terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Em casa


Depois de passar 1 mês maravilhoso no Brasil e ter aproveitado tudo ao máximo voltei para casa. Agora é hora de organizar as coisas, botar o blog e mails em dia, desarrumar as malas e voltar à rotina.
Logo que cheguei fiquei pensando muito sobre os grandes problemas do Brasil e acabei fazendo algumas perguntas sobre o sistema educacional croata. Ao compararmos os dois países chegamos a seguintes conclusões:
1. As aulas na Croácia na maioria são de turno integral ou pelo menos das 8 da manhã até as 13. A maioria das escolas são públicas e com ensino de qualidade.
2. No ensino médio pode se escolher as ciências exatas, humanas, curso de mecânica, cabelereiro, etc (acredito que era assim no Brasil na época do ginásio antes da mudança do sistema educacional nos anos 70, senão me engano). Enfim, os estudantes saem prontos para o mercado de trabalho.
3. Desde a primeira série do Ensino Fundamental já se aprende literatura, logo os alunos aprendem a ler conhecendo os grandes nomes da sua terra praticando a leitura.
Fiquei pasma com as diferenças e como pequenos ou grandes detalhes podem fazer tanta diferença. É incrível que no Brasil as pessoas saiam da escola sem saber entender o que estão lendo!!! Somente morando aqui e ouvindo alguém falar é que me dei conta de quão importante é começar a aprender literatura desde a primeira série! Faz todo o sentido!
Enfim, este primeiro post em casa, como vcs podem ver, mostra um poquinho dos meus questionamentos internos que tenho feito sobre o meu belo e amado Brasil...

4 comentários:

  1. Seja bem vinda ao seu lar na Croácia.
    Quando sai de minha pequena cidade para estudar, fiz dois lares, quando vim para outra cidade trabalhar, percebi que tinha tres. Por onde a gente passar podemos criar lares no afeto que jamais se desfarão.
    Concordo sobre a importância do conhecimento desde cedo, isso poderia fazer toda diferença para muita gente e para a nação como um todo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. 1 mês !!!!!!! Longe da família, tão distante e ainda com um país tão tão grande... só mesmo assim! Merecido!
    Agora o blog vai estar com mais novidades, isso é bom!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Marilia:
    antes da reforma o ensino depois do ginário era dividido em : clássico [para quem ia fazer faculdade das humanas] .científico[exatas] e normal[para quem ia ser prof primária] Tenho que averiguar em relação ao ensino técnico daquela época .
    Infelizmente aqui quando saem da escola sem entender o que lêem , não se refere à literatura somente mas a qualquer texto comum ,o que é pior pois são conhecimentos para usar na vida do dia a dia Beijosmarta

    ResponderExcluir
  4. Obrigada queridas pelo carinho!Mto bom voltar pra casa e receber este apoio!
    Bjs

    ResponderExcluir