas achei muito fortes, como sarma, e repolho, repolho, repolho de todo jeito!! :D Ćevapi, ow coisa boa...com yogurte ! ( mas o melhor que provei foi o de Sarajevo, perfeito! ) Ajvar ( maravilhoso...o melhor eh que minha sogra faz ).

    Abćs1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então tenho que ir pra Slavonija ver como é!
      Eu não como carne então não comi muitos pratos típicos. Posso dizer que o meu ajvar é bem bom hehe!
      Abraço!

      Excluir
    2. Slavonija é lindaaaa! rio Sava com os cisnes, a coisa mais emocionante do mundo.. o por do sol...as árvores peladinhas no inverno mas agora já florescendo...o céu lindo...a tranquilidade...a amabilidade do povo. Estou no Brasil mas meu coração está na Croácia! Ajvar é realmente uma maravilha. Abçs!

      Excluir