quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Natal em Zagreb

Pela primeira vez passei um Natal na Croácia, mais precisamente em Zagreb e pude ver alguns costumes sobre essa comemoração aqui! Não houve neve alguma, pelo contrário, estava bem quentinho, cerca de 12 graus de dia, o que pra época é bem raro! Teve até sol, diferente dos últimos Natais que passei em Floripa abaixo de chuva! 
 Alguns costumes por aqui são bem diferentes dos nossos. Pra começar, a árvore de Natal é decorada só no dia 24 e na janta em família se come peixe. Os presentes são entregues à noite e "foram deixados" pelo Menino Jesus. Muitas famílias têm o costume de ir à missa do Galo à meia noite. A refeição mais importante é o almoço do dia 25 onde se come peru com "mlinci", uma espécie de massa de lasanha feita em casa, cozida e passada na gordura do peru, acompanhado de salada de beterraba. Há uma porção de doces especiais. 
O costume de iluminar as casas e janelas também existe aqui, mas pelo menos no meu bairro achei bem fraquinha a decoração e a quantidade. Já no centro sim há bastante investimento por parte da prefeitura e ficou lindo! 
Agora é esperar pra ver como será a virada do ano novo...:)

Abaixo estão as fotos do pinheiro da casa dos meus sogros e da praça Zrinjevac.



9 comentários:

  1. Marilia que lindo, tem um piano na casa da sua sogra, vc toca???
    Um super ano para vc e toda sua familia, crescendo e transcendendo na paz divina! beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia, infelizmente não toco, mas o meu marido sim!
      Obrigada i igualmente! Bjs!!!

      Excluir
  2. Olááááá

    Cheguei aqui procurando um curso de croata pra dar de presente pro marido (neto de croata) e que está doido pra aprender um pouco mais sobre a cultura.
    Enfim, amei seu blog!! Está me ajudando a passar algumas informações pra ele (o avô dele apanhava se falasse algo da Croácia, fosse costume ou língua, por medo da bisavó ser confundida com alemães :( pós guerra é uma porcaria!!)

    Então, tuuudo isso é pra fazer uma perguntinha apenas: você conhece uma cidade que chama "kapsen"?? não sei se é assim que escreve, só sei o som. O tal avô que eu tanto falo veio da antiga Yugoslávia e esse era o nome da cidade natal dele, queria mais informações para poder visitá-la/mostrar no mapa pro marido...

    Obrigada e Parabéns pelo blog!! Já entrou nos meus favoritos :D

    ResponderExcluir
  3. Olá, que bom que o blog está sendo útil e estás gostando!
    Perguntei pro meu marido e ele TB não conhece. Tenta descobrir se era conhecida por algo ou mais informações pra poder ajudar!

    ResponderExcluir
  4. Oi Marilia, estou aqui na Croacia. Chegamos no primeiro dia de janeiro! Estou em Slavonski Brod. Estou adorando esse frio maravilhoso!!

    Abčs!

    Aldenice Žitnjak

    ResponderExcluir
  5. Oi Aldenice,
    Bem vinda!
    Espero que se adaptem bem. Que bom que está gostando da temperatura, aproveita, pois costuma fazer muito mais frio!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilia, estamos em casa! Nao tivemos nenhum tipo de problema...nem com o frio :) Adoro tudo! Zagreb nao eh linda...eh ESPLENDIDA! dia 9 iremos a Sarajevo! abčcs!

      Excluir